Santana Lopes critica Costa por se contentar “com pouco” em termos de crescimento económico

António Cotrim / Lusa

O presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, defendeu esta quinta-feira que Portugal “tem de crescer mais do que a União Europeia” em termos económicos, criticando o primeiro-ministro por se satisfazer “com pouco”.

Pedro Santana Lopes foi o convidado de um almoço promovido pela Associação de Amizade Portugal/Estados Unidos da América, que decorreu num hotel de Lisboa.

Falando aos jornalistas no final da iniciativa, o líder do partido começou por constatar que “na Europa aconteceu que houve um abrandamento do crescimento por causa das guerras comerciais entre a China e Estados Unidos”.

“E o primeiro-ministro fica muito satisfeito que nós estejamos uma décima à frente”, apontou, salientando que António Costa “satisfaz-se com pouco” em termos de crescimento económico. Apontando que o socialista “satisfaz-se com 2,1%, 2,2%, 1,8%, 1,7%”, Santana notou que “os países da Europa oriental crescem 4%”.

“Porquê? São melhores que nós? Eu acho que não, nós somos melhores que eles”, assinalou o antigo primeiro-ministro, deixando uma outra pergunta: “Como é que o primeiro-ministro explica que, se estamos à frente em matéria de convergência, estamos a convergir com os países da Europa oriental, nos passem à frente no ranking do PIB per capita? É porque crescem mais do que nós”.

Na opinião do presidente da Aliança, Portugal terá de fazer um esforço maior. “Nós temos de crescer bem mais do que a União Europeia para recuperarmos o atraso — o atraso para chegar à média europeia, não é para irmos para o primeiro lugar — e para não continuarmos a ser ultrapassados por países da Europa oriental, que aderiram à União Europeia 20 anos depois de nós”, assinalou.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Por onde este parasita incomptente passou cresceu tudo muito – quer dizer, pelo menos, as dívidas cresceram e não foi pouco!…
    Que moral tem uma nulidade destas para falar de quem quer que seja?!

RESPONDER

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …

Portugal regista 623 novos casos e oito óbitos. Lisboa com 70% das novas infeções

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com o novo coronavírus (covid-19) e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita a novos casos, deu-se um …

Paulo Cafôfo, o "guardião dos valores", é o novo líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo, o novo líder do PS/Madeira, assumiu-se como um "guardião dos valores de um partido que não se deixa vergar". O novo líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou este domingo que vai estar "sempre contra" …

Médicos querem divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno (e defendem máscara na rua)

Além da divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno, a Ordem dos Médicos solicita uma atualização das normas e orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS). A Ordem dos Médicos defende a divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno para …

Líder do CDS quer ver o partido travar "histerias de nichos à volta do radicalismo"

O líder do CDS encerrou, este domingo, a escola de quadros da Juventude Popular, que decorreu deste sexta-feira em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, momento que assinalou também a rentrée política do partido. "Este novo …

Detida suspeita de enviar envelope com ricina a Trump. Tinha uma arma de fogo

  As autoridades prenderam uma mulher suspeita de ter enviado um envelope com ricina ao Presidente dos EUA, Donald Trump. Suspeita-se que o envelope foi enviado a partir do Canadá. Uma mulher foi detida este domingo, quando tentava …

Livre declara apoio oficial a Ana Gomes

O Livre anunciou, esta segunda-feira, o seu apoio oficial à candidata Ana Gomes, nas eleições Presidenciais, depois de uma consulta interna na qual a ex-eurodeputada recolheu 88,9% dos votos de membros e apoiantes. Em comunicado, o …

"Ponto crítico" no Reino Unido. Especialistas vão fazer apelo público em direto na TV

Esta segunda-feira, dois dos mais graduados conselheiros científicos do Governo britânico vão fazer um apelo aos britânicos, em direto na televisão, a alertar que o Reino Unido atingiu um "ponto crítico". Dois conselheiros científicos do Governo …

11 contabilistas investigados por suspeitas de falsificação para aceder a apoios à covid-19

A Ordem dos Contabilistas Certificados revela que abriu inquéritos disciplinares a 11 profissionais por terem, alegadamente, cedido a pressões para falsificarem dados de facturação, de modo a permitir que empresas tivessem acesso às linhas de …

Itália está a ter uma preciosa ajuda para travar a segunda vaga: o trauma

O início da pandemia castigou a Itália de tal forma que, agora, o país europeu está a conseguir conter a curva, numa altura em que países como França ou Espanha lidam com o aumento do …