Para alívio do Governo, Salvini saiu derrotado das eleições em Emília-Romanha

european_parliament / Flickr

Matteo Salvini, ministro do Interior italiano e líder do partido Liga

Nas eleições regionais na Emília-Romanha, no norte de Itália, o partido do antigo vice-primeiro-ministro saiu derrotado com quase oito pontos de diferença.

O Partido Democrático (PD) manteve o poder no bastião da esquerda da Emília-Romanha, na sequência das eleições deste domingo nesta região de Itália. Stefano Bonaccini venceu as eleições com 51,42%. Lúcia Borgonzoni ficou em segundo lugar com 43,63%.

Matteo Salvini, líder do partido italiano Liga, reconheceu a derrota — a sua candidata ficou a quase oito pontos de diferença — e afirmou que fará o que for possível para tentar arrebatar este bastião histórico da esquerda. Emília-Romanha, no norte, é governada há 70 anos por partidos de esquerda.

“Fizemos tudo o que humanamente era possível fazer”, disse Salvini em conferência de imprensa em Bolonha, acompanhado de Borgonzoni, a candidata da coligação das direitas, que incluiu, além da Liga, os conservadores Força Itália, do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, e os ultranacionalistas Irmãos de Itália, entre outros.

“Tomámos nota (dos resultados). Trabalhámos muito mas temos que fazer ainda mais na oposição. Dentro de cinco anos, talvez antes, voltaremos a estar aqui. A mudança em Emília-Romanha está apenas atrasada”, acrescentou.

Segundo a agência Reuters, o antigo vice-primeiro-ministro fez uma forte campanha em Emília-Romanha desde o início do ano, tentando alcançar a vitória que lhe trouxesse também o prenúncio da queda do Governo italiano, que inclui o Partido Democrático e o Movimento 5 Estrelas.

“A maioria sai das eleições regionais mais forte”, disse o líder do Partido Democrático, Nicola Zingaretti, acrescentando que Salvini “falhou na sua tentativa de correr com o Governo”.

Ainda assim, nas eleições na região da Calábria, no sul de Itália, Salvini conseguiu uma vitória. A candidata da direita Jole Santelli obteve 55,40% dos votos, enquanto Filippo Callipo, à frente de partidos de esquerda, totalizou 30,12%.

O Movimento 5 Estrelas, por sua vez, afundou-se nas duas regiões que foram a votos: conseguiu apenas 3,47% na Emília-Romanha e pouco mais de 7% na Calábria.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.