Hospital São João trata mais doentes com menos dinheiro do que Santa Maria

Ivendrell / Wikimedia

Hospital de Santa Maria, Lisboa

O Tribunal de Contas arrasa a gestão do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, criticando os tempos de espera e a dívida descontrolada. Em comparação, o Hospital de São João, no Porto, trata mais doentes com menos dinheiro, segundo esta auditoria.

Os jornais Expresso e Diário de Notícias dão conta dos resultados de uma auditoria do Tribunal de Contas (TdC) efectuada à gestão dos centros hospitalares de Santa Maria, em Lisboa, e de São João, no Porto, entre 2014 e 2016.

E os resultados são arrasadores para o Santa Maria, com críticas à dívida descontrolada, que cresceu sete milhões de euros por mês em 2017, aos tempos de espera para atendimento de utentes, à menor produção e à pouca eficiência em termos de organização.

O “doente padrão custa menos 348 euros ao Estado no Hospital de São João” do que “os 2923 euros gastos pelo Hospital de Santa Maria”, salienta o Expresso, citando os resultados da auditoria.

“Se o Centro Hospitalar Lisboa Norte alcançasse custos por doente padrão iguais aos do Centro Hospitalar de São João teria obtido, no triénio, uma poupança 211 milhões de euros nos respectivos custos (87 milhões em 2014, 77 milhões em 2015 e 47 milhões em 2016), valores suficientes para o Estado financiar, aos preços actualmente praticados, a realização de três milhões de consultas externas ou o tratamento de 30 mil utentes com hepatite C2″, conclui o TdC, conforme transcreve o semanário.

A auditoria do TdC apurou também que os “esforços de recuperação económico-financeira” não estão a surtir os efeitos desejados, como cita o DN. O documento frisa que “parte substancial” (19%) das verbas públicas atribuídas ao hospital não se reflectem na prestação de cuidados de saúde, servindo antes para financiar as “ineficiências” e responder “ao contínuo crescimento da dívida aos fornecedores”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …

Iñaki Urdangarín pode sair da prisão dois dias por semana

Detido na cadeia de Brieva, Ávila, há 15 meses, Iñaki Urdangarín, cunhado do rei de Espanha, soube esta terça-feira que poderá sair da prisão duas vezes por semana para fazer voluntariado numa instituição que ajuda …