“Salvar o ambiente” com calças de ganga

Diz-se que as calças de ganga “dão bem com tudo”… com o ambiente também?

As calças de ganga vão salvar o ambiente? De forma literal, não; mas uma simples mudança no seu fabrico pode reduzir significativamente o impacto que esta indústria tem no ambiente.

Um estudo, publicado recentemente na Nature Communications, apresentou uma técnica inovadora para tingir as calças de ganga, utilizando um químico natural chamado indicano que se torna azul com a incidência da luz solar.

Esta técnica promete revolucionar da indústria, reduzindo significativamente o seu impacto ambiental.

Tradicionalmente, a ganga é tingida com índigo – um composto que inicialmente era extraído de plantas, mas que passou a ser sintetizado com recurso a químicos prejudiciais como o ditionito de sódio, que torna o índigo solúvel em água, para que possa ser usado na pintura.

Essa técnica requer o uso de químicos prejudiciais como o ditionito de sódio, resultando em emissões tóxicas que afetam tanto a saúde dos trabalhadores têxteis como o meio ambiente.

Agora, um grupo de investigadores da Universidade Técnica da Dinamarca conseguiu desenvolver um método que substitui o índigo sintético pelo indicano, que é solúvel e elimina a necessidade desses químicos agressivos.

Há, no entanto, um entrave nesta nova técnica: como refere a New Scientist, o indicano é incolor.

Por esse motivo, o composto tem de ser convertido em índigo – processo que pode ser realizado simplesmente expondo-os ao sol por várias horas.

“Não sei se as pessoas iriam gostar disso, mas, com o tempo, à medida que iam usando as calças, embebidos em indicano sob a luz solar, elas ficariam azuis”, explicou Ditte Hededam Welner, uma das líderes da investigação, citada pela New Scientist.

Foram exploradas duas alternativas para acelerar este processo: a utilização de enzimas vegetais e luzes elétricas, alcançando uma redução de 73% e 92% no impacto ambiental, respetivamente, em comparação com os métodos tradicionais.

Contudo, falta decifrar se será possível estabelecer uma cadeia de fornecimento para as 80.000 toneladas de indicano necessárias anualmente para produzir os cerca de 4 mil milhões de pares de calças de ganga fabricados globalmente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.