Saúde dos idosos vai poder ser monitorizada

Um projeto tecnológico para monitorizar a evolução da saúde e da qualidade de vida de idosos vai ser apresentado, esta quinta-feira, em Coimbra, durante uma conferência sobre envelhecimento promovida pela Cáritas.

Concebido pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), em parceria com a Cáritas Diocesana de Coimbra, o projeto TICE.Healthy – Saúde e Qualidade de Vida vai disponibilizar “uma infraestrutura de suporte para um ecossistema de serviços inteligentes e inovadores” de tecnologias de informação e comunicação (TIC), aplicações e produtos para a saúde e envelhecimento ativo”, segundo o investigador João Quintas.

O trabalho conjunto das duas instituições, que terá como principal resultado a criação de “uma plataforma para integração de produtos e serviços para a saúde e qualidade de vida”, está a ser desenvolvido no Centro Rainha Santa, em Coimbra, no qual a Cáritas presta diversas respostas sociais a idosos, designadamente na área da saúde.

Carina Dantas, da Cáritas Diocesana, disse hoje à agência Lusa que a fase experimental do projeto, com a participação voluntária de cerca de 20 utentes daquele centro de dia, vai começar dentro de algumas semanas.

“Os voluntários irão receber formação para podermos testar o sistema durante três meses”, a tempo de a equipa do Laboratório de Automação e Sistemas do IPN, associado à Universidade de Coimbra, concluir esta solução tecnológica inovadora antes do final do ano, afirmou João Quintas.

A todo o momento e através de “um único ponto de acesso”, os idosos e seus familiares, mas também os técnicos que prestam o apoio social diário, “poderão ter uma visão global” da evolução da saúde e da qualidade de vida dos idosos, adiantou o investigador à Lusa.

“O projeto ainda decorre e terá como principal resultado uma plataforma para integração de produtos e serviços (…). Esta plataforma disponibilizará ao utente um ‘market place’ de serviços, aplicações e dispositivos, com ferramentas e funcionalidades diversas, nomeadamente de desenvolvimento, de segurança e autenticação, interface normalizado com sistemas externos, um registo de saúde pessoal eletrónico e integração de sensores flexíveis, entre outros”, de acordo com uma descrição técnica do IPN.

Na fase experimental, o IPN e a Cáritas de Coimbra pretendem “provar no terreno que entidades prestadoras de serviços na área do envelhecimento, em particular as que têm serviço domiciliário, poderão ter um papel relevante na área da prevenção”, proporcionando “evidentes benefícios ao utilizador final”.

As entidades prestadoras de cuidados informais de saúde “irão usar um kit de sensores e uma aplicação informática para medir e registar de forma simples alguns dados relevantes na ótica da prevenção”, como peso, tensão arterial, glicemia, ritmo cardíaco e oximetria.

O programa da conferência “Perspetivas sobre Envelhecimento Ativo”, que decorrerá no auditório da Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra, a partir das 14h30, inclui a apresentação de um livro sobre o mesmo tema, publicado pela Editorial Cáritas, com a presença de dois dos autores, Hélder Afonso e Joana Guedes.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …

Rússia vai permitir que astronautas levem armas em viagens espaciais

Os astronautas russos vão começar a levar consigo uma arma de fogo durante as suas viagens espaciais. O objetivo é poderem afastar animais selvagens quando aterrarem em áreas remotas na Terra. A Rússia começou a armar …

Hotel no Peru vai ser demolido porque destruiu muro da época Inca

A justiça peruana determinou a demolição de um hotel da rede Sheraton que estava em construção em Cusco, por ter destruído, durante as obras, muros incas de 500 anos numa região considerada Património Cultural da …

No Museu do Louvre, os guias turísticos vão ser refugiados sírios e iraquianos

O Museu do Louvre, em Paris, vai treinar refugiados sírios e iraquianos como guias turísticos para os visitantes que solicitam um tour em árabe. Para os refugiados e requerentes de asilo, é agora gratuito entrar no …