Se rebentar a Terceira Guerra Mundial, a China está pronta

Provavelmente, nenhum país consegue fazer desfilar os seus soldados de forma tão intimidativa e perfeita como a China. Talvez pelo enorme número de tropas, ou pela coreografia em perfeita coordenação, o facto é que é impossível não admirar – e temer – o poderio militar que a China mostra. Eles estão preparados.

As imagens da fotogaleria acima foram captadas durante a recente parada militar comemorativa do 70º Aniversário do Fim da Segunda Guerra Mundial na frente asiática, que teve lugar na Praça Tianamen, em Pequim, no dia 3 de Setembro.

A China comemora, nesse dia, o que designa de “Aniversário da Vitória da Resistência da República Popular da China sobre o Japão”.

Para as comemorações deste ano, as Forças Armadas da China prepararam uma parada militar marcante, para mostrar todo o seu poderio militar, que incluiu drones, mísseis, aviões, soldados e todos os tipos de máquinas de guerra.

Uma forma muito veemente, diga-se, de incentivar a paz.

Efectivamente, o desfile serve também (ou principalmente) para alertar o mundo de que, caso aconteça uma Terceira Guerra Mundial, os chineses estão mais do que preparados.

Embora com a sua dose de ironia – o desfile passou pela Praça Tiananmen como se nunca lá nada tivesse acontecido – a parada é estrondosomente bela, o efeito visual verdadeiramente espectacular.

No fim do desfile, não restaram dúvidas. A China está preparada.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Assumindo total ignorância sobre a matéria, mas observando a configuração exterior de outras máquinas de outros países, parece-me estranho, dado o tipo de veículo de combate que é, o formato e volume do “corpo de control-torre de comando” da versão exibida na foto, tendo em conta tamanhas superfícies planas e verticais isto, pelo simples raciocínio de que alvos perpendiculares absorvem a totalidade de energia enquanto que alvos oblíquos defletem parte da energia impactante!

    • Viés: Isto são veículos de artilharia auto propulsionada (Self Propelled Artillery (105 ou 155 mm)). São para fazer fogo de bateria ou contra-bateria, não são carros de combate MBT (Main Battle Tank), preparados para deflectir fogo directo. Espero que ajude.

  2. Os Portugueses gostam muito be beijar o cu de quem tem mais dinheiro. Primeiro foram os Ingleses, depois os Americanos, e agora são os Chineses. E ver que os jornalistas fazem o mesmo na maneira como escrevem estes artigos de forma parva, dá-me vómitos. A China é uma nova estrutura racista ao modo Hitleriano, e só não vê isso quem é mesmo muito BURRROOOOOO. E de burros está Portugal cheio (sem ofensa aos animais com o mesmo nome). O que esta parada mostra não é que a China está pronta para a guerra, mas que o mundo inteiro está a alimentar o dragão e um dia vão pagar caro por isso. Infelizmente, a história repete-se porque os seres humanos não aprendem, e são estúpidos que nem calhaus.

  3. Ou o jornalista é ignorante (o que só em parte deve ser verdade) ou anda a vender a propaganda Americana/NATO. Desde que em 1949 se formou a Rep. Popular da China, quantas vezes a China invadiu outro país, exportou os seus exércitos, ameaçou com a força, promoveu golpes de Estado ou chantageou outro país? … 0. E os EUA?… Quem tem bases e porta-aviões rodeando e ameaçando outros países (incluindo a China) não são ou Chineses mas os Americanos. O que os Chineses fazem é ter um exército suficientemente dissuasor para que outros – leia-se EUA – não tenham veleidades e tentações. E ainda bem por é isso que contribui para a paz, pelo menos na Ásia.

    • Caro leitor,
      Aceite por favor as nossas desculpas por não compreendermos totalmente o sentido do seu comentário, e aceite que isso não nos dá o direito de lhe chamar ignorante.

      • Certamente que entende o meu comentário. Mas vou tentar ser mais claro em benefício dos leitores: O que a sua notícia faz é o discurso do perigo amarelo. Atente nas suas palavras: “intimidativa”, “temer”, a ironia que usa do “veemente”/”incentiva a paz”, “3ª guerra mundial”. Até consegue meter – é verdade que um bocado a martelo – uma referência aos acontecimentos de 1989! Enfim, para si os Chineses são um perigo! Não diz que os principais presidentes do “mundo ocidental e japão” foram convidados (e declinaram); que o Presidente Chinês anunciou uma redução de 300.000 homens no exército; que 84% do hardware militar mostrado (e tecnologicamente avançado) é inédito; que esta parada é uma resposta aos EUA que têm vindo a rodear a China de bases militares na Ásia onde têm hoje 60% das suas forças (p.f.f. dê-se ao trabalho de confirmar). Quem acha que ameaça quem?

        • O senhor é ignorante e tem vaidade nisso! Deveria rever melhor a História da China Comunista e a forma de como se relaciona com os vizinhos e quantos invadiu! Não “esqueça” o Tibete, nação amordaçada pela China e sujeita a uma limpeza étnica brutal! E olhe à volta da China, país que esgotou praticamente todos os recursos dos seus mares para andar, agora a roubar o dos outros, foram apanhados navios pesqueiros chineses até no chile com toneladas de tubarões pescados para alimentar uma sociedade que destrói tudo à sua passagem! Hoje os chineses chegam ao ponto de querer e fazem-nos de facto, fronteira com um país tão distante como as Filipinas! Agora veja lá dos vizinhos da China, quem são os seus amigos, e pergunte-se o porquê de tanta hostilidade na zona contra esse país a começar pela India, por exemplo fala com os chineses com armas apontadas uns para os outros. Olhe, foi ainda há poucas semanas, que quase que andaram as duas maiores potências regionais a ver quem ameaçava mais e por pouco não chegaram a vias de facto! Andamos a alimentar esta besta com a nossa tecnologia e ciência e eles a ganhar dinheiro à custa do Saber Ocidental com o seu trabalho escravo e mão de obra interminável e barata, descartável, e agora com as mãos nele e nas tecnologias, começam a empertigar-se a todos à sua volta. Não esquecer que os chineses são um povo extremamente racista e esse sentimento é muito promovido pelo seu regime. Valha-nos o facto de até hoje não estarem muito interessados numa guerra a sério porque um país de filhos únicos, iria pagar uma factura demasiado alta. Nos últimos tempos, até nisso mexeram, a politica de filho único está a mudar, assim os pais não chorarão num futuro próximo, a morte do seu único filho nem a falta de descendência.

      • Caro leitor,
        Compreendemos sim o seu comentário, como parece que compreendeu o nosso. Obrigado por o ter feito agora sem insultar a nossa inteligência ou honestidade.
        Para encurtar, está completamente errado em relação ao “tom” com que publicámos a peça, que é de genuína admiração, e à nossa intenção ao fazê-lo.
        Mas concedemos-lhe que o referido “tom” é passível da interpretação que dele fez. Falha nossa, que nos obriga a aceitar o seu comentário.

    • …Até a “veemente” forma de” incentivar a paz” tem a carga que cada um se disponibilizar entender ou disso for capaz. Porém, ao verbalizar conclusões pessoais, essas serão sempre da sua exclusiva responsabilidade o que por vezes poderá causar-lhe desconforto mas terá de lidar com isso… Sobretudo nas reações com lisura.
      No relevante, e para os que não têm memória, talvez o “costas largas” da Europa advenha daquela presença pelo mundo e é seguro que não virá mal à Europa(!?!) enquanto contarmos com aquele chapéu pelos 4 cantos do mundo, e eu, como muitos milhões de europeus, conheço a história das grandes guerras e até do PREC – Não fosse o Frank Carlucci, Mário Soares, Freitas do Amaral, Sá Carneiro e alguns Oficiais do Movimento das forças armadas.
      Olhe, Obrigado por me ter estimulado a estar aqui!

    • Os USA nunca tiveram intenção de atacar a China, se o tivessem , há muito que o teriam feito, quando tinham um exército insignificante.

      A China está farta de invadir território de outros países, Mongólia, Tibete… Lança lixo ao mar para criar ilhas e para roubar zona económica exclusiva aos vizinhos mais pequenos.

      A única coisa que tem impedido, nestas décadas, que a liberdade tenha sido esmagada foi o exército dos USA, independentemente de todos os atropelos que houve pelo caminho e se países foram invadidos foi porque a ex-URSS lá foi primeiro plantar a sua bandeira… Aliás, não houve país que mais invadisse ou fomentasse guerras do que a ex-URSS, a começar por Angola e Moçambique e as outras ex-colónias portuguesas. A China só ainda não teve tempo, mas no curto espaço de tempo que teve já fez pior que qualquer um em décadas…

      • Entre 1945 e 1950 e depois na Coreia até 53, até tentaram …
        Na Coreia, o conflito entre o Norte (+China) e o Sul(+EUA+ONU), não terminou com um armistício, que assinala o fim de um conflito, mas com o cessar-fogo mais violado da história. Técnicamente, o estado de guerra permanece desde então.

  4. Lá que os humanos se recusam a aprender a lição com os erros do passado isso é verdade, os biliões ou triliões que se gastam em armamento por todo o mundo se fossem aplicados em coisas úteis para bem do planeta e da humanidade isso é que seria de elogiar agora esta fanfarronice de vaidade e poder não passa de um nojo autêntico, por ultimo relembro que qualquer homem ou animal por mais forte que seja poderá sucumbir apenas com a picada de um minúsculo mosquito.

  5. Quando a terceira 3ª GUERRA MUNDIAL rebentar a CHINA esta preparada,!!!?????….
    Ai jesusa.mas o PAPA FRANCISCO ,disse nos meios SOCIAIS TVs ,REDES SOCIAIS,no VATICANO etcet,declarou que a 3ª GUERRA MUNDIAL ja estava em MOVIMENTO,completamente DECLARADA e que estava sendo tripartida,em diversos PAÌSES e n~
    ao ainda GENERALIZADA,ou seja ela vai sendo ,vai-se expandido aos poucos, e como tal vamos vendo o que se esta passando,em varios paises,que tiveram em guerras e entraram em PAZ mas os.as HOMENS e MULHERES não APRENDEM,so quando este planeta ARREBENTAR, o que eu acredito que não venha a acontecer,mas que vai ser TERRIVEL vai e o ser HUMANO ,nunca mais aprende.
    Mas talvez seja desta vez que a TERRA vai sofrer,e o ser HUMANO,vai sofrer,e BEM. MAS ENFIM,o FIM DOS TEMPOS ,aproxima-se…..
    Sendo assim não é so a CHINA que esta PRONTA risssss so o PAÍS ,quwe não tem economia é que na esta PREPARADA aiaia CHINOCAS CHINIOCAS,a mostrarem o seu PODERIO MILITAR e o que não MOSTRAM ahahahaõ.õ,,e os ouytros PAISESSSS11???…
    Ai china china, o pais na maioria o POVO sofre e ja mandam maquinas a MARTE a INDIA tambem etcetec e as cULTURAS desses PAÌSES , e a EDUCAÇÃO, e FOME e o vESTIR etectc DEIXA muito a DESEJARRR ENFIMMMM,ainda se diz que o SEER HUMANO é RACIONAL ahahahahah enganaram-se os animais de 4 no chão e na so são IRRACIONAIS,pois o HUMANO é que IRRACIONAL e os animais são RACIONAIS enfim anda tudo TROCADIOOO iiiiiahahaha eeee ççç….õ.õ

    A.G.P.

RESPONDER

Shinzo Abe investigado por alegado uso ilegal de fundos para financiar eventos privados

Procuradores no Japão estão a investigar o gabinete pessoal do antigo primeiro-ministro Shinzo Abe pela alegada utilização ilegal de fundos para financiar eventos privados, para os quais foram convidados apoiantes do líder japonês entre 2013 …

Rússia anuncia eficácia de 95% da vacina Sputnik V

A Rússia anunciou, esta terça-feira, que sua vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, tem uma eficácia de 95%, segundo resultados preliminares. Em comunicado no site oficial da vacina russa, o Centro …

Emigrantes querem votar por correio nas presidenciais

O movimento de emigrantes "Também somos portugueses" pede a alteração urgente das leis eleitorais para que possam votar por correio, no mesmo dia em que Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, anuncia a …

"Um objectivo histórico". Efacec leva luz a todo o Ruanda

A Efacec instalou três sub-estações de alta tensão no Ruanda, contribuindo atingir "um objetivo histórico da República do Ruanda" com "a electrificação total do país em 2023". O projecto da empresa portuguesa está orçado em …

Portugal com mais 85 mortes e 3919 casos de covid-19. Número de internados nunca foi tão alto

Portugal regista, esta terça-feira, mais 85 mortes e 3919 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3919 novos casos, 2284 …

Vésperas de feriado sem confinamento obrigatório

Nos dias 30 de novembro e 07 de dezembro, que antecedem os dois feriados, não serão aplicadas as restrições de circulação definidas para os fins de semana e feriados, embora as escolas interrompam a atividade …

Eduardo Catroga: Foi o PS quem ultrapassou as "linhas vermelhas" após aceitar apoio do PCP e do BE

Eduardo Catroga, antigo ministro das Finanças de Cavaco Silva, defende que foi o PS quem ultrapassou as "linhas vermelhas" após aceitar o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda, partidos "anti-tudo". O ex-ministro das Finanças …

Ministra garante que situação nas prisões está "controlada". PSD diz que Governo está "sem rei nem roque"

Esta segunda-feira, a ministra da Justiça Francisca Van Dunem esteve reunida com Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém, num encontro em que participou também a ministra da Saúde, Marta Temido. À saída de uma audiência com …

Autarcas do Norte aceitam novas restrições, mas falam em falta de preparação e coerência por parte do Governo

A maioria dos autarcas do distrito do Porto concorda que era preciso apertar mais as restrições na região norte. Os líderes da câmaras aceitam as decisões com medo da alternativa, mas deixam algumas críticas à …

Porto é o único distrito do Norte onde novos casos diminuíram. Bragança, Viana e Vila Real em crescimento

De acordo com um relatório da Administração Regional de Saúde do Norte, o distrito do Porto registou, entre a segunda e terceira semana de novembro, uma diminuição de novos casos de infeção por covid-19. É …