“Fui salvo pelo galo”. Sobrevivente de Pedro Dias recorda crimes de Aguiar da Beira

Paulo Novais / Lusa

Pedro Dias, suspeito de um duplo homicídio em Aguiar da Beira

Faz hoje três anos que aconteceram os crimes de Aguiar da Beira. Três homicídios que valeram a Pedro Dias a condenação a 25 anos de prisão. O militar que sobreviveu, apesar de baleado por Pedro Dias, fala do que aconteceu e diz que foi “salvo pelo galo”.

O militar da GNR António Ferreira andou às voltas, coberto de sangue, depois de ter sido baleado por Pedro Dias em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda. Na altura, o seu colega, também militar da GNR, estava fechado na mala do carro da força policial, depois de ter sido igualmente atingido por Pedro Dias.

“Tinha sido baleado, estava com o sangue a escorrer-me na cara. Andava às voltas há muito tempo, virava para todos os lados e não encontrava casas. Senti que ia morrer, tinha acabado tudo”, relata António Ferreira em declarações ao Correio da Manhã (CM).

Até que o cantar de um galo serviu como um sinal de esperança. “Ao ouvir o galo foi como se ganhasse novamente forças. Percebi que tinha de haver casas perto, que alguém me podia salvar”, acrescenta o militar, frisando que, “nessa altura”, a sua “maior preocupação era avisar alguém de que o Caetano tinha sido baleado, que estava na mala do carro da GNR”.

Apesar de já terem passado três anos dos crimes que abalaram o país, António Ferreira diz que, ao falar daqueles momentos, “é como se as prateleiras que estão fechadas voltassem a abrir-se”. “Volta tudo, regressam os pesadelos, as noites mal dormidas”, constata.

O militar também frisa que “a falta de respostas nunca dará paz” aos que viveram e sofreram com aqueles momentos. “Não sabermos porque é que o fez, porque matou o Caetano, porque é que depois matou a Liliane e o Luís”, aponta António Ferreira que ainda hoje não consegue visitar a campa do amigo militar que morreu, assassinado por Pedro Dias.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a ser pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …