Santana Lopes admite concorrer às Presidenciais

PSD / Flickr

Pedro Santana Lopes

Pedro Santana Lopes

Pedro Santana Lopes mostrou-se aberto a uma eventual candidatura à Presidência da República, mas afirma que, neste momento, ainda não participa oficialmente na corrida.

“Acho que não estou excluído. Tenho 58 anos e conheço muito bem Portugal e as pessoas”, afirmou Santana Lopes esta terça-feira, na CMTV.

Santana Lopes tem sido apontado como um eventual candidato do PSD. Marques Mendes revelou que o atual provedor da Santa Casa é “claramente o preferido da direção de Passos Coelho”, e Teresa Leal Coelho, vice-presidente do PSD, afirma que  Santana “reúne todas as condições para exercer o cargo”.

O ex-Primeiro-ministro considerou que, “como cidadão”, tem “direito a querer estar” na corrida às Presidenciais, mas afirma que uma candidatura sua ainda não foi discutida oficialmente. “Eu não me considero candidato a candidato, mas de fora também ninguém me põe”, afirma.

O antigo presidente do PSD destaca o seu percurso político como uma mais-valia para o cargo. “Eu já estive anos na Cultura, estive anos no Desporto, no poder local, fui Primeiro-ministro, fui deputado europeu. Conheço as várias áreas. E, portanto, acho que não estou excluído”, disse Santana.

Alfinetadas

Santana Lopes questionou também o perfil dos outros nomes apontados como eventuais candidatos à Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa, um dos favoritos de acordo com as sondagens, é considerado “irrequieto politicamente” por Santana, sendo “um bom professor e um grande analista”. Quanto a Durão Barroso, que o atual provedor da Santa Casa substituiu em 2004 no cargo de Primeiro-ministro, o problema “é que os portugueses não lhe perdoam a maneira como saiu” para ser presidente da Comissão Europeia.

Rui Rio, por fim, “é uma pessoa dura, bom gestor”, que “um dia pode ser Primeiro-ministro”, afirma Santana, considerando que “o perfil dele não é tanto o de um chefe de Estado”. O ex-autarca do Porto recolhe apoios entre os centristas, com Nuno Melo a afirmar que “se Rui Rio avançar, estarei certamente entre os seus apoiantes”.

As eleições presidenciais têm lugar apenas daqui a um ano e seis meses, e Pedro Passos Coelho já anunciou, de acordo com o Expresso, que a decisão sobre quem irá apoiar não será feita antes do verão de 2015.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É um palhaço !!!
    Se nem para Primeiro Ministro serviu, agora quer ser Presidente ?
    Este Santana tem em casa um daqueles espelhos convexos que lhe fazem acreditar ser um génio maior que Trump.

RESPONDER

Denunciantes são "essenciais para combater a corrupção", mas em Portugal há "falta de sensibilidade"

Esta segunda-feira, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que em Portugal "existem falhas de sensibilidade" face aos denunciantes, que "não são protegidos", apesar de serem "absolutamente essenciais para combater a corrupção", frisando o exemplo de Rui …

Produtores de vinagre italiano perdem batalha pela exclusividade do termo "balsâmico"

Os produtores de vinagre italiano de Modena reclamavam a exclusividade do termo "balsâmico". O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) não lhes deu razão. Segundo a BBC, o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) …

Catarina Martins desvaloriza críticas internas. BE "é o partido mais plural da sociedade portuguesa"

Catarina Martins disse ser natural que sejam apresentadas várias moções à convenção do partido. Alguns membros apontam falta de debate interno, críticas relativizadas pela coordenadora. Catarina Martins considerou natural que se apresentem várias moções à convenção …

Homens e mulheres já podem entrar juntos em restaurantes na Arábia Saudita

A Arábia Saudita acabou com a exigência de entradas separadas em restaurantes para homens e mulheres e com a separação entre sexos à mesa. Até agora era obrigatório ter uma entrada para famílias e mulheres …

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …

Já há rascunho do acordo da COP25 (mas nada está ainda totalmente fechado)

Esta segunda-feira arranca a semana decisiva, depois de uma semana de trabalho técnico ara definir as linhas que vão dar origem ao documento final da 25.ª Convenção das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas …