Campanha internacional quer salvar leões subnutridos em parque no Sudão

Várias fotografias de leões subnutridos no zoo de Al-Qureshi, no Sudão, atraíram a atenção de milhares de pessoas, que tentam agora salvar os animais.

O fotógrafo Ashraf Shazly encontrou cinco leões malnutridos, enjaulados e sem forças para se movimentarem, no parque de Al-Qureshi, em Cartum, capital do Sudão. O sudanês não hesitou e fotografou os animais, publicando mais tarde as fotografias no Facebook.

“Depois de ver os incêndios na Austrália matarem tantas criaturas preciosas, ver estes animais enjaulados e a serem tratados desta maneira fez o meu sangue ferver”, escreveu, numa publicação datada de 18 de janeiro.

Segundo a Visão, o jardim zoológico Al-Qureshi é administrado pelo governo da cidade e financiado em parte por doadores privados. Essamelddine Hajjar, gerente do parque, disse à Agência France Press que “nem sempre há comida disponível; muitas vezes compramos com o nosso próprio dinheiro para alimentá-los”.

A culpa é atribuída aos responsáveis do governo. “A receita mensal do parque não é suficiente para alimentar um leão por uma semana”, disse Salih que, desde a partilha inicial, vem atualizando o caso, com fotografias e vídeos no Facebook.

للأسف الشديد اللبوة ماتت. اللبوه التانية مستجيبة للأدوية. والأسد كويس.I regret to inform you that the sick female lion has died. The other female is getting better and the male is OK.#اسود_حديقة_القرشي

Publicado por Osman Salih em Segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

As publicações do fotógrafo atraíram a atenção de milhares de pessoas que iniciaram uma campanha internacional online para ajudar os animais, que adotou a hashtag #SudanAnimalRescue.

Os leões receberam doações de carne picada feitas por locais e a associação não lucrativa Four Paws ofereceu ajuda para reabilitar os animais. No entanto, apesar das ofertas, Salih ainda não criou um plano para recolher as doações, isto depois de lhe ter sido negado o uso dos fundos doados através da aplicação GoFundMe, devido ao facto de o Sudão ser alvo de sanções económicas por parte dos Estados Unidos.

Este episódio acontece numa altura em que o país atravessa uma crise económica que ez aumentar o preços dos alimentos. Contudo, a falta de condições dos animais selvagens não é exclusiva deste parque: segundo a African Wildlife Foundation, há falta de informação sobre o número de animais a viver em cativeiro, mas calcula-se que, nos últimos 20 anos, a população de leões tenha decaído mais de 43%.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na sua carreira na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …

Pássaro com 46 mil anos encontrado com penas e garras intactas na Sibéria

Os arqueólogos já descobriram muitos espécimes antigos notáveis no permafrost da Sibéria. Desta feita, encontraram os restos mumificados de um pássaro com 46 mil anos que ainda tem penas e garras intactas. De acordo com a …

Centeno mantém "mistério" sobre BdP. "Não costumo sofrer com ansiedade"

O ministro das Finanças, Mário Centeno, não fecha a porta à liderança do Banco de Portugal (BdP), dizendo que a eventual decisão, quando vier a ser tomada, será devidamente explicada pelo Governo. Mário Centeno, que …

Bolsonaro convoca manifestação a seu favor e contra o Congresso (e gera crise no Brasil)

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, está a ser duramente criticado por figuras políticas e judiciais do país, após ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens Whatsapp, com a convocação para uma manifestação contra o Congresso. Segundo …

Médicos relatam o primeiro caso conhecido de uma pessoa que urina álcool

Uma mulher residente em Pittsburgh, nos Estados Unidos, tornou-se o primeiro caso documentado de uma pessoa que urina álcool - sem sequer o ter consumido. A mulher, de 61 anos, com problemas hepáticos e diabetes, deslocou-se …

PCP quer travar cedência de obras de arte para hotel em Alter do Chão

O PCP anunciou esta quarta-feira que vai entregar na Assembleia da República um projeto de resolução que insta o Governo a reverter a cedência de um conjunto de obras de arte ao hotel Vila Galé …

Flamengo conquista Supertaça sul-americana. É o quinto título de Jesus no Brasil

O Flamengo, do treinador português Jorge Jesus, conquistou na quarta-feira a Supertaça sul-americana de futebol, ao vencer os equatorianos do Independiente Del Valle por 3-0, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Depois do empate a …

Descoberto primeiro animal que não precisa de oxigénio para viver

Respirar oxigénio é uma característica fundamental dos animais multicelulares, mas os cientistas acabam de descobrir, pelo menos, um que não precisa de o fazer para sobreviver. É muito provável que tenha aprendido que todos os organismos …