Salgado implicado no desvio de fundos da Petróleos da Venezuela

José Sena Goulão / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, está envolvido em mais uma investigação judicial, desta vez de âmbito internacional, por suspeitas de que participou num esquema de desvio de fundos da petrolífera estatal da Venezuela.

Em causa está um desvio de cerca de 3,5 mil milhões de euros que desapareceram da empresa Petróleos da Venezuela (PDVSA), entre 2007 a 2012, anuncia o Observador.

A investigação internacional que já passou pelos EUA, Espanha e, claro, a Venezuela, chegou a Portugal, com Ricardo Salgado no centro das suspeitas. A ligação do ex-presidente do BES ao venezuelano Rafael Ramirez, que foi presidente da PDVSA entre Novembro de 2004 e Setembro de 2014, é um dos pontos que está a merecer especial atenção dos investigadores.

Salgado terá ordenado pagamentos da ordem dos 100 milhões de euros “a ex-responsáveis políticos venezuelanos, nomeadamente para alegados testas-de-ferro de Rafael Ramirez”, através da ES Enterprises, o chamado “saco azul” do Grupo Espírito Santo, uma sociedade offshore sediada no Panamá, aponta o Observador.

Os alegados fundos desviados terão passado por contas bancárias do BES na Madeira e no Luxemburgo, e das filiais do banco na Suíça e no Dubai.

Além de Salgado, está também sob suspeita o ex-director da Sucursal Financeira da Madeira do BES, João Alexandre Silva, que terá sido questionado no Departamento Central de Investigação e Acção Penal a 23 de Março de 2018, sobre um contrato de garantia bancária de mais de 3 mil milhões de euros assinado entre o BES e a PDVSA, atesta o Observador.

Os investigadores acreditam que este contrato, que visava o pagamento de materiais e serviços fornecidos, terá servido na realidade para desviar fundos da petrolífera. Outros contratos similares terão sido assinados, com o Ministério Público a suspeitar de que terão sido desviados, desta forma, cerca de cinco mil milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Quando é que prendem este e outros bandidos como este e os fazem devolver todo o dinheiro roubado???
    É por isso é que eu trabalho que nem um cão, para receber misérias e pagar impostos.
    Calabouço já. sem dó nem piedade…
    É por isso é que muitos deles teem nas “suas” propriedades uma capela. é para pedirem a Deus perdão pela porcaria que fazem e de seguida já podem fazer outra porque Deus já lhe perdoou a anterior.
    Se roubares num supermercado para comeres, vais preso.
    Estes roubam aos milhões e com os milhões roubados pagam a advogados que são tão corruptos como eles e pronto andam na boa.
    Com os milhões que estes sacanas roubam todos juntos e éramos o pais mais rico da Europa ou se calhar até do mundo.

  2. Entre lesados do BES e outros roubados, não há nenhum que vá a casa deste esterco e lhe dê um arraial de porrada de forma a que fique incontinente fecal?

RESPONDER

Cientistas já sabem como é que raro tipo sanguíneo ajuda a prevenir a malária

Um raro tipo sanguíneo, encontrado apenas em algumas partes da África Oriental, parece proporcionar uma resistência natural à malária. Cientistas pensam ter descoberto como é isto possível. Em 2017, depois de terem analisado milhares de genomas no …

"Nem mais um tostão". Rio defende nova auditoria ao Novo Banco (e vai votar a favor do projeto do BE)

O presidente do PSD sugeriu que seja realizada uma auditoria ao Novo Banco por uma instituição pública como o Tribunal de Contas (TdC) e disse estar disponível para aprovar a proposta de comissão de inquérito …

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …