“Sem relevância arquitetónica”, San Siro tem os dias contados

alouhi / Flickr

Estádio Giuseppe Meazza “San Siro”, em Milão

É provável que o Estádio Giuseppe Meazza, também conhecido apenas por San Siro, em Milão, vá ser substituído por um novo estádio, depois de a autoridade do património da Itália não ter levantado objeções à sua demolição.

De acordo com a BBC, o parecer vai ao encontro das intenções do AC Milan e do Inter Milan, clubes italianos que partilham o Estádio Giuseppe Meazza, construído em 1926. No ano passado, os dois emblemas entraram com um pedido de construção de um novo estádio de 60 mil lugares.

Embora a aprovação das autoridades do património não seja a decisão final, é um passo importante para a implementação deste plano. De acordo com o parecer das autoridades municipais de Milão, proprietária do local, o estádio não tem um significado arquitetónico relevante que impeça a sua demolição.

Segundo a emissora britânica, San Siro já passou por várias reformas ao longo dos anos, sobretudo quando foi reestruturado para o Mundial de 1990, e apenas uma pequena parte da estrutura original do estádio ainda se mantém.

O relatório divulgado pelo jornal La Repubblica, citado pelo site Sapo Desporto, concluiu que se trata apenas de uma infraestrutura “em contínua transformação para cumprir as necessidades de circulação de público, segurança e entretenimento”.

Os representantes da cidade, incluindo o autarca Giuseppe Sala, têm questionado os planos de demolir completamente a lendária arena e os clubes já chegaram a alterar os seus projetos iniciais.

Os planos em cima da mesa apontam para a construção de um parque de estacionamento ou de campos para equipas secundárias no local do atual recinto, com o novo estádio a ser edificado no terreno mesmo ao seu lado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …

Já há uma explicação científica para as "dunas" do céu do Norte

Um ano depois da sua observação, as auroras de dunas, ou auroras boreais em forma de duna, já possuem confirmação e explicação científica. A aurora boreal nasce quando as partículas carregadas expelidas pelo Sol, como eletrões, …

Praia. Desporto e equipamentos de lazer vão ter regras novas

O Governo aprovou esta quinta-feira as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de …

Bastião trabalhista derrotado. Conservadores conseguem vitória na "muralha vermelha" britânica

Os conservadores conseguiram derrubar o domínio trabalhista do círculo de Hartlepool. Jill Mortimer venceu com mais de 50% dos votos e ajudou a reforçar a maioria de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. O antigo deputado trabalhista Mike …

Curso de Medicina na Católica vai custar 100 mil euros. Candidaturas terminam este mês

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou, em setembro do ano passado, ter recebido luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para o curso de Medicina. Agora, sabe-se que vai custar …

Ivo Rosa deixa colegas "estupefactos" com violação de regra sagrada do Direito

O Conselho Superior da Magistratura recebeu várias queixas de juízes desembargadores contra Ivo Rosa. Em causa estão decisões do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, especialmente no âmbito do processo Operação Marquês, que vão …