/

Sardinhas, Tchin Tchin e râguebi espalham botulismo por todo o mundo. Uma pessoa já morreu

1

Um surto de botulismo em Bordéus pode levar a infeção a todos os cantos do planeta. O alerta foi dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OMS alertou, esta quarta-feira, para um surto de botulismo, em França, que já resultou numa morte.

O restaurante onde a infeção terá tido origem chama-se Tchin Tchin Wine Bar e fica em Bordéus.

15 clientes que foram àquele estabelecimento e comeram sardinhas, durante a semana de 4 a 10 de setembro foram identificados como “casos suspeitos de botulismo”, incluindo a vítima mortal.

A OMS advertiu que podem ser diagnosticadas mais infeções, nomeadamente entre turistas, devido à afluência com o Mundial de râguebi, que decorre, neste momento, em França, e que está a levar até ao país adeptos das 20 nações participantes (onde Portugal também se inclui).

“Dado o período de incubação de oito dias e que o restaurante [onde foi identificada a fonte das primeiras infeções] atraiu visitantes de outros países durante o Mundial de râguebi, há potencial para casos adicionais em França ou fora do país, quando os viajantes voltarem para casa”, alertou a OMS, citada pelo Jornal de Notícias.

De acordo com a agência de saúde das Nações Unidas, 14 dos 15 casos, os clientes são cidadãos estrangeiros, de nacionalidade norte-americana, canadiana, irlandesa, grega, britânica e alemã. Até ao momento, não há qualquer registo de portugueses afetados pelo surto.

Foi através de recibos de cartão de crédito que as autoridades conseguiram identificar as cerca de 25 pessoas que terão sido expostas ao alimento suspeito.

O que é o botulismo?

Como é explicado no site da CUF, o botulismo é uma doença rara, mas grave e potencialmente mortal (com uma taxa de mortalidade entre 5% e 10%), causada pela bactéria Clostridium botulinum.

Este micróbio produz esporos que libertam substâncias tóxicas – a toxina botulínica – para o nosso sistema nervoso, provocando um quadro de paralisia dos músculos, com insuficiência respiratória e eventualmente morte.

Esta toxina desenvolve-se especialmente em alimentos mal conservados e não suficientemente esterilizados, como carnes salgadas, charcutaria, conservas de fabrico caseiro, produtos de fumeiro, e até no mel.

Sintomas da infeção:

  • incluem dor abdominal;
  • náuseas;
  • vómitos;
  • diarreia;
  • problemas de visão;
  • boca seca;
  • dificuldade em engolir e falar;
  • sintomas neurológicos como falta de equilíbrio ou paralisia muscular.

A prevenção do botulismo passa, fundamentalmente, pela preparação e conservação apropriadas dos alimentos acima mencionados.

ZAP //

1 Comment

  1. Surto é um pouco exagerado. O botulismo é uma infecçao alimentar e nao contagiante. So se transmite pela ingestão e não se propaga entre pessoas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.