/

Campanha internacional quer salvar leões subnutridos em parque no Sudão

Várias fotografias de leões subnutridos no zoo de Al-Qureshi, no Sudão, atraíram a atenção de milhares de pessoas, que tentam agora salvar os animais.

O fotógrafo Ashraf Shazly encontrou cinco leões malnutridos, enjaulados e sem forças para se movimentarem, no parque de Al-Qureshi, em Cartum, capital do Sudão. O sudanês não hesitou e fotografou os animais, publicando mais tarde as fotografias no Facebook.

“Depois de ver os incêndios na Austrália matarem tantas criaturas preciosas, ver estes animais enjaulados e a serem tratados desta maneira fez o meu sangue ferver”, escreveu, numa publicação datada de 18 de janeiro.

Segundo a Visão, o jardim zoológico Al-Qureshi é administrado pelo governo da cidade e financiado em parte por doadores privados. Essamelddine Hajjar, gerente do parque, disse à Agência France Press que “nem sempre há comida disponível; muitas vezes compramos com o nosso próprio dinheiro para alimentá-los”.

A culpa é atribuída aos responsáveis do governo. “A receita mensal do parque não é suficiente para alimentar um leão por uma semana”, disse Salih que, desde a partilha inicial, vem atualizando o caso, com fotografias e vídeos no Facebook.

للأسف الشديد اللبوة ماتت. اللبوه التانية مستجيبة للأدوية. والأسد كويس.I regret to inform you that the sick female lion has died. The other female is getting better and the male is OK.#اسود_حديقة_القرشي

Publicado por Osman Salih em Segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

As publicações do fotógrafo atraíram a atenção de milhares de pessoas que iniciaram uma campanha internacional online para ajudar os animais, que adotou a hashtag #SudanAnimalRescue.

Os leões receberam doações de carne picada feitas por locais e a associação não lucrativa Four Paws ofereceu ajuda para reabilitar os animais. No entanto, apesar das ofertas, Salih ainda não criou um plano para recolher as doações, isto depois de lhe ter sido negado o uso dos fundos doados através da aplicação GoFundMe, devido ao facto de o Sudão ser alvo de sanções económicas por parte dos Estados Unidos.

Este episódio acontece numa altura em que o país atravessa uma crise económica que ez aumentar o preços dos alimentos. Contudo, a falta de condições dos animais selvagens não é exclusiva deste parque: segundo a African Wildlife Foundation, há falta de informação sobre o número de animais a viver em cativeiro, mas calcula-se que, nos últimos 20 anos, a população de leões tenha decaído mais de 43%.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.