Santana e militantes do Aliança em protesto na sede da ERC

Santana Lopes e militantes do Aliança “ocuparam” durante a tarde as instalações da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), em Lisboa, em protesto contra a alegada falta de equidade na cobertura mediática.

Cerca de cinquenta militantes do Aliança e candidatos do partido às eleições legislativas de outubro estão, esta tarde, na sede da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), numa ação de “ocupação pacífica”, nas palavras de um dos envolvidos no protesto ao Expresso.

De acordo com o matutino, os ocupantes exigem ser recebidos por um responsável da ERC e receber garantias de que a campanha do Aliança terá atenção dos órgãos de comunicação social ao contrário do que, dizem, tem acontecido.

Ao que o Expresso apurou, os representantes da Aliança limitaram-se a dirigir-se à sede da entidade, em Lisboa, sem qualquer reunião previamente marcada. Pedro Santana Lopes juntou-se ao protesto, quando os militantes do partido já estavam sob a ameaça de ser chamada a polícia para evacuar o local.

“Estamos numa luta pela liberdade de imprensa, pelo direito a informar e ser informado”, disse Santana Lopes ao Expresso, queixando-se de que o seu partido tem sido alvo de um apagão mediático.

💠 A ALIANÇA reunida nas instalações da ERC. Porque os novos partidos são postos de lado, não havendo espaço na…

Publicado por Aliança em Terça-feira, 27 de agosto de 2019

Santana prometeu ainda levar o seu protesto “às entidades internacionais”, caso as autoridades portuguesas não sejam capazes de garantir cobertura mediática e igualdade de oportunidades à Aliança.

O líder do partido considera ainda que deveriam ser realizados debates para as eleições legislativas com os partidos mais pequenos, “nem que se fizessem em agosto nos canais de cabo”.

O partido já terá contactado a Comissão Nacional de Eleições e o Presidente da República, tendo ambos remetido a resolução da questão para a ERC.

“Escrevemos à Comissão Nacional de Eleições e mandaram-nos para a ERC. E eu fui. Cheguei, disseram-me que não podia passar aquela linha [da entrada], mas eu passei. Subi por ali acima e esperei que alguém, algum dirigente, algum administrador, viesse falar comigo. Ninguém apareceu”, contou Santana Lopes ao Público.

A ERC tem de definir como é feita a cobertura da campanha. Que definam se temos direito a uma cobertura de um terço do PS ou um quinto do Bloco de Esquerda! Definam as coisas para nós sabermos o que fazer. A verdade é que ninguém diz nada. Isto assim é um Estado de direito?”, questionou o cabeça de lista do partido pelo círculo de Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …