Samsung apresenta bateria revolucionária que carrega 500 km em 20 minutos

(dr) Samsung SDI

-

A Samsung aproveitou a presença no Salão de Detroit para revelar a próxima geração de baterias de alta densidade que promete revolucionar o setor automóvel e mesmo, sem falsos exageros, o mundo como o conhecemos

A Samsung SDI, divisão de investigação da empresa sul-coreana, anunciou em Detroit uma nova bateria para automóveis com uma supercarga em 20 minutos – ou seja, a bateria precisa apenas de 20 minutos para ser carregada com 500 quilómetros de autonomia.

Estes 500 quilómetros correspondem a cerca de 80% da capacidade total destas baterias que, totalmente carregadas, contarão com uma autonomia superior a 600 quilómetros – superior portanto às baterias do Tesla Model S – que já são correntemente, de longe, as de maior autonomia no mercado, com cerca de 470 km.

O facto de as novas baterias da Samsung atingirem uma autonomia já superior a esta com uma supercarga de 20 minutos é, por si só, notável.

(dr) Samsung SDI

As novas baterias foram apresentadas no  International Auto Show 2016, em Detroit

As novas baterias foram apresentadas no International Auto Show 2016, em Detroit

Para se ter uma ideia, as novas baterias da Samsung contarão com 24 células de 6-8 kWh cada uma, enquanto uma bateria atual é composta por 12 células de 2-3 kWh.

As novas baterias de alta densidade da empresa sul coreana, que atualmente fabrica as baterias para os veículos elétricos da construtora alemã BMW, deverão ser produzidas em massa a partir de 2021.

Até lá, o reino dos carros eléctricos com autonomia decente ainda é dominado pela Tesla.

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

    • Realmente… mais um titulo de “alta qualidade”!…
      Segundo ao ZAP, este carregador, invés de mostrar a corrente (A) durante a carga, vai mostrar Km…

      • Caro Eu! (e restantes leitores),
        Obrigado pelos reparos.
        Antes de mais, e ignorando os “segundo ao ZAP” e os “invés de” sem “ao”, que podem ser mero fruto da distracção, perdoem que salientemos, em nome do rigor pretendido, que km se escreve sempre com k minúsculo e nunca com s.
        Indo ao que interessa.
        O ZAP sabe exactamente o que uma bateria carrega (já agora, é Ampères-hora), mas usou uma figura de estilo para salientar a autonomia obtida com o tempo de carga.
        Para o que interessa, e em linguagem comum (a que o ZAP usa), a autonomia de uma bateria não se mede em volts, mede-se no produto obtido com essa carga – horas de conversação num telemóvel, quilómetros percorridos num veículo, etc.
        Esse é o estilo do ZAP, goste-se ou não. Porque achamos que podemos ter uma linguagem comum, e ser rigorosos.
        As nossas desculpas aos estimados leitores que não gostam. Esperamos que possam prescindir do gosto, recolher a informação e desfrutar ainda assim da leitura.

        • A capacidade das baterias (em português!) mede-se em amperes-hora (Ah) (sem acentos!) e não em volts (V) ou muito menos em quilómetros (km)!!
          Cada um com o sei “estilo”, mas parece-me que, para o leitor comum, um titulo minimamente correcto seria algo do género: “Samsung apresenta bateria revolucionária que, em 20 minutos, fica com um carga que permite percorrer 500km”!
          .
          PS: O “invés” não é para ignorar; é mesmo assim e está correctíssimo!

          • Caro Eu!
            Tem toda a razão no “invés”. Vemos que quase que já usa correctamente o “km”.
            Quanto ao título “Samsung apresenta bateria revolucionária que, em 20 minutos, fica com um carga que permite percorrer 500km”, pensámos de facto em fazê-lo quase tal qual o escreveu. Mas sendo a Samsung e não uma qualquer Tesla a fazê-lo, ocorreu-nos que seria muito mais clarificador dar ao texto o título de “Samsung apresenta bateria revolucionária para automóveis que, em 20 minutos, fica com um carga que permite percorrer 500 km”.
            Mas em vez de o fazer, veja lá, deu-nos a loucura de escrever apenas “Samsung apresenta bateria revolucionária que carrega 500 km em 20 minutos”. Em abono da verdade, o “revolucionária” podia ter caído – uma bateria que “carrega km” é-o por natureza, não é?
            Diga-nos. Não percebeu mesmo, instantaneamente, o significado exacto do nosso peculiar titulo no momento em que o leu?

          • Caro Eu
            Faça uma experiência simples.
            Numa pilha de 1,5V obtém,com um aparelho de medida,uma leitura superior a este valor.
            Significa que a pilha tem capacidade em Amperes,ou seja,pode fornecer corrente.
            Por analogia.
            O alternador de um automóvel quando carrega a bateria deste ultrapassa os 12V actuais e não deve superar oa 14V para a não danificar.
            Na minha modesta opinião há sempre uma relação entre Volts/Amperes.

        • “Quem com ferro mata, com ferro morre”…
          Ultimamente, em alguns artigos que tenho lido, a ZAP tem estado aquela coisa nas respostas aos “sabichões”… muito bem…

  1. Vamos a ver se em breve não teremos baterias mais caras do que o próprio automóvel, pelo menos por cá há que estar atento pois oportunistas e impostos é coisa que não falta.

  2. respostas á come e cala.
    é bom,um reparo por algo que c«valha a pena ainda vai,agora como os desta noticia…será que nao ha mais nada que fazer?

    em relaçao á noticia:
    eletricos sao o futuro, e é bom ver que a evoluçao dá passos largos.

    agora é so meter som de carro com motor de combustao nos electricos e têm o meu voto.

  3. Só um reparo: as baterias carregam em amperes e descarregam em amperes-hora, ou seja, uma bateria com autonomia de 100 amperes-hora levará dez horas a descarregar uma carga de 10 amperes por hora…

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …