Dois satélites da NASA estão perdidos para lá de Marte (e ninguém sabe o que aconteceu)

ATG Medialab / ESA

Dois satélites de comunicação da missão da NASA Mars Cube One, o MarCO-A e o MarCO-B, mantêm-se silenciosos além de Marte. Os especialistas neste momento não têm certeza qual a razão da interrupção nas comunicações.

Denominados WALL-E e EVE em honra do filme de animação “WALL-E”, tratam-se de aparelhos de tamanho de uma mala e de formato CubeSat. Lançados no ano passado, “parecem ter alcançado o seu limite” depois de viajarem além do Planeta Vermelho, segundo o comunicado da agência. Não há comunicação com eles há mais de um mês e os engenheiros da NASA creem que seja pouco provável que se recupere.

O MarCO-A e o MarCO-B serviram como retransmissores de comunicação durante o pouso em Marte de outra missão da NASA, da sonda InSight. O aparelho WALL-E enviou imagens impressionantes do Planeta Vermelho, enquanto o EVE realizava trabalhos de radiologia.

A última vez que o WALL-E enviou algo foi a 29 de dezembro e o EVE a 4 de janeiro. Segundo os cálculos da trajetória, o primeiro deve encontrar-se agora a uma distância de mais de 1,6 milhões de quilómetros de Marte e o segundo a quase 3,2 milhões de quilómetros.

Neste momento os especialistas da NASA admitem diferentes hipóteses sobre a razão da perda de contacto com a missão.

O comunicado assinalou que WALL-E tem fugas no propulsor e sugere que certos problemas com o controlo de atividade possam ter afetado a capacidade de enviar e receber comandos. Outro problema poderiam ser os sensores de luminosidade que permitem que os satélites se mantenham apontados ao Sol e recarregarem as baterias.

Em qualquer caso, inclusive se os engenheiros não conseguirem restabelecer o contacto, a NASA considera o seu trabalho bem-sucedido. “Esta missão sempre consistiu em ampliar os limites da tecnologia pequena e ver até onde podia chegar“, enquanto “os futuros CubeSats poderiam ir mais longe”, indicou o engenheiro chefe da missão Andy Klesh. “Há um grande potencial nestes pequenos aparelhos”, concluiu outro especialista, John Baker.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Nasdaq chinês" estreia com valorizações até 520%

Inspirado no norte-americano NASDAQ, o STAR Market reflete o desejo do Partido Comunista Chinês de canalizar capital privado para os seus planos de desenvolvimento. O novo mercado para emissão de títulos de tecnológicas chinesas abriu esta …

CDS desafia PS a apresentar contas que sustentam o seu programa eleitoral

O CDS-PP desafiou este domingo o PS a apresentar as contas do seu programa eleitoral, e considerou que “a última coisa de que o país precisa é de uma revisão constitucional feita à esquerda” que …

MEO dá 800 euros a trabalhadores que aceitem mudar para nova empresa

Apesar da resistência de quase dois mil trabalhadores da MEO, a Altice Portugal mantém os planos de arrancar com uma nova empresa de serviços técnicos no início de outubro. Para convencer os funcionários que integram a …

Homens mascarados invadiram metro e feriram 45 pessoas em Hong Kong. A polícia chegou demasiado tarde

Hong Kong passou uma noite de violência em que dezenas de homens mascarados invadiram uma estação de comboios. Os homens, suspeitos de pertencerem a gangues, envergavam t-shirts brancas e agrediram manifestantes pró-democracia e transeuntes da área …

Ex-banqueiro do Credit Suisse admite ter recebido milhões com esquema junto de empresas moçambicanas

Um ex-banqueiro do Credit Suisse admitiu ter recebido milhões de dólares no âmbito de um esquema que envolveu dois mil milhões de dólares (1.781 milhões de euros) em empréstimos a empresas estatais moçambicanas, noticiou a …

Já pode pedir o Passe Família (mas há muita burocracia)

As família da Área Metropolitana de Lisboa com três ou mais membros já podem pedir passes mais baratos. Por 60 ou 80 euros por mês, as famílias poderão viajar nos 18 concelhos da AML. Arrancam hoje …

Venezuela, BES e BCP lideram transferências para offshores (mas não se sabe para onde foi o dinheiro)

Entre os mais de 18.200 milhões de euros que saíram de Portugal para offshores, durante os três anos de apagão do Fisco, 60% foi enviado pela Petróleos da Venezuela (PDVSA), pelo BES pelo BCP. Mas …

O plano B de Costa com a ida "bastante provável" de Centeno para o FMI

O habitual espaço de comentário de Luís Marques Mendes na SIC ficou marcado pela ida "bastante provável" de Centeno para o FMI e pelo "sufoco dos incêndios" que nada mudou. Para Luís Marques Mendes, a ida …

Irão condenou à morte 17 alegados espiões da CIA

As autoridades iranianas garantiram esta segunda-feira que desmantelaram uma rede de espionagem norte-americana no país e que condenaram à morte 17 elementos dessa organização. A notícia está a ser avançada pela agência Fars que cita fontes …

Portugal é campeão da Europa de sub-20 em basquetebol

A seleção portuguesa de basquetebol de sub-20 sagrou-se, este domingo, campeã europeia da Divisão B depois de derrotar na final a República Checa por 73-58. Portugal sagrou-se campeão europeu da Divisão B de sub-20 em …