Santana apresenta assessor de Marcelo para eleições europeias de 2019

José Sena Goulão / Lusa

O cabeça de lista às eleições europeias pelo partido Aliança, Paulo Almeida Sande

Santana Lopes apresentou este domingo o assessor do Presidente da República, Paulo Sande, como cabeça de lista do Aliança às eleições europeias, em maio de 2019.

O ex-primeiro-ministro Santana Lopes apresentou este domingo o assessor do Presidente da República, Paulo Sande, especialista em Assuntos Europeus, como cabeça de lista do partido Aliança às eleições europeias, em maio de 2019, por uma “nova atitude em Bruxelas”.

Num hotel em Lisboa, perante cerca de 250 apoiantes, Santana Lopes frisou que “o Aliança nasceu com essa grande preocupação, de um Portugal com outra atitude em Bruxelas”.

“A Aliança considera chocante que parceiros numa União Europeia lucrem com as crises de economias mais moderadas”, continuou, exigindo maior coesão entre os estados-membros.

Sobre Paulo Sande, o ex-presidente do PSD elogiou um “candidato que conhece profundamente a realidade europeia”, assumindo o compromisso do seu novo partido de “renovar as pessoas que intervêm na ação política, optando pela competência e a credibilidade”.

“Somos europeus, mas antes de mais portugueses, amamos o país em que nascemos e acreditamos na União Europeia. Vamos ganhar esse combate”, prometeu Santana Lopes, assumindo ir pedir “aos portugueses uma grande votação”.

O candidato do Aliança, Paulo Sande, prometeu apresentar propostas concretas, mas reservou-as para tempo mais oportuno.

O ex-chefe da delegação do Parlamento Europeu em Portugal referiu ser “simbólico que a Aliança, um novo partido, se apresente pela primeira vez a sufrágio nas próximas eleições europeias”, dado que é “um partido novo para um tempo novo”, quando a “Europa vive tempos difíceis”.

“Não há progresso sem liberdade, não há liberdade sem democracia. Não há futuro digno sem valores”, afirmou, garantindo ir tentar fazer “o melhor que souber e puder para merecer a confiança”.

Segundo Paulo Sande, “nada se conseguirá sem a adesão dos portugueses” e, para tal, é preciso “falar sempre verdade, com rigor e claridade”, fazendo a “separação entre a utopia e o possível”.

Sou um otimista desconfiado. A Europa precisa de Portugal e Portugal ganha em ser membro da União Europeia”, afirmou.

Paulo Sande disse ainda ser um adepto do “realismo” e frisou a importância da “ligação aos portugueses”. Assim, para cumprir esta premissa, o Aliança vai recorrer a “todas as formas possíveis para comunicar”.

O nome de Paulo Sande foi “fechado” há cerca de duas semanas e, segundo apurou o Expresso, Sande não irá aderir à Aliança, será um candidato independente, escolhido com base nos pressupostos de “credibilidade e inovação e de uma cara nova na política”.

“É um candidato de luxo”, comentou Santana Lopes, citado pelo jornal, referindo-se ao curriculum do candidato que “há anos se move nos meios europeus”. Para o combate político, área em que Paulo Sande é inexperiente, Santana Lopes contará “consigo próprio”.

Em declarações à SIC Notícias, Santana Lopes explicou a opção por Paulo Sande como “uma aposta na credibilidade, num candidato que sabe muito bem do que vai tratar”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Autarca de Cascais associa festa privada de luxo a “número muito expressivo” de casos

O presidente da Câmara Municipal de Cascais associou este sábado uma festa privada, organizada num clube de luxo na Avenida de Liberdade, a "um número muito expressivo de casos" registado no concelho. "A festa de aniversário …

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …

Santo Stefano paga 8.000 euros por ano a quem quiser viver na vila medieval italiana

Santo Stefano di Sessanio, uma vila medieval em Abruzzo, uma região no lado leste do centro-sul da Itália, está disposta a pagar a quem quiser mudar-se e começar um negócio nesta pequena localidade. Uma pequena vila medieval …

Portugal com mais 19 mortos e 2.577 casos confirmados

Portugal contabiliza este domingo mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim este …

Espanha decreta novo estado de emergência. Durará seis meses e terá recolher obrigatório

O Governo de Espanha aprovou este domingo o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro. O estado …

CDS quer saber se proibição de deslocações entre concelhos exclui assistir a espetáculos

O grupo parlamentar do CDS-PP questionou este sábado o Governo se a proibição de deslocações durante o fim de semana dos Fiéis Defuntos exclui deslocações para assistir a espetáculos culturais, querendo saber como justifica a …

Pandemia "roubou" dez anos à almofada financeira das reformas

O jornal Público escreve este domingo que dez meses de pandemia foram o suficiente para encurtar em uma década o prazo previsto até ao esgotamento do fundo que serve de almofada financeira para o sistema …

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …