Campanha internacional quer salvar leões subnutridos em parque no Sudão

Várias fotografias de leões subnutridos no zoo de Al-Qureshi, no Sudão, atraíram a atenção de milhares de pessoas, que tentam agora salvar os animais.

O fotógrafo Ashraf Shazly encontrou cinco leões malnutridos, enjaulados e sem forças para se movimentarem, no parque de Al-Qureshi, em Cartum, capital do Sudão. O sudanês não hesitou e fotografou os animais, publicando mais tarde as fotografias no Facebook.

“Depois de ver os incêndios na Austrália matarem tantas criaturas preciosas, ver estes animais enjaulados e a serem tratados desta maneira fez o meu sangue ferver”, escreveu, numa publicação datada de 18 de janeiro.

Segundo a Visão, o jardim zoológico Al-Qureshi é administrado pelo governo da cidade e financiado em parte por doadores privados. Essamelddine Hajjar, gerente do parque, disse à Agência France Press que “nem sempre há comida disponível; muitas vezes compramos com o nosso próprio dinheiro para alimentá-los”.

A culpa é atribuída aos responsáveis do governo. “A receita mensal do parque não é suficiente para alimentar um leão por uma semana”, disse Salih que, desde a partilha inicial, vem atualizando o caso, com fotografias e vídeos no Facebook.

للأسف الشديد اللبوة ماتت. اللبوه التانية مستجيبة للأدوية. والأسد كويس.I regret to inform you that the sick female lion has died. The other female is getting better and the male is OK.#اسود_حديقة_القرشي

Publicado por Osman Salih em Segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

As publicações do fotógrafo atraíram a atenção de milhares de pessoas que iniciaram uma campanha internacional online para ajudar os animais, que adotou a hashtag #SudanAnimalRescue.

Os leões receberam doações de carne picada feitas por locais e a associação não lucrativa Four Paws ofereceu ajuda para reabilitar os animais. No entanto, apesar das ofertas, Salih ainda não criou um plano para recolher as doações, isto depois de lhe ter sido negado o uso dos fundos doados através da aplicação GoFundMe, devido ao facto de o Sudão ser alvo de sanções económicas por parte dos Estados Unidos.

Este episódio acontece numa altura em que o país atravessa uma crise económica que ez aumentar o preços dos alimentos. Contudo, a falta de condições dos animais selvagens não é exclusiva deste parque: segundo a African Wildlife Foundation, há falta de informação sobre o número de animais a viver em cativeiro, mas calcula-se que, nos últimos 20 anos, a população de leões tenha decaído mais de 43%.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …

Há mais três mortos e 756 novos casos de covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 756 casos de infeção por covid-19 e três pessoas morreram. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista …

Mensagem em garrafa atravessou o Atlântico e foi encontrada nos Açores

Três anos depois de ter sido lançada ao mar, uma mensagem numa garrafa uniu dois adolescentes separados pelo Oceano Atlântico. Em 2018, durante um feriado (25 de novembro) no estado norte-americano de Rhode Island, no leste …

Afinal, autoagendamento só avança para maiores de 37 anos (e não 35)

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 vai ficar disponível apenas para pessoas com mais de 37 anos esta segunda-feira, ao contrário do que informou, domingo, a task-force de vacinação. Ao contrário do que estava previsto, …

Retomado voo entre Portugal e a China após duas semanas de suspensão

Depois de ter sido suspensa por duas semanas, a ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana. A ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana, …

Líder do CDS diz que Portugal é uma "república das bananas" que já nem pune os criminosos

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou o Governo de "descongestionar as cadeias à boleia de um pretexto sanitário". O regime especial de perdão das penas, aprovado em abril de 2020, continua em vigor, …