Hospital São João trata mais doentes com menos dinheiro do que Santa Maria

Ivendrell / Wikimedia

Hospital de Santa Maria, Lisboa

O Tribunal de Contas arrasa a gestão do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, criticando os tempos de espera e a dívida descontrolada. Em comparação, o Hospital de São João, no Porto, trata mais doentes com menos dinheiro, segundo esta auditoria.

Os jornais Expresso e Diário de Notícias dão conta dos resultados de uma auditoria do Tribunal de Contas (TdC) efectuada à gestão dos centros hospitalares de Santa Maria, em Lisboa, e de São João, no Porto, entre 2014 e 2016.

E os resultados são arrasadores para o Santa Maria, com críticas à dívida descontrolada, que cresceu sete milhões de euros por mês em 2017, aos tempos de espera para atendimento de utentes, à menor produção e à pouca eficiência em termos de organização.

O “doente padrão custa menos 348 euros ao Estado no Hospital de São João” do que “os 2923 euros gastos pelo Hospital de Santa Maria”, salienta o Expresso, citando os resultados da auditoria.

“Se o Centro Hospitalar Lisboa Norte alcançasse custos por doente padrão iguais aos do Centro Hospitalar de São João teria obtido, no triénio, uma poupança 211 milhões de euros nos respectivos custos (87 milhões em 2014, 77 milhões em 2015 e 47 milhões em 2016), valores suficientes para o Estado financiar, aos preços actualmente praticados, a realização de três milhões de consultas externas ou o tratamento de 30 mil utentes com hepatite C2″, conclui o TdC, conforme transcreve o semanário.

A auditoria do TdC apurou também que os “esforços de recuperação económico-financeira” não estão a surtir os efeitos desejados, como cita o DN. O documento frisa que “parte substancial” (19%) das verbas públicas atribuídas ao hospital não se reflectem na prestação de cuidados de saúde, servindo antes para financiar as “ineficiências” e responder “ao contínuo crescimento da dívida aos fornecedores”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Santana Lopes deixa Aliança, partido que fundou em 2018

O fundador e ex-presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, desfiliou-se do partido que fundou em 2018, justificando que “chegou o momento” de sair, anunciou aquela força política. “A Comissão Executiva do Aliança tomou conhecimento no domingo …

Ministro da Defesa infetado. Tem sintomas ligeiros

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, "testou positivo à covid-19", informou este domingo o Ministério da Defesa Nacional. É o oitavo membro do Governo a ficar infetado. João Gomes Cravinho está infetado com covid-19. …

Relógios inteligentes podem detetar indícios de covid-19 (antes de haver qualquer sintoma)

Os smartwatches, ou relógios inteligentes, e as pulseiras de fitness podem ser capazes de detetar uma infeção pelo vírus SARS-COV-2, antes de a doença começar a manifestar-se. Uma equipa de investigadores do Monte Sinai descobriu, recentemente, …

Os misteriosos relâmpagos azuis podem ser mais comuns do que pensávamos

Além de ser um dos fenómenos mais espetaculares, o relâmpago é também um dos mais misteriosos. Apesar de as tempestades não serem assim tão raras, os cientistas ainda não entendem completamente estas descargas elétricas geradas …

Presidenciais. Grandes vencedores e (poucos) derrotados

Num ato eleitoral marcado pela pandemia de covid-19, que chegou a trazer incerteza aos prognósticos precoces que há meses se alinhavavam, Marcelo Rebelo de Sousa, reeleito à primeira volta, é o grande vencedor da noite. …

A inclinação de Saturno é provocada pelas suas luas (e vai aumentar)

Uma equipa de cientistas concluiu que a influência dos satélites de Saturno pode explicar a inclinação do eixo de rotação do planeta. Dois cientistas do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e da Universidade Sorbonne, …

Marcelo. O que os portugueses querem (e o que não querem)

Num discurso de vitória após as eleições presidenciais deste domingo, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu uma postura de estado e começou por recordar as vítimas da pandemia de Covid-19 no seu pior dia de sempre …

Entre o "contributo singular" de João Ferreira e a "onda liberal" de Mayan, Marisa Matias assume derrota

Marisa Matias foi uma das grandes derrotadas da noite de eleições presidenciais, ficando-se pelo quinto lugar, atrás de João Ferreira, o candidato do PCP. Já Tiago Mayan Gonçalves ficou no sexto lugar, à frente de …

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …