Samsung apresenta bateria revolucionária que carrega 500 km em 20 minutos

(dr) Samsung SDI

-

A Samsung aproveitou a presença no Salão de Detroit para revelar a próxima geração de baterias de alta densidade que promete revolucionar o setor automóvel e mesmo, sem falsos exageros, o mundo como o conhecemos

A Samsung SDI, divisão de investigação da empresa sul-coreana, anunciou em Detroit uma nova bateria para automóveis com uma supercarga em 20 minutos – ou seja, a bateria precisa apenas de 20 minutos para ser carregada com 500 quilómetros de autonomia.

Estes 500 quilómetros correspondem a cerca de 80% da capacidade total destas baterias que, totalmente carregadas, contarão com uma autonomia superior a 600 quilómetros – superior portanto às baterias do Tesla Model S – que já são correntemente, de longe, as de maior autonomia no mercado, com cerca de 470 km.

O facto de as novas baterias da Samsung atingirem uma autonomia já superior a esta com uma supercarga de 20 minutos é, por si só, notável.

(dr) Samsung SDI

As novas baterias foram apresentadas no  International Auto Show 2016, em Detroit

As novas baterias foram apresentadas no International Auto Show 2016, em Detroit

Para se ter uma ideia, as novas baterias da Samsung contarão com 24 células de 6-8 kWh cada uma, enquanto uma bateria atual é composta por 12 células de 2-3 kWh.

As novas baterias de alta densidade da empresa sul coreana, que atualmente fabrica as baterias para os veículos elétricos da construtora alemã BMW, deverão ser produzidas em massa a partir de 2021.

Até lá, o reino dos carros eléctricos com autonomia decente ainda é dominado pela Tesla.

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

    • Realmente… mais um titulo de “alta qualidade”!…
      Segundo ao ZAP, este carregador, invés de mostrar a corrente (A) durante a carga, vai mostrar Km…

      • Caro Eu! (e restantes leitores),
        Obrigado pelos reparos.
        Antes de mais, e ignorando os “segundo ao ZAP” e os “invés de” sem “ao”, que podem ser mero fruto da distracção, perdoem que salientemos, em nome do rigor pretendido, que km se escreve sempre com k minúsculo e nunca com s.
        Indo ao que interessa.
        O ZAP sabe exactamente o que uma bateria carrega (já agora, é Ampères-hora), mas usou uma figura de estilo para salientar a autonomia obtida com o tempo de carga.
        Para o que interessa, e em linguagem comum (a que o ZAP usa), a autonomia de uma bateria não se mede em volts, mede-se no produto obtido com essa carga – horas de conversação num telemóvel, quilómetros percorridos num veículo, etc.
        Esse é o estilo do ZAP, goste-se ou não. Porque achamos que podemos ter uma linguagem comum, e ser rigorosos.
        As nossas desculpas aos estimados leitores que não gostam. Esperamos que possam prescindir do gosto, recolher a informação e desfrutar ainda assim da leitura.

        • A capacidade das baterias (em português!) mede-se em amperes-hora (Ah) (sem acentos!) e não em volts (V) ou muito menos em quilómetros (km)!!
          Cada um com o sei “estilo”, mas parece-me que, para o leitor comum, um titulo minimamente correcto seria algo do género: “Samsung apresenta bateria revolucionária que, em 20 minutos, fica com um carga que permite percorrer 500km”!
          .
          PS: O “invés” não é para ignorar; é mesmo assim e está correctíssimo!

          • Caro Eu!
            Tem toda a razão no “invés”. Vemos que quase que já usa correctamente o “km”.
            Quanto ao título “Samsung apresenta bateria revolucionária que, em 20 minutos, fica com um carga que permite percorrer 500km”, pensámos de facto em fazê-lo quase tal qual o escreveu. Mas sendo a Samsung e não uma qualquer Tesla a fazê-lo, ocorreu-nos que seria muito mais clarificador dar ao texto o título de “Samsung apresenta bateria revolucionária para automóveis que, em 20 minutos, fica com um carga que permite percorrer 500 km”.
            Mas em vez de o fazer, veja lá, deu-nos a loucura de escrever apenas “Samsung apresenta bateria revolucionária que carrega 500 km em 20 minutos”. Em abono da verdade, o “revolucionária” podia ter caído – uma bateria que “carrega km” é-o por natureza, não é?
            Diga-nos. Não percebeu mesmo, instantaneamente, o significado exacto do nosso peculiar titulo no momento em que o leu?

          • Caro Eu
            Faça uma experiência simples.
            Numa pilha de 1,5V obtém,com um aparelho de medida,uma leitura superior a este valor.
            Significa que a pilha tem capacidade em Amperes,ou seja,pode fornecer corrente.
            Por analogia.
            O alternador de um automóvel quando carrega a bateria deste ultrapassa os 12V actuais e não deve superar oa 14V para a não danificar.
            Na minha modesta opinião há sempre uma relação entre Volts/Amperes.

        • “Quem com ferro mata, com ferro morre”…
          Ultimamente, em alguns artigos que tenho lido, a ZAP tem estado aquela coisa nas respostas aos “sabichões”… muito bem…

  1. Vamos a ver se em breve não teremos baterias mais caras do que o próprio automóvel, pelo menos por cá há que estar atento pois oportunistas e impostos é coisa que não falta.

  2. respostas á come e cala.
    é bom,um reparo por algo que c«valha a pena ainda vai,agora como os desta noticia…será que nao ha mais nada que fazer?

    em relaçao á noticia:
    eletricos sao o futuro, e é bom ver que a evoluçao dá passos largos.

    agora é so meter som de carro com motor de combustao nos electricos e têm o meu voto.

  3. Só um reparo: as baterias carregam em amperes e descarregam em amperes-hora, ou seja, uma bateria com autonomia de 100 amperes-hora levará dez horas a descarregar uma carga de 10 amperes por hora…

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …