Santana apresenta assessor de Marcelo para eleições europeias de 2019

José Sena Goulão / Lusa

O cabeça de lista às eleições europeias pelo partido Aliança, Paulo Almeida Sande

Santana Lopes apresentou este domingo o assessor do Presidente da República, Paulo Sande, como cabeça de lista do Aliança às eleições europeias, em maio de 2019.

O ex-primeiro-ministro Santana Lopes apresentou este domingo o assessor do Presidente da República, Paulo Sande, especialista em Assuntos Europeus, como cabeça de lista do partido Aliança às eleições europeias, em maio de 2019, por uma “nova atitude em Bruxelas”.

Num hotel em Lisboa, perante cerca de 250 apoiantes, Santana Lopes frisou que “o Aliança nasceu com essa grande preocupação, de um Portugal com outra atitude em Bruxelas”.

“A Aliança considera chocante que parceiros numa União Europeia lucrem com as crises de economias mais moderadas”, continuou, exigindo maior coesão entre os estados-membros.

Sobre Paulo Sande, o ex-presidente do PSD elogiou um “candidato que conhece profundamente a realidade europeia”, assumindo o compromisso do seu novo partido de “renovar as pessoas que intervêm na ação política, optando pela competência e a credibilidade”.

“Somos europeus, mas antes de mais portugueses, amamos o país em que nascemos e acreditamos na União Europeia. Vamos ganhar esse combate”, prometeu Santana Lopes, assumindo ir pedir “aos portugueses uma grande votação”.

O candidato do Aliança, Paulo Sande, prometeu apresentar propostas concretas, mas reservou-as para tempo mais oportuno.

O ex-chefe da delegação do Parlamento Europeu em Portugal referiu ser “simbólico que a Aliança, um novo partido, se apresente pela primeira vez a sufrágio nas próximas eleições europeias”, dado que é “um partido novo para um tempo novo”, quando a “Europa vive tempos difíceis”.

“Não há progresso sem liberdade, não há liberdade sem democracia. Não há futuro digno sem valores”, afirmou, garantindo ir tentar fazer “o melhor que souber e puder para merecer a confiança”.

Segundo Paulo Sande, “nada se conseguirá sem a adesão dos portugueses” e, para tal, é preciso “falar sempre verdade, com rigor e claridade”, fazendo a “separação entre a utopia e o possível”.

Sou um otimista desconfiado. A Europa precisa de Portugal e Portugal ganha em ser membro da União Europeia”, afirmou.

Paulo Sande disse ainda ser um adepto do “realismo” e frisou a importância da “ligação aos portugueses”. Assim, para cumprir esta premissa, o Aliança vai recorrer a “todas as formas possíveis para comunicar”.

O nome de Paulo Sande foi “fechado” há cerca de duas semanas e, segundo apurou o Expresso, Sande não irá aderir à Aliança, será um candidato independente, escolhido com base nos pressupostos de “credibilidade e inovação e de uma cara nova na política”.

“É um candidato de luxo”, comentou Santana Lopes, citado pelo jornal, referindo-se ao curriculum do candidato que “há anos se move nos meios europeus”. Para o combate político, área em que Paulo Sande é inexperiente, Santana Lopes contará “consigo próprio”.

Em declarações à SIC Notícias, Santana Lopes explicou a opção por Paulo Sande como “uma aposta na credibilidade, num candidato que sabe muito bem do que vai tratar”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Televisão pública do Alabama censura casamento homossexual em desenhos animados

A Alabama Public Television (APT), nos Estados Unidos, recusou transmitir um episódio de uma série de desenhos animados, no qual é representando um casamento homossexual, informa a BBC nesta terça-feira. Em causa está o primeiro episódio …

Johnny Depp acusa ex-mulher Amber Heard de ter pintado nódoas negras

O ator Johnny Depp acusou a ex-mulher, a atriz Amber Heard, de ter pintado nódoas negras com o objetivo de simular agressões físicas. O norte-americano frisa que nunca abusou de nenhuma mulher, prometendo negar as …

Dietas ricas em gordura causam sintomas de depressão

Dietas ricas em gordura podem causar sintomas de pressão. Isto pode explicar o porquê de pessoas obesas ou com excesso de peso não responderem tão bem aos antidepressivos como pessoas magras. Um novo estudo conduzido por …

Encontrados três testamentos de Aretha Franklin. Um estava escondido sob as almofadas da sala

Foram encontrados três testamentos de Aretha Franklin na sua casa em Detroit, meses depois da morte da rainha do soul. A cantora norte-americana faleceu em agosto de 2018 aos 76 anos. Franklin tinha 76 anos quando …

Ambulância envolvida em acidente mortal em Moura não tinha certificação do INEM

A ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa envolvida num acidente durante um serviço de emergência em Moura que provocou dois mortos não estava certificada pelo INEM e foi usada em substituição de outra que estava em …

Joana Ribeiro e Ana Padrão entram na série de Stephen King para a Amazon

As atrizes portuguesas Joana Ribeiro e Ana Padrão vão entrar na nova série baseada nos livros de Stephen King para a Amazon. De acordo com o Público, que avança com a notícia nesta terça-feira, a …

Chico Buarque é o Prémio Camões de 2019

O músico e escritor Chico Buarque é o vencedor do Prémio Camões 2019, foi esta terça-feira anunciado na Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro. A ministra portuguesa da Cultura, Graça Fonseca, felicitou o músico …

Multimilionário norte-americano vai pagar empréstimos estudantis a 400 finalistas

O multimilionário Robert F. Smith anunciou no domingo passado durante a cerimónia de formatura na Univerisde de Morehouse, na cidade norte-americana de Atlanta, que vai pagar na totalidade os empréstimos estudantis dos 396 estudantes que completaram …

CDS usou símbolo do PS no Twitter. MP está a investigar "indícios de violação" da lei

O CDS-PP está a ser investigado pelo Ministério Público (MP) depois de ter usado a sigla e o símbolo do PS numa publicação no Twitter. Em causa estão "indícios de violação" da lei eleitoral, conforme …

Muhlaysia foi espancada há um mês. Há dias mataram-na

Muhlaysia Booker, a mulher transgénero de 23 anos que foi espancada há um mês, foi morta a tiro. Para já, as autoridades descartam a possibilidade de o primeiro ataque e o homicídio estarem relacionados. A mulher …