O satélite comprado através de uma campanha de crowdfunding ajuda as forças ucranianas a detetar os alvos russos mesmo através das nuvens, da folhagem e da camuflagem.
Um satélite ucraniano financiado por através de crowdfunding está a revolucionar as operações dos serviços secretos militares do país, permitindo a vigilância em tempo real das tropas russas e aumentando a precisão dos seus ataques. A Inteligência Militar Ucraniana (HUR) elogiou as contribuições do satélite num relatório recente, sublinhando o seu papel crucial no conflito em curso.
Adquirido à empresa finlandesa ICEYE, o micro-satélite permite à Ucrânia monitorizar os movimentos das tropas russas, a logística e o equipamento militar com uma precisão sem precedentes. Serhiy Prytula, um antigo apresentador de televisão cuja fundação facilitou a compra do satélite, sublinhou o seu imenso impacto.
“Graças ao satélite do povo, os nossos militares conseguiram destruir milhares de alvos militares, incluindo alvos importantes como o submarino Rostov-on-Don e o navio de desembarque Minsk”, disse Prytula ao Politico.
Esta iniciativa remonta aos primeiros dias da invasão russa, quando os ucranianos se mobilizaram para financiar a aquisição de armas. Inicialmente, a Fundação de Caridade Serhiy Prytula e o blogueiro Ihor Lachenkov arrecadaram aproximadamente 20 milhões de dólares para comprar drones Bayraktar.
No entanto, o fabricante turco Baykar Defense doou os drones, deixando os fundos disponíveis para outras utilizações críticas. Consultando oficiais militares, os voluntários decidiram, em agosto de 2022, investir num satélite e no acesso à extensa base de dados de satélites da ICEYE.
Os satélites ICEYE utilizam tecnologia de radar de abertura sintética (SAR), o que lhes permite captar imagens pormenorizadas em todas as condições meteorológicas, de dia e de noite. Esta capacidade permite à Ucrânia ver através das nuvens, da folhagem e da escuridão, dificultando às forças russas a ocultação do seu equipamento e movimentos.
Desde a aquisição do satélite, os especialistas da HUR obtiveram mais de 4700 imagens de alvos militares russos. Estes incluem 370 aeródromos, 238 posições de defesa aérea e de inteligência, 153 depósitos de petróleo e combustível, 147 armazéns de munições e 17 bases navais. Cerca de 38% dos dados obtidos pelo ICEYE foram utilizados para preparar ataques estratégicos.
A utilização de satélites de financiamento privado na guerra marca uma mudança significativa em relação à dependência tradicional das agências de informação nacionais e das forças armadas. Empresas como a ICEYE e a Planet, que normalmente monitorizam as alterações ambientais e as atividades agrícolas em grande escala, demonstraram que a sua tecnologia tem aplicações substanciais no domínio da defesa e da segurança.