Fazer sauna pode reduzir risco de Alzheimer

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental descobriu que fazer sauna com frequência pode reduzir o risco de Alzheimer.

Os investigadores usaram dados de um estudo sobre fatores de risco para doenças cardíacas para chegar a essa conclusão. Mais de dois mil homens finlandeses foram acompanhados durante 20 anos.

No estudo, publicado no Oxford Journals, os participantes foram divididos em três grupos, de acordo com a frequência com que iam à sauna: uma vez por semana; duas ou três vezes semanais e de quatro a sete vezes.

De seguida, os cientistas analisaram quais dos dois mil participantes tinham desenvolvido algum tipo de demência, incluindo Alzheimer. A pesquisa foi abrangente, mas a amostra era bastante específica: só voluntários do sexo masculino, com idades entre 47 e 60 anos, que viviam na região leste da Finlândia.

Os resultados mostraram que, quanto mais banhos de sauna os finlandeses tomavam, menor o risco de desenvolver Alzheimer e outras doenças que afetam a memória.

Os homens que faziam sauna de quatro a sete vezes tinham um risco 65% menor de desenvolver Alzheimer e uma redução de 66% nas probabilidades de sofrer com outros tipos de demência, quando comparados aos finlandeses que só iam à sauna uma vez no mesmo período.

Para ter a certeza de que o benefício vinha desta prática, os cientistas filtraram outros fatores de risco à saúde, como diabetes, histórico cardíaco, peso e consumo de drogas. Mesmo assim, a relação entre a sauna e a prevenção do Alzheimer foi mantida.

O investigador que liderou o estudo, Jari Laukkanen, disse que pesquisas anteriores também mostram que a sauna ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, e os dois resultados podem estar ligados de uma forma que a sua equipa ainda não compreende.

Os estudos precisam agora de ser repetidos numa população mais diversificada, para garantir que a sauna é mesmo uma boa forma de proteger a memória e prevenir a demência.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Desde que a sauna seja seca ou se for húmida, com Ozonio. A sauna úmida com agua comum torna-se uma camara de gás pela contaminação do vapor de cloro e flúor, presentes na agua comum de torneira. Então a sauna só será benéfica se for com Ozonio!

RESPONDER

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …

Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional. Em causa está a …

Advogado de Mustafá acusa procuradora Cândida Vilar de terrorismo institucional

O advogado do líder da Juventude Leonina, Filipe Coelho, voltou a apontar baterias a Cândida Vilar, acusando-a de "terrorismo oficial" contra o seu cliente.  De acordo com o Tribuna Expresso, o advogado de Mustafá disse ainda …

Fenprof indignada com palavras cruzadas do Expresso exige pedido de desculpas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou-se nesta segunda-feira “indignada” com um tópico nas palavras cruzadas do semanário Expresso, exigindo um pedido de desculpas aos docentes portugueses. Em causa um tópico das palavras cruzadas da …

Apenas 3% das máquinas de venda automática no ensino superior têm fruta

Foram analisadas 135 máquinas em todo o país. Todas tinham doces e apenas uma em cada três disponibilizava opções saudáveis. Deco diz que é preciso mudar disponibilidade alimentar destas máquinas. Apenas 3% das máquinas de venda …