“Saudações da Tailândia.” Depois de fugir da prisão, Sekkaki enviou um postal aos diretores

Depois de fugir da prisão, Oualid Sekkaki provocou os responsáveis do estabelecimento prisional e enviou-lhes um postal.

Em dezembro do ano passado, Oualid Sekkaki e outros quatro indivíduos fugiram do estabelecimento prisional de Turnhout, na Bélgica. O grupo passou por cima de um muro exterior da prisão e entrou num veículo que estava à espera deles numa rua próxima.

Três dos reclusos foram capturados no dia seguinte, enquanto que um quarto indivíduo esteve em liberdade até ao início deste mês. Oualid Sekkaki é o único que continua a escapar às autoridades belgas.

No entanto, o primeiro sinal do fugitivo chegou na passada segunda-feira, através de uma carta. Um postal chegou ao estabelecimento prisional belga e continha a identificação do prisioneiro e uma mensagem: “Saudações da Tailândia“. No entanto, não se sabe se a missiva foi realmente enviada da Tailândia.

De acordo co o De Morgen, Sekkaki foi detido em janeiro de 2017 quando a polícia mandou parar o veículo em que seguia. A força de segurança passou em revista o carro e encontrou 25 mil comprimidos de ecstasy. Sekkaki já era procurado por ter estado envolvido num tiroteio.

Segundo o Newsweek, Sekkaki foi condenado a dois anos de prisão, mas tinha uma motivação extra para fugir da prisão: era procurado pelas autoridades do seu país natal, Marrocos, em conjunto com um grande grupo de traficantes de droga. O país queria extraditá-lo, e Sekkaki aguardava uma decisão sobre se seria devolvido ao país para ser julgado.

Fugir da prisão é quase uma tradição na família de Sekkaki. O seu irmão mais velho, Ashraf, é conhecido pelas suas ousadas fugas, que começaram em 2013, no mesmo estabelecimento prisional belga.

A fuga mais extravagante de Ashraf Sekkaki aconteceu em 2009, quando cúmplices seus o sequestraram num helicóptero de turismo e forçaram o piloto a pousar no pátio de uma prisão, nos arredores de Bruges. Ashraf e dois outros reclusos entraram no helicóptero, enquanto um dos cúmplices foi deixado na prisão porque a carga total do veículo era demasiado pesada para descolar.

Ashraf permanece na prisão, em Marrocos, cumprindo uma sentença de 12 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …