/

Santana Lopes admite concorrer às Presidenciais

1

PSD / Flickr

Pedro Santana Lopes

Pedro Santana Lopes

Pedro Santana Lopes mostrou-se aberto a uma eventual candidatura à Presidência da República, mas afirma que, neste momento, ainda não participa oficialmente na corrida.

“Acho que não estou excluído. Tenho 58 anos e conheço muito bem Portugal e as pessoas”, afirmou Santana Lopes esta terça-feira, na CMTV.

Santana Lopes tem sido apontado como um eventual candidato do PSD. Marques Mendes revelou que o atual provedor da Santa Casa é “claramente o preferido da direção de Passos Coelho”, e Teresa Leal Coelho, vice-presidente do PSD, afirma que  Santana “reúne todas as condições para exercer o cargo”.

O ex-Primeiro-ministro considerou que, “como cidadão”, tem “direito a querer estar” na corrida às Presidenciais, mas afirma que uma candidatura sua ainda não foi discutida oficialmente. “Eu não me considero candidato a candidato, mas de fora também ninguém me põe”, afirma.

O antigo presidente do PSD destaca o seu percurso político como uma mais-valia para o cargo. “Eu já estive anos na Cultura, estive anos no Desporto, no poder local, fui Primeiro-ministro, fui deputado europeu. Conheço as várias áreas. E, portanto, acho que não estou excluído”, disse Santana.

Alfinetadas

Santana Lopes questionou também o perfil dos outros nomes apontados como eventuais candidatos à Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa, um dos favoritos de acordo com as sondagens, é considerado “irrequieto politicamente” por Santana, sendo “um bom professor e um grande analista”. Quanto a Durão Barroso, que o atual provedor da Santa Casa substituiu em 2004 no cargo de Primeiro-ministro, o problema “é que os portugueses não lhe perdoam a maneira como saiu” para ser presidente da Comissão Europeia.

Rui Rio, por fim, “é uma pessoa dura, bom gestor”, que “um dia pode ser Primeiro-ministro”, afirma Santana, considerando que “o perfil dele não é tanto o de um chefe de Estado”. O ex-autarca do Porto recolhe apoios entre os centristas, com Nuno Melo a afirmar que “se Rui Rio avançar, estarei certamente entre os seus apoiantes”.

As eleições presidenciais têm lugar apenas daqui a um ano e seis meses, e Pedro Passos Coelho já anunciou, de acordo com o Expresso, que a decisão sobre quem irá apoiar não será feita antes do verão de 2015.

ZAP

1 Comment

  1. É um palhaço !!!
    Se nem para Primeiro Ministro serviu, agora quer ser Presidente ?
    Este Santana tem em casa um daqueles espelhos convexos que lhe fazem acreditar ser um génio maior que Trump.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.