Santana Lopes acusa Rui Rio de estar sempre a “mudar de posição”

Tiago Petinga / Lusa

O ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes

Os dois candidatos à liderança do PSD saíram à rua para conquistar apoios e militantes. Os barões estarão do lado de Rui Rio e os deputados do lado de Pedro Santana Lopes.

Num momento em que os dois candidatos à liderança do PSD andam no terreno a convencer as bases, muitas estruturas do partido já definiram os apoios, conta o Diário de Notícias.

Nos que publicamente manifestam o seu apoio, as estruturas locais estão divididas, com os “barões” a posicionarem-se mais ao lado de Rio e os deputados do lado de Santana.

A luta pelos apoios é importante para influenciar o voto dos militantes de base. Ainda na sexta-feira, a candidatura de Pedro Santana Lopes fazia saber que o presidente da distrital de Coimbra, liderada por Maurício Marques, torcia pelo lado do ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Como ele, oito outros presidentes daquelas estruturas: Pedro Pinto (vice de Passos Coelho) de Lisboa, Bragança Fernandes, do Porto, David Mascarenhas dos Santos, de Faro, João Francisco Torrado, de Beja, Sónia, Silva Ramos, de Évora, Nuno Carvalho da Serra, de Santarém, Manuel Frexes, de Castelo Branco e José Francisco Damas Antunes, de Lisboa Área Oeste.

Por outro lado, a candidatura de Rui Rio também faz contas às estruturas que estão com o ex-autarca do Porto. O diretor de campanha, Salvador Malheiro, garante que “depois do anúncio da candidatura de Santana Lopes, em que sentiu a militância de base expectante e indefinida”, o que estão a sentir agora “é uma grande consolidação em torno de Rui Rio”.

Dos presidentes de distritais contabilizados há Carlos Vieira, de Viana do Castelo, António Machado, de Vila Real, Jorge Fidalgo, de Bragança, Salvador Malheiro, de Aveiro, Rui Rocha, de Leiria, Carlos Peixoto, da Guarda, e Armando Varela, de Portalegre.

Há ainda outros apoios assumidos: em Braga, o vice-presidente da distrital, André Coelho Lima, o vice da distrital de Coimbra, Paulo Leitão, em Évora, o vice Francisco Figueira, em Faro, o vice Cristovão Norte, em Viseu, o vice Carlos Silva Santiago, e em Santarém o vice, João Moura.

Segundo o diretor de campanha de Rui Rio, há muitos apoios nas restantes distritais e concelhias por todo o país, incluindo na do Porto, em que dizem ter o das duas maiores concelhias, a do Porto e de Gaia, que “valem 40% dos votos naquela estrutura”, garante Salvador Malheiro.

Pedro Santana Lopes tem com ele muitos dos deputados da bancada social-democrata – dos que foram eleitos nas listas de Pedro Passos Coelho em 2011 e 2015 -, como Berta Cabral, Carlos Abreu Amorim, Carlos Silva, Fernando Vale, Joana Barata Lopes, Miguel Santos, Sérgio Azevedo ou Teresa Morais.

O diretor de campanha de Rio fala, no entanto, na necessidade de “desmistificar” a ideia de que todos os passistas estão com Santana. E dá os exemplos dos deputados António Topa e Adão e Silva e de João Moura, (Cantanhede).

Dos notáveis há uma boa fatia que também está com o ex-autarca do Porto, entre os quais Manuela Ferreira Leite, Mira Amaral e Ferreira do Amaral. Mas Santana também tem ao lado dele António Martins da Cruz e Rui Machete, seu presidente da Comissão de Honra.

“É extraordinária a quantidade de vezes que Rio muda de posição”

Santana Lopes acusa Rui Rio de mudar recorrentemente de posição, afirmando que “gostava de ver um tema em que tivesse a confiança de que pelo menos durante quinze dias não mudam de opinião”, segundo a TSF.

O antigo primeiro-ministro referia-se assim à mudança de posição assumida por Rui Rio quando, inicialmente, tinha recusado qualquer debate com Santana Lopes e, mais tarde, admitiu estar disponível para a realização de alguns encontros.

