Salgado implicado no desvio de fundos da Petróleos da Venezuela

José Sena Goulão / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, está envolvido em mais uma investigação judicial, desta vez de âmbito internacional, por suspeitas de que participou num esquema de desvio de fundos da petrolífera estatal da Venezuela.

Em causa está um desvio de cerca de 3,5 mil milhões de euros que desapareceram da empresa Petróleos da Venezuela (PDVSA), entre 2007 a 2012, anuncia o Observador.

A investigação internacional que já passou pelos EUA, Espanha e, claro, a Venezuela, chegou a Portugal, com Ricardo Salgado no centro das suspeitas. A ligação do ex-presidente do BES ao venezuelano Rafael Ramirez, que foi presidente da PDVSA entre Novembro de 2004 e Setembro de 2014, é um dos pontos que está a merecer especial atenção dos investigadores.

Salgado terá ordenado pagamentos da ordem dos 100 milhões de euros “a ex-responsáveis políticos venezuelanos, nomeadamente para alegados testas-de-ferro de Rafael Ramirez”, através da ES Enterprises, o chamado “saco azul” do Grupo Espírito Santo, uma sociedade offshore sediada no Panamá, aponta o Observador.

Os alegados fundos desviados terão passado por contas bancárias do BES na Madeira e no Luxemburgo, e das filiais do banco na Suíça e no Dubai.

Além de Salgado, está também sob suspeita o ex-director da Sucursal Financeira da Madeira do BES, João Alexandre Silva, que terá sido questionado no Departamento Central de Investigação e Acção Penal a 23 de Março de 2018, sobre um contrato de garantia bancária de mais de 3 mil milhões de euros assinado entre o BES e a PDVSA, atesta o Observador.

Os investigadores acreditam que este contrato, que visava o pagamento de materiais e serviços fornecidos, terá servido na realidade para desviar fundos da petrolífera. Outros contratos similares terão sido assinados, com o Ministério Público a suspeitar de que terão sido desviados, desta forma, cerca de cinco mil milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Quando é que prendem este e outros bandidos como este e os fazem devolver todo o dinheiro roubado???
    É por isso é que eu trabalho que nem um cão, para receber misérias e pagar impostos.
    Calabouço já. sem dó nem piedade…
    É por isso é que muitos deles teem nas “suas” propriedades uma capela. é para pedirem a Deus perdão pela porcaria que fazem e de seguida já podem fazer outra porque Deus já lhe perdoou a anterior.
    Se roubares num supermercado para comeres, vais preso.
    Estes roubam aos milhões e com os milhões roubados pagam a advogados que são tão corruptos como eles e pronto andam na boa.
    Com os milhões que estes sacanas roubam todos juntos e éramos o pais mais rico da Europa ou se calhar até do mundo.

  2. Entre lesados do BES e outros roubados, não há nenhum que vá a casa deste esterco e lhe dê um arraial de porrada de forma a que fique incontinente fecal?

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 127 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …