Fazer sauna pode reduzir risco de Alzheimer

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental descobriu que fazer sauna com frequência pode reduzir o risco de Alzheimer.

Os investigadores usaram dados de um estudo sobre fatores de risco para doenças cardíacas para chegar a essa conclusão. Mais de dois mil homens finlandeses foram acompanhados durante 20 anos.

No estudo, publicado no Oxford Journals, os participantes foram divididos em três grupos, de acordo com a frequência com que iam à sauna: uma vez por semana; duas ou três vezes semanais e de quatro a sete vezes.

De seguida, os cientistas analisaram quais dos dois mil participantes tinham desenvolvido algum tipo de demência, incluindo Alzheimer. A pesquisa foi abrangente, mas a amostra era bastante específica: só voluntários do sexo masculino, com idades entre 47 e 60 anos, que viviam na região leste da Finlândia.

Os resultados mostraram que, quanto mais banhos de sauna os finlandeses tomavam, menor o risco de desenvolver Alzheimer e outras doenças que afetam a memória.

Os homens que faziam sauna de quatro a sete vezes tinham um risco 65% menor de desenvolver Alzheimer e uma redução de 66% nas probabilidades de sofrer com outros tipos de demência, quando comparados aos finlandeses que só iam à sauna uma vez no mesmo período.

Para ter a certeza de que o benefício vinha desta prática, os cientistas filtraram outros fatores de risco à saúde, como diabetes, histórico cardíaco, peso e consumo de drogas. Mesmo assim, a relação entre a sauna e a prevenção do Alzheimer foi mantida.

O investigador que liderou o estudo, Jari Laukkanen, disse que pesquisas anteriores também mostram que a sauna ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, e os dois resultados podem estar ligados de uma forma que a sua equipa ainda não compreende.

Os estudos precisam agora de ser repetidos numa população mais diversificada, para garantir que a sauna é mesmo uma boa forma de proteger a memória e prevenir a demência.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Desde que a sauna seja seca ou se for húmida, com Ozonio. A sauna úmida com agua comum torna-se uma camara de gás pela contaminação do vapor de cloro e flúor, presentes na agua comum de torneira. Então a sauna só será benéfica se for com Ozonio!

RESPONDER

Deixar de dar aulas com mais de 60 anos só no pré-escolar e 1.º ciclo

A possibilidade de os professores com mais de 60 anos deixarem de dar aulas para "desempenhar outras atividades", prevista no Orçamento do Estado de 2020, será apenas aplicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, esclareceu o …

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …