Sampaio da Nóvoa avança mesmo que PS apoie Maria de Belém

Mário Cruz / Lusa

Sampaio da Nóvoa

Sampaio da Nóvoa garante que vai até ao fim, e vai ganhar

António Sampaio da Nóvoa disse esta segunda-feira estar “surpreendido com muito agrado” com o anúncio da candidatura de Maria de Belém à Presidência da República, mas assegurou que continuará na corrida caso o PS declare apoio à sua antiga presidente.

“Acabei de saber agora, estou a ser surpreendido pela notícia, mas a ser surpreendido com muito agrado”, afirmou o candidato presidencial Sampaio da Nóvoa ao ser questionado sobre o anúncio da candidatura de Maria de Belém, feito hoje em comunicado.

À chegada a Vila Real de Santo António, no Algarve, onde está a realizar uma série de etapas de bicicleta para contactar com eleitores, Sampaio da Nóvoa foi questionado sobre se podia garantir que a sua candidatura prosseguiria mesmo no caso de um apoio do PS a Maria de Belém e respondeu que podia até garantir que vai ganhar.

“Posso garantir até uma outra coisa, posso garantir que vou ganhar, que esta candidatura tem uma dinâmica de vitória muito forte, tem uma dinâmica de vitória que sinto nas pessoas, no que me têm dito e na maneira como têm estado com esta candidatura, e eu estou absolutamente convicto de que os portugueses querem a partir de 2016 um presidente de um tipo novo e estou convencido de que essa decisão vai recair na escolha da minha candidatura e da minha pessoa como presidente da República”, respondeu.

À pergunta sobre se isso iria acontecer com ou sem apoio do PS, Sampaio da Nóvoa disse que a sua candidatura “vai querer o apoio de toda a gente, nos mais diversos setores, mas não está dependente do apoio de ninguém”.

“É uma candidatura que já foi muito longe, já tem uma dinâmica, já tem muita gente, já suscitou muitas expectativas, e essas expectativas e essas esperanças não podem ser defraudadas“, acrescentou.

Sobre o anúncio da candidatura de Maria de Belém, Sampaio da Nóvoa afirmou que já vinha há vários meses a dizer que era “muito importante que as pessoas que, genuinamente e com todo o direito e toda a legitimidade, tem intenção de se apresentar à candidatura à Presidência da República o fizessem”, e por isso disse ter ficado “muito agradado que a doutora Maria de Belém tenha anunciado publicamente a sua decisão de se candidatar”.

Sampaio da Nóvoa assegurou ainda que não teve qualquer contacto prévio de Maria de Belém, antes de a antiga ministra da Saúde ter anunciado a candidatura, e afastou a ideia de que a candidatura da antiga presidente do PS é um revés para a sua.

O antigo reitor da Universidade de Lisboa destacou ainda a importância de, no anúncio da sua candidatura, Maria de Belém ter dito que agora era o tempo das legislativas.

“Dizem-me que no anúncio da candidatura de Maria de Belém há um ponto sobre a importância das legislativas. Isto parece-me extraordinariamente importante, que todos tenhamos a frontalidade de declarar a nossa candidatura e ao mesmo tempo de respeitar o tempo das legislativas, porque não adianta nada ter um bom presidente com um mau Governo”, sublinhou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"CSI Marciano" revela como os impactos de asteróide criaram água corrente no Planeta Vermelho

Análises modernas de meteoritos marcianos revelaram detalhes sem precedentes sobre como os impactos dos asteróides ajudam a criar fontes temporárias de água corrente no Planeta Vermelho. As descobertas são o resultado de um tipo de "CSI …

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …