Salgado tentou enganar Sonangol mas não conseguiu

(dr) BES.pt

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

A edição desta semana do semanário Sol aponta as razões por detrás do negócio falhado entre a Escom e a Sonangol, que nunca foi clarificado no âmbito da queda do Grupo Espírito Santo.

De acordo com o Sol, a transação da empresa de construção e diamantes de Ricardo Salgado chegou a estar no papel, em 2010, e a petrolífera estatal angolana até pagou um sinal. No entanto, a operação nunca foi concluída, sem que se saiba o que motivou o impasse.

De acordo com documentos obtidos pelo Sol, Ricardo Salgado e o sócio Hélder Bataglia tentaram “uma série de engenharias financeiras para mascarar a dívida da empresa aos olhos dos angolanos”.

Entre as tentativas de disfarçar a dívida estariam uma sociedade offshore denominada Multiples, uma empresa do grupo Escom sediada nas Ilhas Virgens, com administradores da Escom na direção, nomeadamente Hélder Bataglia, Luís Horta e Costa e Pedro Ferreira Neto.

A Multiples terá sido então vendida pela Escom a uma sociedade desconhecida do Luxemburgo, cujos donos foram omitidos à petrolífera angolana.

No entanto, descreve o jornal, esse passivo manteve-se sempre na esfera do grupo, o que terá emperrado as negociações durante anos, com o BES em Portugal a par do que se passava, até que caíssem por terra.

Apesar de se tratar de um negócio de 800 milhões de dólares – o valor de venda da Escom -, o que a empresa de Ricardo Salgado tinha para oferecer era “uma mão cheia de nada”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …