A startup de Inteligência Artificial OpenAI promoveu o maior estudo até agora realizado nos EUA sobre o chamado Rendimento Básico Universal. Conclusão principal: o dinheiro permite às pessoas serem mais exigentes.
Cerca de 3.000 pessoas com idades entre 21 e 40 anos do Texas e Illinois participaram no maior estudo até agora realizado nos EUA sobre Rendimento Básico Universal.
No decorrer do estudo, financiado pela OpenAI, a “mãe” do ChatGPT, os participantes, selecionados entre pessoas que viviam abaixo do limiar de pobreza — com rendimentos até 30 mil dólares anuais — receberam pagamentos incondicionais em dinheiro durante três anos.
Segundo o Quartz, um terço dos participantes recebeu 1000 dólares por mês, cerca de 910 euros, enquanto os outros participantes — o grupo de controlo — receberam 50 dólares.
O estudo concluiu que os participantes que recebiam os cheques maiores tinham mais flexibilidade para procurar o emprego que realmente queriam.
“O dinheiro pode aumentar a capacidade das pessoas para tomar decisões de emprego que estejam de acordo com as suas circunstâncias, objetivos e valores individuais. Os beneficiários tinham mais probabilidades de procurar emprego, mas eram mais seletivos”, escreveram os autores do estudo.
“Graças a este dinheiro e à possibilidade de acumular as minhas poupanças, estou numa posição que me permite ser exigente“, explicou um dos participantes no estudo.
“Não tenho de aceitar um emprego de má qualidade só porque preciso de um rendimento neste momento. Tenho a oportunidade de esperar e tentar encontrar o emprego certo”, detalhou.
Outro dos participantes conta que conseguiu um emprego de nível de entrada, com um salário mais baixo, numa área em que queria trabalhar — e, em dois anos, atingiu um salário de seis dígitos. “Se não tivesse recebido o dinheiro, não poderia ter aceitado essa redução de salário”.
O estudo não encontrou grandes diferenças nos níveis de emprego entre os que receberam pagamentos mais elevados e o grupo de controlo. Os beneficiários apenas aumentaram as suas despesas com necessidades básicas. A alimentação, a habitação e o transporte foram os itens mais importantes.
Os pagamentos ajudaram os beneficiários a pagar necessidades de saúde, como aparelhos dentários e tratamento para o alcoolismo. Embora os pagamentos tenham inicialmente reduzido o stress, muitos dos benefícios para a saúde desapareceram ao fim de dois anos.
Sam Altman tem sido um grande defensor da ideia de um Rendimento Básico Universal, e as suas preocupações com o tema têm uma razão de ser.
Com efeito, é um dado aceite que a Inteligência Artificial, de que Altman é uma das figuras de proa, está a transformar a economia e vai eliminar postos de trabalho em muitas áreas de atividade.
Então, pensará Altman, é preciso ir pensando no que fazer com os milhões de desempregados que a sua IA provavelmente criará.