Sarcófago visigodo com 1.500 anos descoberto em necrópole romana

Uma equipa de arqueólogos da Universidade de Múrcia, em Espanha, encontrou um sarcófago no local da necrópole romana em Los Villaricos, localizada cinco quilómetros a leste da cidade de Mula.

Durante o período romano, Los Villaricos era uma região agrícola em grande escala, com foco na produção e armazenamento de azeite. Nos anos seguintes, a área do pátio central foi usada para uma necrópole, conhecida como “necrópole ad sanctos“.

Os enterros ad sanctos referem-se ao costume medieval de enterrar os mortos perto dos túmulos de santos e outros locais sagrados, na crença de que as suas almas obteriam benefícios espirituais.

Embora os intelectuais da igreja questionassem a eficácia deste costume, estas práticas prevaleceram ao longo da era medieval, lê-se na Encyclopedia of Medieval Pilgrimage.

Segundo o Ancient-Origins, acredita-se que o sarcófago data do século VI d.C., período em que vagas de tribos germânicas invadiram os antigos territórios romanos, entre elas os visigodos.

Rafael González Fernández, professor de História Antiga da Universidade de Múrcia descreveu a descoberta como “espetacular e inesperada, o que corrobora estudos anteriores sobre a cronologia da necrópole”.

O sarcófago, de dois metros de comprimento, foi desenterrado próximo de uma igreja cristã construída depois de os romanos abandonarem e foi decorado com um padrão geométrico em espiral e desenhos de folhas de hera, avança o site Murcia Today.

Após a queda do Império Romano no Ocidente, os visigodos tiveram um papel importante na Europa nos 250 anos que se seguiram, particularmente na Península Ibérica, onde substituíram o domínio romano na Hispânia, reinando de 418 até 711, data da invasão muçulmana.

Com a chegada dos visigodos, muitas estruturas romanas foram abandonadas ou reaproveitadas. O mesmo aconteceu em Los Villaricos, com a construção de uma igreja entre o século V e VII.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que estavam na invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à Maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …

Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino. Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. …

Portugal perto de surpresa no andebol e Ana Catarina Monteiro faz história na natação

No andebol, a equipa olímpica portuguesa esteve muito perto de surpreender a vice-campeã mundial Suécia. Na natação, Ana Catarina Monteiro teve um resultado histórico. A seleção portuguesa de andebol perdeu por 29-28 frente à vice-campeã mundial …