“Este sprint até às eleições diretas está a correr muito bem nestas três semanas e a outra candidatura sabe, por isso é que veio aceitar os debates que ao princípio disse que não, do alto de uma posição sobranceira”, acusou Santana Lopes.

No sábado, Rui Rio mostrou-se disponível para alguns encontros e Santana Lopes registou a mudança de posição: “É extraordinária a quantidade de vezes que a outra candidatura muda de posição. Se fizesse o mesmo era uma confusão para os militantes“, disse.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Como é que este artista que andou sempre a saltar de poleiro em poleiro e foi um fracassado em tudo que se meteu, tem moral para dizer o que quer que seja?!
    O “tacho” que tinha na Santa Casa (obviamente devido à suas excelentes qualidades como gestor – ou não!), não era suficiente?!
    Enfim, ainda é mais palerma do que o que parecia!…

    • Bem… Ele não foi fracassado em tudo. O que ele fez na Figueira da Foz terá sido muito bom (e, supostamente, deixou boas memórias). Agora no resto… Sabia que ele (também) esteve envolvido na “negociação” no novo (des) acordo ortográfico? Tem razão, Eu!… “ainda é mais palerma do que o que parecia!…”. E, o pior, é se ele ganha! Pior para o país! Mas o Rio também não é flor que se cheire. Que venha o diabo (que não venha!) e escolha!

      • Sim, na Figueira, o Santana, ainda fez alguma coisa positiva, mas também deixou uma “boa” divida… depois disso, foi só cenas e fracassos atrás de fracassos!…
        O Rio também não é, nem de longe nem de perto, o candidato ideal, mas quando os mais novos do partido são mafiosos como o Marco António (que foi o braço direito do Menezes nas burlas em Gaia, etc, etc) ou como este cromo faroleiro de Braga, o Hugo Soares – que são ainda mais medíocres que o Passo Coelho, é natural que os mais velhos se cheguem à frente, senão é o fim do partido e isso não é bom para a democracia!

RESPONDER

Deco exige 1,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães em tribunal

O empresário e ex-futebolista Deco exige 1,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, numa ação interposta no Juízo de Execução de Guimarães, informa o portal Citius, do Ministério …

PSD junta-se a BE e PCP para travar transferências para Novo Banco (e as Finanças ficam "estupefactas")

No último dia de votações na especialidade, o PSD juntou-se à esquerda para impedir a injeção de 476,6 milhões de euros do Fundo de Resolução ao Novo Banco em 2021, tal como previsto no Orçamento …

Há uma planta que evoluiu para se "esconder" do Homem

Uma planta utilizada na medicina tradicional chinesa evoluiu, mudando a própria pigmentação, para se tornar menos visível ao Homem, sugere uma nova investigação, dando conta que em causa está uma estratégia de sobrevivência. O estudo, …

Luz verde. PAN abstém-se e garante aprovação do OE2021

A votação final global do Orçamento do Estado para 2021 acontece esta quinta-feira no Parlamento. A sua aprovação está garantida devido à abstenção do PCP, PEV e PAN, apesar do voto contra do Bloco de …

Mais de 500 funcionários públicos vão ajudar SNS. Camas de cuidados intensivos podem chegar às 1.000

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, em entrevista ao Público e à Renascença, que mais de 500 funcionários públicos vão integrar as equipas de rastreio do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na entrevista conjunta ao …

Erro de fabrico levanta questões sobre vacina de Oxford

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford reconheceram esta quarta-feira um erro de fabrico que está a levantar questões sobre os resultados preliminares e a eficácia da sua vacina experimental contra a covid-19. O comunicado, onde …

Partiu o "mais humano dos deuses" quando tentava mudar de vida. 9 ambulâncias socorreram Maradona, mas foi em vão

A Argentina está em choque com a morte de Diego Armando Maradona. O coração de El Pibe não aguentou numa altura em que estava a tentar mudar de vida, com exercícios físicos, dieta e a …

Manter o ar de casa limpo pode reduzir a probabilidade de propagar covid-19

Além das precauções atualmente recomendadas, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar a reduzir a probabilidade de propagar o novo coronavírus. A grande maioria da transmissão do SARS-CoV-2 …

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …