Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

ZIPI / EPA

O primeiro-ministro espanhol e líder do PSOE, Pedro Sánchez, com o líder do Podemos, Pablo Iglesias

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros.

A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os 950 euros mensais em 2020, montante que é fruto do acordo alcançado entre os sindicatos e patrões, escreve o El Economista.

Desta forma, os trabalhadores espanhóis vão receber um total de 14 pagamentos ao ano, o que irá colocar o salário mínimo em 13.300 euros brutos anuais. A subida vai fazer-se com caráter retroativo desde 1 de janeiro, mas ainda não se sabe quando é que entra em vigor.

Certo é que esta subida de 5,5% vai abranger mais de dois milhões de espanhóis. No ano passado, o Executivo do socialista Pedro Sánchez já tinha feito um aumento de 22,3% em comparação com 2018, tendo-se traduzido num salário mínimo de 900 euros.

A ministra salientou que era “um grande dia para a democracia”, destacando também que este é o primeiro “grande acordo social” entre os parceiros.

Os sindicatos espanhóis pretendem que o salário mínimo nacional seja 60% do salário médio espanhol, o que equivaleria a cerca de 1200 euros.

Em termos comparativos, o salário mínimo nacional em Portugal aumentou este ano para 635 euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.