Sarcófago egípcio com quase 3 mil anos vai ser aberto em direto na televisão

Hostelworld.com

Pela primeira vez, um sarcófago egípcio com quase 3 mil anos será aberta em direto na televisão. A emissão acontece no próximo domingo no Discovery Channel em direto a partir de um local de escavações arqueológicas no Egito.

O episódio especial do programa “Expedition Unknow”, apresentado por Josh Gates, terá a duração de duas horas e recebeu o nome de “Egypt Live”.

Segundo explicou o apresentador do programa à rádio norte-americana WBUR, a emissão será feita a partir de um local onde recentemente têm sido feitas várias descobertas com interesse arqueológico. “Há alguns anos, os arqueólogos começaram a fazer descobertas muito significativas aqui”, explicou Josh Gates.

“Há muitas pessoas enterradas debaixo destas câmaras. Muitas pessoas da elite e da nobreza, sacerdotes”, detalhou. “Por isso, é um local fascinante para ter uma imagem deste período da história egípcia.”

A abertura do sarcófago revelará os restos mortais de alguém da alta sociedade egípcia da altura. Ainda assim, há o elemento surpresa da transmissão em direto, admitiu Gates.

Os egípcios, explicou o apresentador “acreditavam realmente que precisavam de se relacionar com o mundo mortal e, por isso, além de serem mumificados, levavam frequentemente muitos objetos pessoais com eles para o túmulo”. “Penso que temos uma expectativa real de encontrar relíquias e artefactos muito interessantes lá em baixo”, disse Gates.

“Se me dessem a possibilidade de saber tudo o que vamos encontrar lá, não aceitaria, porque penso que é a incerteza disto que o torna verdadeiramente excitante”, garantiu o apresentador do programa.

Josh Gates assinalou ainda a necessidade de prestar “reverência” a estes túmulos. “Não podemos esquecer-nos de que os egípcios tinham uma forte crença de que os seus túmulos tinham de ser protegidos”, pelo que os investigadores são “estranhos àquele túmulo”.

Ainda assim, a atitude “mais responsável” perante estes objetos é “investigá-los e preservá-los, e conservar a história destes locais”. “Mas temos de os abordar com uma verdadeira reverência”, concluiu.

A emissão em direto será no próximo domingo às 20h00 de Nova Iorque (1h00 de segunda-feira em Lisboa) no Discovery Channel norte-americano. O programa não será transmitido, para já, no canal português, escreve o Observador. O episódio deverá ir para o ar numa altura ainda por definir.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …