Samsung pede patente para lente de contacto com câmara e ecrã

bizilagun / FLickr

Enquanto algumas pessoas se divertem a ver filmes de ficção científica, outras há que parecem querer assegurar o seu futuro pedindo patentes sobre coisas que ainda estão bastante distantes da realidade.

Parece ser esse o caso da Samsung, que quer uma patente sobre uma lente de contacto com câmara e display integrados.

A ideia de adicionar componentes electrónicos a uma lente de contacto não é nova, e já têm sido feitas experiências com componentes electrónicos flexíveis.

No entanto, da realidade actual – mesmo a médio prazo – até ao que a Samsung propõe na sua patente, vai uma gigantesca distância.

O pedido de patente da Samsung apresenta uma lente de contacto electrónica, que seria a resposta a tudo o que os fãs da tecnologia pedem: tem um ecrã e uma câmara integrados, permitindo captar as imagens do mundo real, e simultaneamente apresentar uma visão “aumentada” desse mundo.

A patente prevê também comunicação wireless com um smartphone, onde seria feito o processamento.

(dr) Samsung

Lente de contacto inteligente da Samsung

Esquema da lente de contacto inteligente da Samsung apresentado no pedido de patente

Mas já que estamos numa onda de futurologia, porque não imaginar que o processamento seria feito na própria lente, e que teria autonomia ilimitada usando energia captada do próprio utilizador?

Nada garante para já que o pedido de patente seja aceite.

Mas se for, que tal começarmos já a pedir patentes sobre tele-transporte, veículos movidos por anti-gravidade, e um xarope que dê vida eterna?

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Única central nuclear iraniana suspende atividade após situação de emergência

A única central nuclear do Irão registou, este domingo, uma situação de emergência temporária que implicou a suspensão da sua atividade e por motivos ainda inexplicáveis, informou a televisão estatal. Um responsável da empresa elétrica estatal …

Forças Armadas com mais 252 operacionais prontos para apoiar no combate à pandemia

As Forças Armadas têm 252 militares prontos para ajudar no combate à pandemia, dos quais mais de metade para apoiar a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Atualmente, esta é a …

UEFA investiga incidentes discriminatórios no Hungria-Portugal

A UEFA anunciou ter aberto um inquérito para apurar “eventuais incidentes discriminatórios” nos jogos da Hungria, no Euro 2020 de futebol, com Portugal (0-3) e França (1-1), disputados na Arena Puskás, em Budapeste. De acordo com …

Financiamento da TAP travado em Bruxelas

O plano de reestruturação da TAP, que prevê injetar na empresa até 3,72 mil milhões de euros até 2024, continua à espera de uma resposta de Bruxelas. O Governo esperava obter luz verde de Bruxelas em …

Jogos Olímpicos vão poder ter até 10 mil japoneses nas bancadas

As autoridades japonesas decidiram permitir que até 10 mil espetadores possam assistir aos eventos dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 nas bancadas, mesmo reservando o direito de reverter a decisão. Segundo o anúncio dos organizadores, as autoridades …

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão"

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão", um local arqueológico conhecido pelas evidências de rituais e sacrifícios humanos. De acordo com o site Live Science, uma equipa de arqueólogos encontrou cerca de 130 casas no …

Preços das casas não subiam tanto há mais de dois anos

Os preços da habitação registaram uma subida de 2,5% em relação ao mês anterior. Não subiam tanto há mais de dois anos. O preço de venda das casas em Portugal Continental registou um aumento de 2,5% …

Tragédia de Pedrógão pode "repetir-se em vários locais deste país"

Após quatro anos do grande incêndio que vitimou 66 pessoas, a região de Pedrógão Grande está de novo em ponto de combustão. A 17 de junho de 2017 o incêndio de Pedrógão Grande matou 66 …

"Apocalipse dos insetos". Novos dados associam queda de população a barragens

A população de insetos está em declínio, naquilo a que chamam de "Apocalipse dos insetos". Um novo estudo associa este problema às barragens. Os insetos são o grupo de animais mais numeroso do planeta. Existem cerca …

PS com o pior resultado desde março de 2020. Direita rejubila

Na nova sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e o CM/CMTV, todos sobem nas intenções de voto menos o PS. A mais recente sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e …