Samsung apresenta bateria revolucionária que carrega 500 km em 20 minutos

(dr) Samsung SDI

-

A Samsung aproveitou a presença no Salão de Detroit para revelar a próxima geração de baterias de alta densidade que promete revolucionar o setor automóvel e mesmo, sem falsos exageros, o mundo como o conhecemos

A Samsung SDI, divisão de investigação da empresa sul-coreana, anunciou em Detroit uma nova bateria para automóveis com uma supercarga em 20 minutos – ou seja, a bateria precisa apenas de 20 minutos para ser carregada com 500 quilómetros de autonomia.

Estes 500 quilómetros correspondem a cerca de 80% da capacidade total destas baterias que, totalmente carregadas, contarão com uma autonomia superior a 600 quilómetros – superior portanto às baterias do Tesla Model S – que já são correntemente, de longe, as de maior autonomia no mercado, com cerca de 470 km.

O facto de as novas baterias da Samsung atingirem uma autonomia já superior a esta com uma supercarga de 20 minutos é, por si só, notável.

(dr) Samsung SDI

As novas baterias foram apresentadas no  International Auto Show 2016, em Detroit

As novas baterias foram apresentadas no International Auto Show 2016, em Detroit

Para se ter uma ideia, as novas baterias da Samsung contarão com 24 células de 6-8 kWh cada uma, enquanto uma bateria atual é composta por 12 células de 2-3 kWh.

As novas baterias de alta densidade da empresa sul coreana, que atualmente fabrica as baterias para os veículos elétricos da construtora alemã BMW, deverão ser produzidas em massa a partir de 2021.

Até lá, o reino dos carros eléctricos com autonomia decente ainda é dominado pela Tesla.

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

    • Realmente… mais um titulo de “alta qualidade”!…
      Segundo ao ZAP, este carregador, invés de mostrar a corrente (A) durante a carga, vai mostrar Km…

      • Caro Eu! (e restantes leitores),
        Obrigado pelos reparos.
        Antes de mais, e ignorando os “segundo ao ZAP” e os “invés de” sem “ao”, que podem ser mero fruto da distracção, perdoem que salientemos, em nome do rigor pretendido, que km se escreve sempre com k minúsculo e nunca com s.
        Indo ao que interessa.
        O ZAP sabe exactamente o que uma bateria carrega (já agora, é Ampères-hora), mas usou uma figura de estilo para salientar a autonomia obtida com o tempo de carga.
        Para o que interessa, e em linguagem comum (a que o ZAP usa), a autonomia de uma bateria não se mede em volts, mede-se no produto obtido com essa carga – horas de conversação num telemóvel, quilómetros percorridos num veículo, etc.
        Esse é o estilo do ZAP, goste-se ou não. Porque achamos que podemos ter uma linguagem comum, e ser rigorosos.
        As nossas desculpas aos estimados leitores que não gostam. Esperamos que possam prescindir do gosto, recolher a informação e desfrutar ainda assim da leitura.

        • A capacidade das baterias (em português!) mede-se em amperes-hora (Ah) (sem acentos!) e não em volts (V) ou muito menos em quilómetros (km)!!
          Cada um com o sei “estilo”, mas parece-me que, para o leitor comum, um titulo minimamente correcto seria algo do género: “Samsung apresenta bateria revolucionária que, em 20 minutos, fica com um carga que permite percorrer 500km”!
          .
          PS: O “invés” não é para ignorar; é mesmo assim e está correctíssimo!

          • Caro Eu!
            Tem toda a razão no “invés”. Vemos que quase que já usa correctamente o “km”.
            Quanto ao título “Samsung apresenta bateria revolucionária que, em 20 minutos, fica com um carga que permite percorrer 500km”, pensámos de facto em fazê-lo quase tal qual o escreveu. Mas sendo a Samsung e não uma qualquer Tesla a fazê-lo, ocorreu-nos que seria muito mais clarificador dar ao texto o título de “Samsung apresenta bateria revolucionária para automóveis que, em 20 minutos, fica com um carga que permite percorrer 500 km”.
            Mas em vez de o fazer, veja lá, deu-nos a loucura de escrever apenas “Samsung apresenta bateria revolucionária que carrega 500 km em 20 minutos”. Em abono da verdade, o “revolucionária” podia ter caído – uma bateria que “carrega km” é-o por natureza, não é?
            Diga-nos. Não percebeu mesmo, instantaneamente, o significado exacto do nosso peculiar titulo no momento em que o leu?

          • Caro Eu
            Faça uma experiência simples.
            Numa pilha de 1,5V obtém,com um aparelho de medida,uma leitura superior a este valor.
            Significa que a pilha tem capacidade em Amperes,ou seja,pode fornecer corrente.
            Por analogia.
            O alternador de um automóvel quando carrega a bateria deste ultrapassa os 12V actuais e não deve superar oa 14V para a não danificar.
            Na minha modesta opinião há sempre uma relação entre Volts/Amperes.

        • “Quem com ferro mata, com ferro morre”…
          Ultimamente, em alguns artigos que tenho lido, a ZAP tem estado aquela coisa nas respostas aos “sabichões”… muito bem…

  1. Vamos a ver se em breve não teremos baterias mais caras do que o próprio automóvel, pelo menos por cá há que estar atento pois oportunistas e impostos é coisa que não falta.

  2. respostas á come e cala.
    é bom,um reparo por algo que c«valha a pena ainda vai,agora como os desta noticia…será que nao ha mais nada que fazer?

    em relaçao á noticia:
    eletricos sao o futuro, e é bom ver que a evoluçao dá passos largos.

    agora é so meter som de carro com motor de combustao nos electricos e têm o meu voto.

  3. Só um reparo: as baterias carregam em amperes e descarregam em amperes-hora, ou seja, uma bateria com autonomia de 100 amperes-hora levará dez horas a descarregar uma carga de 10 amperes por hora…

RESPONDER

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …