Sampaio da Nóvoa avança mesmo que PS apoie Maria de Belém

Mário Cruz / Lusa

Sampaio da Nóvoa

Sampaio da Nóvoa garante que vai até ao fim, e vai ganhar

António Sampaio da Nóvoa disse esta segunda-feira estar “surpreendido com muito agrado” com o anúncio da candidatura de Maria de Belém à Presidência da República, mas assegurou que continuará na corrida caso o PS declare apoio à sua antiga presidente.

“Acabei de saber agora, estou a ser surpreendido pela notícia, mas a ser surpreendido com muito agrado”, afirmou o candidato presidencial Sampaio da Nóvoa ao ser questionado sobre o anúncio da candidatura de Maria de Belém, feito hoje em comunicado.

À chegada a Vila Real de Santo António, no Algarve, onde está a realizar uma série de etapas de bicicleta para contactar com eleitores, Sampaio da Nóvoa foi questionado sobre se podia garantir que a sua candidatura prosseguiria mesmo no caso de um apoio do PS a Maria de Belém e respondeu que podia até garantir que vai ganhar.

“Posso garantir até uma outra coisa, posso garantir que vou ganhar, que esta candidatura tem uma dinâmica de vitória muito forte, tem uma dinâmica de vitória que sinto nas pessoas, no que me têm dito e na maneira como têm estado com esta candidatura, e eu estou absolutamente convicto de que os portugueses querem a partir de 2016 um presidente de um tipo novo e estou convencido de que essa decisão vai recair na escolha da minha candidatura e da minha pessoa como presidente da República”, respondeu.

À pergunta sobre se isso iria acontecer com ou sem apoio do PS, Sampaio da Nóvoa disse que a sua candidatura “vai querer o apoio de toda a gente, nos mais diversos setores, mas não está dependente do apoio de ninguém”.

“É uma candidatura que já foi muito longe, já tem uma dinâmica, já tem muita gente, já suscitou muitas expectativas, e essas expectativas e essas esperanças não podem ser defraudadas“, acrescentou.

Sobre o anúncio da candidatura de Maria de Belém, Sampaio da Nóvoa afirmou que já vinha há vários meses a dizer que era “muito importante que as pessoas que, genuinamente e com todo o direito e toda a legitimidade, tem intenção de se apresentar à candidatura à Presidência da República o fizessem”, e por isso disse ter ficado “muito agradado que a doutora Maria de Belém tenha anunciado publicamente a sua decisão de se candidatar”.

Sampaio da Nóvoa assegurou ainda que não teve qualquer contacto prévio de Maria de Belém, antes de a antiga ministra da Saúde ter anunciado a candidatura, e afastou a ideia de que a candidatura da antiga presidente do PS é um revés para a sua.

O antigo reitor da Universidade de Lisboa destacou ainda a importância de, no anúncio da sua candidatura, Maria de Belém ter dito que agora era o tempo das legislativas.

“Dizem-me que no anúncio da candidatura de Maria de Belém há um ponto sobre a importância das legislativas. Isto parece-me extraordinariamente importante, que todos tenhamos a frontalidade de declarar a nossa candidatura e ao mesmo tempo de respeitar o tempo das legislativas, porque não adianta nada ter um bom presidente com um mau Governo”, sublinhou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Costa diz que estado de emergência “não está em cima da mesa” (e adia discussão sobre app obrigatória)

O primeiro-ministro António Costa, em entrevista à TVI esta segunda-feira, falou sobre a obrigatoriedade do uso de máscara e da app Stayway Covid, da possibilidade de o país voltar ao estado de emergência e do …

Nove meses depois de ter chegado ao United, Bruno Fernandes vai ser capitão

O futebolista internacional português Bruno Fernandes foi escolhido pelo treinador do Manchester United para usar a braçadeira de capitão no encontro da primeira jornada da Liga dos Campeões. O antigo jogador do Sporting, que deixou os …

Preocupada com casos na Europa e América do Norte, OMS insiste na quebra de cadeias de transmissão

Os responsáveis máximos da Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiram esta segunda-feira na importância de os governos quebrarem as cadeias de transmissão da covid-19 e afirmaram-se preocupados com o aumento de casos na Europa e …

Aquecer resíduos plásticos com microondas pode gerar hidrogénio limpo

Uma equipa de cientistas conseguiu gerar hidrogénio limpo através de um processo simples, aquecendo resíduos plásticos com microondas. O crescente uso de plástico descartável gerou um sério problema ambiental, sendo que, todos os anos, são produzidas …

Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas. Os cristais foram formados há cerca de …

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …