Santana Lopes admite concorrer às Presidenciais

PSD / Flickr

Pedro Santana Lopes

Pedro Santana Lopes

Pedro Santana Lopes mostrou-se aberto a uma eventual candidatura à Presidência da República, mas afirma que, neste momento, ainda não participa oficialmente na corrida.

“Acho que não estou excluído. Tenho 58 anos e conheço muito bem Portugal e as pessoas”, afirmou Santana Lopes esta terça-feira, na CMTV.

Santana Lopes tem sido apontado como um eventual candidato do PSD. Marques Mendes revelou que o atual provedor da Santa Casa é “claramente o preferido da direção de Passos Coelho”, e Teresa Leal Coelho, vice-presidente do PSD, afirma que  Santana “reúne todas as condições para exercer o cargo”.

O ex-Primeiro-ministro considerou que, “como cidadão”, tem “direito a querer estar” na corrida às Presidenciais, mas afirma que uma candidatura sua ainda não foi discutida oficialmente. “Eu não me considero candidato a candidato, mas de fora também ninguém me põe”, afirma.

O antigo presidente do PSD destaca o seu percurso político como uma mais-valia para o cargo. “Eu já estive anos na Cultura, estive anos no Desporto, no poder local, fui Primeiro-ministro, fui deputado europeu. Conheço as várias áreas. E, portanto, acho que não estou excluído”, disse Santana.

Alfinetadas

Santana Lopes questionou também o perfil dos outros nomes apontados como eventuais candidatos à Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa, um dos favoritos de acordo com as sondagens, é considerado “irrequieto politicamente” por Santana, sendo “um bom professor e um grande analista”. Quanto a Durão Barroso, que o atual provedor da Santa Casa substituiu em 2004 no cargo de Primeiro-ministro, o problema “é que os portugueses não lhe perdoam a maneira como saiu” para ser presidente da Comissão Europeia.

Rui Rio, por fim, “é uma pessoa dura, bom gestor”, que “um dia pode ser Primeiro-ministro”, afirma Santana, considerando que “o perfil dele não é tanto o de um chefe de Estado”. O ex-autarca do Porto recolhe apoios entre os centristas, com Nuno Melo a afirmar que “se Rui Rio avançar, estarei certamente entre os seus apoiantes”.

As eleições presidenciais têm lugar apenas daqui a um ano e seis meses, e Pedro Passos Coelho já anunciou, de acordo com o Expresso, que a decisão sobre quem irá apoiar não será feita antes do verão de 2015.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É um palhaço !!!
    Se nem para Primeiro Ministro serviu, agora quer ser Presidente ?
    Este Santana tem em casa um daqueles espelhos convexos que lhe fazem acreditar ser um génio maior que Trump.

RESPONDER

Interesse na compra da TVI faz ações da Cofina subir mais de 5%

As ações da Cofina subiam esta segunda-feira mais de 5%, depois de na semana passada a dona do Correio da Manhã ter confirmado que estava a negociar com a Prisa a compra da Media Capital, …

Boris Johnson rejeita convocar o Parlamento durante as férias

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, rejeitou esta segunda-feira a ideia de convocar o Parlamento durante as férias, depois da divulgação de documentos alertando para a escassez de alimentos e outros bens no caso de um …

Donald Trump partilha imagem da Trump Tower na Gronelândia

Donald Trump prometeu não construir uma Trump Tower na Gronelândia, o território autónomo da Dinamarca que quer comprar por ser um “grande negócio imobiliário”. A fotomontagem foi publicada no Twitter pelo Presidente dos Estados Unidos. A …

Dia vira noite. Às 15 horas já estava escuro em São Paulo

Uma frente fria encontrou-se com uma massa de ar que continha partículas de incêndios florestais da região da Amazónia. O choque de temperatura entre as duas massas, teve como resultado o escurecimento do dia. Durante a …

Zé Luís rejeitou salário três vezes mais alto para vir para o FC Porto

Com a ambição de representar o FC Porto, Zé Luís teve de fazer sacrifícios a nível financeiro. O cabo-verdiano rejeitou uma proposta da China com um salário muito mais alto. Zé Luís parece começar a justificar …

Motorista que conduziu Marcelo entre Lisboa e Porto mandou um e-mail. Foi investigado como "ameaça ao Estado"

O Governo recebeu um email a avisar que a greve dos motoristas ia provocar o caos, fazendo parar muitos serviços - e lembrando que assim caiu um governo no Chile. O executivo receou que fosse uma …

Marinho e Pinto quer Pardal Henriques como deputado do Partido Democrático Republicano

Ainda que não tenha confirmado Pedro Pardal Henriques como um dos cabeça-de-lista do partido que fundou, Marinho e Pinto não poupou elogios ao advogado do Sindicato de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) . “Seria um …

TAP vai deixar de contar para o défice orçamental

A 15 dias das eleições legislativas, o défice orçamental de 2018 vai ser revisto em baixa. Em causa estão os prejuízos da TAP que deixam de influenciar as contas nacionais. A alteração será comunicada a duas …

Imigrantes desesperam com atrasos no SEF. Bloco questiona Governo

As marcações para atendimento no SEF estão suspensas até ao final deste ano e não existem datas disponíveis nem agenda definida para 2020, levando muitos imigrantes a ficar em risco de irregularidade. A espera para conseguir …

Rui Rio esteve de cócoras a confecionar tapetes em Viana do Castelo. Mas quer país governado “bem de pé”

O líder do PSD, Rui Rio, esteve “de cócoras” a confecionar tapetes floridos em Viana do Castelo, na noite de segunda-feira, assumindo que aquela posição é desaconselhada para governar o país. Duzentos metros ao lado, António …