Enquanto algumas pessoas se divertem a ver filmes de ficção científica, outras há que parecem querer assegurar o seu futuro pedindo patentes sobre coisas que ainda estão bastante distantes da realidade.
Parece ser esse o caso da Samsung, que quer uma patente sobre uma lente de contacto com câmara e display integrados.
A ideia de adicionar componentes electrónicos a uma lente de contacto não é nova, e já têm sido feitas experiências com componentes electrónicos flexíveis.
No entanto, da realidade actual – mesmo a médio prazo – até ao que a Samsung propõe na sua patente, vai uma gigantesca distância.
O pedido de patente da Samsung apresenta uma lente de contacto electrónica, que seria a resposta a tudo o que os fãs da tecnologia pedem: tem um ecrã e uma câmara integrados, permitindo captar as imagens do mundo real, e simultaneamente apresentar uma visão “aumentada” desse mundo.
A patente prevê também comunicação wireless com um smartphone, onde seria feito o processamento.
Mas já que estamos numa onda de futurologia, porque não imaginar que o processamento seria feito na própria lente, e que teria autonomia ilimitada usando energia captada do próprio utilizador?
Nada garante para já que o pedido de patente seja aceite.
Mas se for, que tal começarmos já a pedir patentes sobre tele-transporte, veículos movidos por anti-gravidade, e um xarope que dê vida eterna?
Mário é uma boa ideia faz sentido um abraço
Já os teus comentários “ao lado”, infelizmente, não fazem qualquer sentido!!