Salário mínimo alemão passa a ser de 1.445 euros mensais

Armin Kübelbeck / Wikimedia

-

A Câmara baixa do Parlamento alemão (Bundestag) aprovou hoje a introdução de um salário mínimo na Alemanha, onde a partir de 2015 legalmente não se trabalhará abaixo dos 8,5 euros por hora.

A medida foi apoiada por ampla maioria, depois de meses de debates internos no Governo da chanceler Angela Merkel e como projeto impulsionado pelo Partido Social Democrata (SPD) que com os democratas cristãos forma a grande coligação.

A ministra do Trabalho, Andrea Nahles, do SPD, defendeu o projeto antes da votação como a “peça fundamental” para a política de emprego do país e como medida contra a precarização do mercado laboral.

“O salário mínimo interprofissões garante a paz social e proporciona justiça laboral”, indicou Nahles, artífice do projeto, que o SPD converteu durante as negociações para a formação da grande coligação como condição sine qua non para formar Governo com o bloco conservador de Merkel.

A ministra indicou que um total de 1.600 funcionários velarão pelo cumprimento efetivo da adoção do salário mínimo para que não exista “sobre o papel” .

O projeto de Nahles obteve 535 votos a favor, cinco contra e seis abstenções, procedentes da esquerda porque exigia um salário mínimo de 10 euros por hora.

Excluídos desta norma ficaram os desempregados de longa duração que encontrem trabalho durante os primeiros seis meses do contrato, os menores de 18 anos sem habilitações específicas e os estagiários em formação para evitar que os jovens se lancem na procura de trabalho em lugar de completar as respetivas formações.

Com a introdução desta norma na Alemanha, o salário mínimo interprofissional passa a existir em 22 dos 28 países da União Europeia. O SPD considerou a introdução do salário mínimo o principal ‘cavalo de batalha’ na campanha das legislativas de 2013, nas quais Merkel quase conseguiu obter a maioria absoluta.

Segundo as previsões, esta medida vai atingir a partir de janeiro de 2015 cerca de 3,7 milhões de empregados que agora recebem salários inferiores.

Com este salário mínimo por hora, um trabalhador com uma jornada completa passará a ganhar no mínimo 1.445 euros por mês.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Recado aos governantes: se gostam tanto de copiar as ideias do resto da Europa copiem também isto! Ou não vos interessa?!?!? Ah pois…só vos interessa, o que lhes convém, não o que interessa! Afinal não estamos na União Europeia?! A copiar temos que copiar tudo que seja benéfico e não maléfico! Anda um homem a lutar por 2 % do salário, ou menos, e os da ANACOM ( por exemplo) a receber, sem lutar, 5%!!!Enfim.. tugalandia…

RESPONDER

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …