/

Despesa com pessoal dispara. Estado gasta mais 868 milhões de euros em salários e reformas da função pública

9

José Sena Goulão / Lusa

A despesa com salários dos funcionários públicos e pensões de reforma vai disparar cerca de 868 milhões de euros no próximo ano.

No final do mês de agosto, o Governo enviou ao Parlamento o impacto das políticas invariantes e o documento revela que mais de metade do montante diz respeito a encargos com pensões, no valor de 457,1 milhões de euros.

O Executivo de António Costa prevê que o Orçamento do Estado para 2021 já tem garantido um crescimento total na despesa de cerca de 1,96 mil milhões de euros, avança o Correio da Manhã.

A Função Pública conta com um universo de 700 mil funcionários. Assim sendo, a despesa com pessoal no Estado terá um crescimento de 410,8 milhões de euros e, deste valor, 231 milhões de euros dizem respeito a progressões e promoções na Função Pública.

O Governo tinha assumido o compromisso de dar um aumento salarial de 1% à Função Pública já no próximo ano, mas, na sequência da crise desencadeada pela pandemia de covid-19, a promessa não poderá ser cumprida.

Ainda de acordo com o documento, citado pelo diário, o aumento das despesas com pessoal, em 2021, “inclui todas as pressões relacionadas com medidas anteriormente aprovadas, designadamente promoções e progressões”, enquanto que o crescimento dos encargos com pensões resulta do aumento da pensão média e entrada e saída de pensionistas.

ZAP //

9 Comments

  1. Ok!
    Depois enviem a fatura, sob a forma de impostos, taxas e taxinhas, para a restante população que não é função pública suportar essa despesa adicional!

    • População essa que foi “castigada” com o corte necessário no tempo do governo de Passos Coelho, como também a função pública, e esta já viu a reposição dos valores salariais e de reformas mas os privados, mantêm os cortes nas reformas, quando descontaram toda a vida para terem uma reforma razoável e de acordo com o que pagaram anos seguidos. Continuamos, reformados de segunda, a receber a mesma reforma cortada no tempo do PSD e nunca recuperada para os valores que se deduziram anos seguidos. Uns filhos(f. públicos) e outros enteados de quem não se gosta… (só quando são produtivos).

      • Este governo das esquerdas radicais, só quer Estado, mais Estado, mais Estado. E sabe porquê? Porque assim há garantias de haver mais votos na esquerdalhada. Só que quem paga tudo é o desgraçado do contribuinte. Veja lá que já são 700.000 funcionários públicos. Isto não é governo, é um desgoverno. Já se vislumbra que estamos na trajetória do abismo que, aliás, está no ADN da xuxalhada.

  2. É uma afronta. É layof com fartura para o privado mas no estado nem pensar. É progressões de carreira mas não são aumentos. É trabalho para os amigos e familiares mas não há interesses envolvidos. Pena não ter uma classe política que trabalhe em prol da população e não dos interesses.

  3. Então quem precisa de votos dá tudo só para terem poleiro, culpa de quem colocou esses animais lá, agora também é culpa do Pedro passos coelho, quando é bom” Fomos nós mas se corre ao contrário foram eles, sinceramente.

  4. Lá vem a notícia esperada…a função publica gasta que se farta! A velha tática …incitar o ódio contra os trabalhadores da função pública (muitos com ordenados e reformas de miséria) para condicionar o seu direito a melhores condições salariais. Parabéns aos demais…pela solidariedade sentida nos comentários proferidos por quem não entende o que é trabalhar na FP. Espero que um dia privatizem tudo…e seremos todos felizes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.