“Sem relevância arquitetónica”, San Siro tem os dias contados

alouhi / Flickr

Estádio Giuseppe Meazza “San Siro”, em Milão

É provável que o Estádio Giuseppe Meazza, também conhecido apenas por San Siro, em Milão, vá ser substituído por um novo estádio, depois de a autoridade do património da Itália não ter levantado objeções à sua demolição.

De acordo com a BBC, o parecer vai ao encontro das intenções do AC Milan e do Inter Milan, clubes italianos que partilham o Estádio Giuseppe Meazza, construído em 1926. No ano passado, os dois emblemas entraram com um pedido de construção de um novo estádio de 60 mil lugares.

Embora a aprovação das autoridades do património não seja a decisão final, é um passo importante para a implementação deste plano. De acordo com o parecer das autoridades municipais de Milão, proprietária do local, o estádio não tem um significado arquitetónico relevante que impeça a sua demolição.

Segundo a emissora britânica, San Siro já passou por várias reformas ao longo dos anos, sobretudo quando foi reestruturado para o Mundial de 1990, e apenas uma pequena parte da estrutura original do estádio ainda se mantém.

O relatório divulgado pelo jornal La Repubblica, citado pelo site Sapo Desporto, concluiu que se trata apenas de uma infraestrutura “em contínua transformação para cumprir as necessidades de circulação de público, segurança e entretenimento”.

Os representantes da cidade, incluindo o autarca Giuseppe Sala, têm questionado os planos de demolir completamente a lendária arena e os clubes já chegaram a alterar os seus projetos iniciais.

Os planos em cima da mesa apontam para a construção de um parque de estacionamento ou de campos para equipas secundárias no local do atual recinto, com o novo estádio a ser edificado no terreno mesmo ao seu lado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.