O aspeto invulgar dos sapatos tem cativado a internet, com os utilizadores a dividirem-se quando à praticidade dos mesmos.
O mundo da moda e a internet têm em mãos mais um dilema difícil de resolver: serão as grandes “botas” vermelhas lançadas pelo MSCHF, um coletivo artístico baseado em Nova Iorque, realmente botas?
Desde que as primeiras imagens foram divulgadas, o Twitter e o TikTok, adoraram-nas, sobretudo pela estranheza que provocam.
E não é difícil perceber porquê.
O New York Times compara a sua forma à dos AirPods, os famosos auscultadores da Apple, devido à forma arredondada que as caracteriza desde a zona dos dedos até ao tornozelo, quando se tornam “relativamente normais“.
A cor também tem pouco que se lhe diga, é um vermelho intenso, talvez pouco comum em artigos de calçado. A sua textura também parece causar curiosidade, já que, quem as testou, garante que são demasiado suaves.
Como tal, o jornal norte-americano diz que estas botas se parecem mais com a ideia de um sapato do que com um sapato propriamente dito.
Segundo a marca, as “grande botas vermelhas não têm a forma de um pé, mas têm exatamente a forma de botas” — o que quer que isto queira dizer.
No entanto, há quem as prefira incluir no universo dos cartoons, alegando que estas parecem saídas de uma banda desenhada, podendo ter sido usadas por qualquer personagem deste mundo.
A sua estreia nas redes sociais aconteceu no início deste mês, com as imagens promocionais da modelo Sarah Snyder. No TikTok, a reação foi imediata, com mais de 20 milhões de visualizações.
Ainda assim, as reações divergem entre os utilizadores que as gozam e as que as interpretam como um marco de originalidade. Também os meios de comunicação da especialidade — sempre na vanguarda e recetivos a novos modelos — foram categóricos a classificá-las como “estúpidas” ou “absurdas“.
A MSCHF contraria a ideia, garantindo que o produto não se trata de uma “sátira” e que “estamos num momento em que estas não precisam de o ser”, já que a estética de inspiração cartonista já se tornou “mainstreamed o suficiente” para que as botas sejam consensuais. Tal não deixa de ser verdade, e os lançamentos passados de outras marcas provam-no.
No entanto, a MSCHF está a lutar contra a sua própria história, já que no passado alguns dos membros que constituem o seu coletivo já protagonizaram lançamentos que assumiram a forma de partidas. Essa fase parece ultrapassada, pelo menos para os criativos do coletivo atual.
Ainda assim, pode ser com o intuito de encontrar essa vertente cómica que alguma clientela procura a MSCHF e, em específico, as famosas botas, já que estão fartas de usar mais do mesmo.
As botas ainda não estão disponíveis para o grande público, mas alguns youtubers e influencers já tiveram oportunidade de as experimentar e dar a sua opinião aos seus muitos milhares de seguidores que têm nas redes sociais.
As perguntas mais frequentes são relacionadas com a sua praticidade, sobretudo em ações diárias como andar, correr ou conduzir — algo que, de acordo com as reviews, não é certo que se consiga.