/

O santuário mais antigo do mundo abriga complexas geometrias ocultas

2

O estudo dos três recintos de pedra mais antigos de Göbekli Tepe, um santuário com 11.500 anos na Turquia, revelou um padrão geométrico oculto: um triângulo equilátero, subjacente a todo o plano arquitetónico dessas estruturas neolíticas.

De acordo com a equipa de arqueólogos da Universidade de Tel Aviv, os três círculos foram, possivelmente, construídos na mesma altura e é muito provável que, milhares de anos antes da invenção da escrita ou da roda, os construtores neolíticos de Göbekli Tepe já tivessem alguma compreensão dos princípios geométricos.

“A descoberta inicial deste local foi uma grande surpresa. A construção é muito mais complexa do que pensávamos”, disse Haklay, arqueólogo da Autoridade de Antiguidades de Israel, citado pelo Haaretz.

A primeira fase da construção de Göbekli Tepe remonta há 12.000, quando construtores nativos ergueram vários círculos de pedra, colocando enormes pilares em forma de T nas paredes que alcançavam quase seis metros de altura, muitos dos quais decorados com relevos de animais.

Segundo o artigo científico, publicado recentemente no Cambridge Archaeological Journal, os círculos de pedra parecem ter sido construídos em torno de pares de pilares colocados ao centro.

Com base no pressuposto de que um projeto de construção tão grande teria excedido as capacidades dos pequenos grupos não sedentários que geralmente compreendem sociedades de caçadores-coletores, a maioria dos investigadores supôs que todos os círculos em Göbekli Tepe tivessem sido construídos gradualmente ao longo do tempo.

Neste caso, Haklay aplicou um método, chamado análise formal de arquitetura, que é usado para rastrear os princípios e métodos de planeamento usados no design de estruturas já existentes. Através de um algoritmo, o investigador identificou os pontos centrais dos três círculos irregulares e descobriu que esses pontos se situavam entre o par de pilares centrais.

O mais surpreendente é o facto de os vértices estarem a cerca de 25 centímetros de formar um triângulo quase perfeito, com lados que medem 19,25 metros cada, adianta o EurekAlert.

Este novo dado confirma a investigação anterior que sugeria que os arquitetos do período neolítico não construíram abrigos e casas de forma aleatória – em vez disso, aplicavam princípios geométricos rudimentares e criavam unidades de medida padrão.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. ZAP, acho que devem corrigir isto:
    “No entanto, o mais surpreendente foi o facto de estes três pontos poderem formar um triângulo equilátero. Os vértices têm cerca de 25 centímetros di distância entre si e formam um triângulo perfeito, adianta o EurekAlert.”
    Citando o original:
    ” Específicamente, los vértices están a unos 25 centímetros de distancia de formar un triángulo perfecto con lados que miden 19,25 metros cada uno.”
    Assim, sugiro:
    Os vértices estão a cerca de 25 centímetros de formar um triângulo quase perfeito, com lados que medem 19,25m cada.
    Cumprimentos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.