Sardenha infestada pela maior invasão de gafanhotos dos últimos 60 anos

A Sardenha está a viver uma verdadeira praga bíblica, com milhões de gafanhotos a invadirem a ilha italiana. Está é a pior infestação na região dos últimos 60 anos.

“Isto começou há cerca de um mês. Eram pequenos mosquitos, que têm estado a crescer e estão a destruir tudo o que encontram pela frente“, disse Luigi Puggioni, um agricultor da ilha, cujas plantações foram altamente afetadas.

A invasão de gafanhotos é justificada pelo recente aumento das temperaturas, que atraem este tipo de insetos. Segundo a Euronews, a Federação italiana da Agricultura alerta que não há resolução para o problema e reporta que há mais de 2000 hectares de terreno agrícola afetados pela “praga” de gafanhotos.

Além de afetar as colheitas dos agricultores, as pastagens dos animais também estarão a ser afetadas, deixando-os sem alimento. O turismo da região também será altamente afetado por esta infestação.

Leonardo Salis, presidente de uma associação agrícola de Nuoro, na Sardenha, diz que os gafanhotos estão a devorar tudo o que encontram. “Contamos com as instituições a todos os níveis — municipal, provincial e regional — para enfrentar o problema, apesar de sabermos que estamos atrasados para a estação atual”, explicou, citado pela Sky News.

Face ao problema, os agricultores foram obrigados a usar fardos de feno de outras partes da ilha, o que aumenta os custos.

É habitual gafanhotos virem para a ilha nos meses de verão, mas raramente em quantidades tão elevadas. O jornal local La Nuova Sardegna diz que a infestação atingiu proporções “quase bíblicas”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …

Bale não abdica de salário milionário e quer ficar em Madrid

Bale vai rejeitar todas as propostas que receber para sair do Real Madrid no final da temporada. O jogador não aceita uma redução do seu salário de 19 milhões de euros anuais. Gareth Bale não tem …

"Abuso da força é recorrente". Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa. Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com …

Benfica pagou 34,2 milhões em comissões a intermediários. Sporting gastou metade

Entre os clubes portugueses, o Benfica foi quem mais gastou em comissões a intermediários. O FC Porto gastou 23,7 milhões de euros e o Sporting CP desembolsou 15,9 milhões. O SL Benfica foi o clube português …

EUA atingem recorde diário de 884 mortes. Quarentena chega aos campos de refugiados

Os Estados Unidos são, atualmente, o país do mundo com o maior número de casos de infeções pelo novo coronavírus: mais de 210 mil infetados. Os Estados Unidos registaram, esta quarta-feira, um novo recorde diário de …

UEFA decide: Ligas europeias têm até 3 de agosto para terminarem

As principais ligas europeias de futebol têm até ao dia 3 de agosto para encerrar a atual época, tendo a UEFA deixado nas mãos de cada federação a decisão de retomar ou dar por terminados …

Bloco Central (e direita) adiam discussão de iniciativas sobre a covid-19

Esta quarta-feira, ficou decidido que o Parlamento só irá discutir e votar esta quinta-feira os três diplomas do Governo no âmbito do combate ao novo coronavírus, ficando assim adiadas todas as propostas dos outros partidos, …