Surto de sarampo começou com estudante italiana de Erasmus

Os estudos genéticos realizados ao vírus revelaram que este foi introduzido no Hospital de Santo António, no Porto, por uma aluna italiana de Erasmus.

A origem do surto de sarampo ainda ativo na região Norte está desvendada. Segundo o Expresso, o vírus entrou no país a partir de Itália, trazido por uma estudante de Belas Artes a fazer Erasmus no Porto, que terá procurado cuidados no Hospital de Santo António, quando notou os primeiros sintomas da doença.

A jovem de 25 anos, que não estava vacinada, foi diagnosticada com “sintomas gripais“. A identificação da doença foi dificultada pela ausência de manchas vermelhas (exantema), que, consequentemente, terá facilitado a propagação da doença, desde logo aos profissionais de saúde que contactaram com a paciente.

Os primeiros infetados foram uma enfermeira e um médico que, até agora, eram considerados os casos de origem, já que tinham, também, regressado recentemente do estrangeiro.

A italiana tinha estado numa zona, entre Roma e Nápoles, com uma alta incidência de sarampo no país.

Esta terça-feira, a comissão parlamentar de Saúde realiza uma audição pública, requerida pelo PCP e pelo PS, com oito especialistas sobre o surto de sarampo, que até agora já infetou 86 pessoas desde o passado mês de fevereiro (77 das quais já foram curadas).

Vão estar presentes a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, e o coordenador da Comissão de Vacinas da Sociedade Portuguesa de Pediatria, Luís Varandas, avança a Sábado.

Além destes convidados, estará presente Ana Rita Pedroso Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Jorge, coordenadora da Unidade de Missão do Hospital da Estrela, e Fernando Almeida, presidente do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …