Salário mínimo alemão passa a ser de 1.445 euros mensais

Armin Kübelbeck / Wikimedia

-

A Câmara baixa do Parlamento alemão (Bundestag) aprovou hoje a introdução de um salário mínimo na Alemanha, onde a partir de 2015 legalmente não se trabalhará abaixo dos 8,5 euros por hora.

A medida foi apoiada por ampla maioria, depois de meses de debates internos no Governo da chanceler Angela Merkel e como projeto impulsionado pelo Partido Social Democrata (SPD) que com os democratas cristãos forma a grande coligação.

A ministra do Trabalho, Andrea Nahles, do SPD, defendeu o projeto antes da votação como a “peça fundamental” para a política de emprego do país e como medida contra a precarização do mercado laboral.

“O salário mínimo interprofissões garante a paz social e proporciona justiça laboral”, indicou Nahles, artífice do projeto, que o SPD converteu durante as negociações para a formação da grande coligação como condição sine qua non para formar Governo com o bloco conservador de Merkel.

A ministra indicou que um total de 1.600 funcionários velarão pelo cumprimento efetivo da adoção do salário mínimo para que não exista “sobre o papel” .

O projeto de Nahles obteve 535 votos a favor, cinco contra e seis abstenções, procedentes da esquerda porque exigia um salário mínimo de 10 euros por hora.

Excluídos desta norma ficaram os desempregados de longa duração que encontrem trabalho durante os primeiros seis meses do contrato, os menores de 18 anos sem habilitações específicas e os estagiários em formação para evitar que os jovens se lancem na procura de trabalho em lugar de completar as respetivas formações.

Com a introdução desta norma na Alemanha, o salário mínimo interprofissional passa a existir em 22 dos 28 países da União Europeia. O SPD considerou a introdução do salário mínimo o principal ‘cavalo de batalha’ na campanha das legislativas de 2013, nas quais Merkel quase conseguiu obter a maioria absoluta.

Segundo as previsões, esta medida vai atingir a partir de janeiro de 2015 cerca de 3,7 milhões de empregados que agora recebem salários inferiores.

Com este salário mínimo por hora, um trabalhador com uma jornada completa passará a ganhar no mínimo 1.445 euros por mês.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Recado aos governantes: se gostam tanto de copiar as ideias do resto da Europa copiem também isto! Ou não vos interessa?!?!? Ah pois…só vos interessa, o que lhes convém, não o que interessa! Afinal não estamos na União Europeia?! A copiar temos que copiar tudo que seja benéfico e não maléfico! Anda um homem a lutar por 2 % do salário, ou menos, e os da ANACOM ( por exemplo) a receber, sem lutar, 5%!!!Enfim.. tugalandia…

RESPONDER

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …