O ex-presidente do BES começa a ser julgado, esta quarta-feira, num processo movido pela apresentadora de televisão.
Ricardo Salgado começa hoje a ser julgado no Tribunal Cível de Lisboa num processo movido pela apresentadora de televisão Teresa Guilherme. Em causa está o facto de ter perdido 2,35 milhões de euros investidos em papel comercial do BES, avança o Público.
Em junho de 2018, o tribunal de primeira instância tinha julgado improcedente a ação por crime de burla qualificada, tendo levado a apresentadora a recorrer então para o Tribunal da Relação de Lisboa, que lhe deu razão e considerou que o caso devia seguir em frente.
Além do ex-presidente do BES, o processo visa ainda o Novo Banco, o Haitong Bank e a Gnb – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento. Na ação cível, a apresentadora alega que são responsáveis por “um enriquecimento ilegítimo através de um esquema fraudulento de financiamento [do Grupo Espírito Santo]”.
Teresa Guilherme, que não estará presente no Campus de Justiça, explica o jornal que não já não espera recuperar todo o dinheiro, mas sim que se faça justiça. “Estas coisas demoram tanto que às vezes sentimo-nos cansados. Pensei várias vezes em desistir do processo, mas não me sentiria bem comigo própria. É uma questão de princípio. São poupanças de uma vida inteira de trabalho“.
“Ricardo Salgado e outros passeiam, passam férias como se nada fosse. Parece que nada aconteceu. Isso não é justo para quem entregou as poupanças, o dinheiro de anos e anos de trabalho”, sublinha a apresentadora.