//

Sarcófago egípcio com quase 3 mil anos vai ser aberto em direto na televisão

Hostelworld.com

Pela primeira vez, um sarcófago egípcio com quase 3 mil anos será aberta em direto na televisão. A emissão acontece no próximo domingo no Discovery Channel em direto a partir de um local de escavações arqueológicas no Egito.

O episódio especial do programa “Expedition Unknow”, apresentado por Josh Gates, terá a duração de duas horas e recebeu o nome de “Egypt Live”.

Segundo explicou o apresentador do programa à rádio norte-americana WBUR, a emissão será feita a partir de um local onde recentemente têm sido feitas várias descobertas com interesse arqueológico. “Há alguns anos, os arqueólogos começaram a fazer descobertas muito significativas aqui”, explicou Josh Gates.

“Há muitas pessoas enterradas debaixo destas câmaras. Muitas pessoas da elite e da nobreza, sacerdotes”, detalhou. “Por isso, é um local fascinante para ter uma imagem deste período da história egípcia.”

A abertura do sarcófago revelará os restos mortais de alguém da alta sociedade egípcia da altura. Ainda assim, há o elemento surpresa da transmissão em direto, admitiu Gates.

Os egípcios, explicou o apresentador “acreditavam realmente que precisavam de se relacionar com o mundo mortal e, por isso, além de serem mumificados, levavam frequentemente muitos objetos pessoais com eles para o túmulo”. “Penso que temos uma expectativa real de encontrar relíquias e artefactos muito interessantes lá em baixo”, disse Gates.

“Se me dessem a possibilidade de saber tudo o que vamos encontrar lá, não aceitaria, porque penso que é a incerteza disto que o torna verdadeiramente excitante”, garantiu o apresentador do programa.

Josh Gates assinalou ainda a necessidade de prestar “reverência” a estes túmulos. “Não podemos esquecer-nos de que os egípcios tinham uma forte crença de que os seus túmulos tinham de ser protegidos”, pelo que os investigadores são “estranhos àquele túmulo”.

Ainda assim, a atitude “mais responsável” perante estes objetos é “investigá-los e preservá-los, e conservar a história destes locais”. “Mas temos de os abordar com uma verdadeira reverência”, concluiu.

A emissão em direto será no próximo domingo às 20h00 de Nova Iorque (1h00 de segunda-feira em Lisboa) no Discovery Channel norte-americano. O programa não será transmitido, para já, no canal português, escreve o Observador. O episódio deverá ir para o ar numa altura ainda por definir.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.