“O louco do Sanders” ou “o sonolento do Biden”? As apostas de Trump para a corrida eleitoral de 2020

Cristobal Herrera / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, previu que o seu rival democrata nas eleições de 2020 para a Casa Branca deverá ser ou o ex-vice-presidente Joe Biden ou o senador de esquerda Bernie Sanders.

“Eu penso que serão o louco do Bernie Sanders e o sonolento do Joe Biden os dois finalistas a apresentarem-se contra aquela que talvez seja a melhor economia na história do nosso país (e muitas outras coisas)”, afirmou Trump, na noite de terça-feira, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

Espero enfrentar qualquer um deles“, acrescentou o presidente. Numa mensagem anterior no Twitter, Trump criticou Sanders pela sua oposição à reforma tributária, apesar de ter sido beneficiado por esta graças às suas altas receitas nos últimos anos.

Sanders tornou público na segunda-feira as suas declarações fiscais da última década, que revelaram rendimentos acima de um milhão de dólares em 2017 e 2018, graças aos lucros com o seu livro, e cerca de 600 mil dólares em 2019.

“Bernie Sanders e a sua mulher deveriam pagar impostos pré-Trump sobre os seus rendimentos de quase 600 mil dólares. Ele sempre reclamou sobre os cortes de impostos, exceto quando é beneficiário. Eles fizeram uma fortuna com Trump, como o resto, e isso é uma coisa boa”, declarou o presidente norte-americano.

Em resposta a todas estas mensagens de Trump, Sanders também disse no Twitter: “Parece que o Presidente Trump está assustado com a nossa campanha“.

Sanders, que competiu sem sucesso em 2016 nas eleições primárias dos democratas contra Hillary Clinton, e Joe Biden, o vice-presidente de Barack Obama entre 2009 e 2017, são os favoritos, de acordo com todas as sondagens, para disputar a presidência norte-americana contra Trump em 2020.

Ainda sobre Sanders, o presidente dos EUA criticou a Fox News, por uma entrevista com o democrata que, segundo o presidente, não deixou entrar os apoiantes de Trump. “O que há de errado com a Fox News?”, perguntou Donald Trump.

Em relação a Biden, o presidente norte-americano disse recentemente aos jornalistas que não se sente ameaçado pelo candidato democrata, argumentando que o antigo vice-presidente é o seu pior inimigo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais seis mortos e 854 casos de covid-19. Lisboa com 49% das novas infeções

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 854 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal …

Novo primeiro-ministro belga nomeado após 16 meses de crise política

O atual ministro das Finanças da Bélgica, Alexander de Croo, toma posse esta quinta-feira como primeiro-ministro, depois de ter sido na quarta-feira formalmente nomeado para o cargo, pondo fim a uma longa maratona de 16 …

Cortes de água, luz, gás e telecomunicações regressam esta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, regressam os cortes de água, eletricidade, gás natural e telecomunicações para todos os consumidores em situação de desemprego, com uma quebra de rendimentos de, pelo menos, 20% ou que estejam infetados …

Moderna contradiz Trump. Não haverá vacina até às eleições

O diretor-executivo da farmacêutica Moderna Therapeutics, que está a desenvolver uma das mais avançadas vacinas para a covid-19, disse que esta não estará pronta até às eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em declarações ao jornal Financial …

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …