Campanha internacional quer salvar leões subnutridos em parque no Sudão

Várias fotografias de leões subnutridos no zoo de Al-Qureshi, no Sudão, atraíram a atenção de milhares de pessoas, que tentam agora salvar os animais.

O fotógrafo Ashraf Shazly encontrou cinco leões malnutridos, enjaulados e sem forças para se movimentarem, no parque de Al-Qureshi, em Cartum, capital do Sudão. O sudanês não hesitou e fotografou os animais, publicando mais tarde as fotografias no Facebook.

“Depois de ver os incêndios na Austrália matarem tantas criaturas preciosas, ver estes animais enjaulados e a serem tratados desta maneira fez o meu sangue ferver”, escreveu, numa publicação datada de 18 de janeiro.

Segundo a Visão, o jardim zoológico Al-Qureshi é administrado pelo governo da cidade e financiado em parte por doadores privados. Essamelddine Hajjar, gerente do parque, disse à Agência France Press que “nem sempre há comida disponível; muitas vezes compramos com o nosso próprio dinheiro para alimentá-los”.

A culpa é atribuída aos responsáveis do governo. “A receita mensal do parque não é suficiente para alimentar um leão por uma semana”, disse Salih que, desde a partilha inicial, vem atualizando o caso, com fotografias e vídeos no Facebook.

للأسف الشديد اللبوة ماتت. اللبوه التانية مستجيبة للأدوية. والأسد كويس.I regret to inform you that the sick female lion has died. The other female is getting better and the male is OK.#اسود_حديقة_القرشي

Publicado por Osman Salih em Segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

As publicações do fotógrafo atraíram a atenção de milhares de pessoas que iniciaram uma campanha internacional online para ajudar os animais, que adotou a hashtag #SudanAnimalRescue.

Os leões receberam doações de carne picada feitas por locais e a associação não lucrativa Four Paws ofereceu ajuda para reabilitar os animais. No entanto, apesar das ofertas, Salih ainda não criou um plano para recolher as doações, isto depois de lhe ter sido negado o uso dos fundos doados através da aplicação GoFundMe, devido ao facto de o Sudão ser alvo de sanções económicas por parte dos Estados Unidos.

Este episódio acontece numa altura em que o país atravessa uma crise económica que ez aumentar o preços dos alimentos. Contudo, a falta de condições dos animais selvagens não é exclusiva deste parque: segundo a African Wildlife Foundation, há falta de informação sobre o número de animais a viver em cativeiro, mas calcula-se que, nos últimos 20 anos, a população de leões tenha decaído mais de 43%.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …