Salão de banquetes luxuoso com mosaico de conchas com 2300 anos descoberto em Roma

Ministério da Cultura de Itália

O salão terá pertencido a uma família de um senador romano que liderou as tropas em batalha, cujas vitórias estão retratadas no mosaico.

Arqueólogos em Roma fizeram uma descoberta notável no histórico Monte Palatino: um salão de banquetes ricamente decorado, parte de uma casa aristocrática que terá cerca de 2300 anos.

Esta residência luxuosa, encontrada a poucas centenas de metros ao sul do fórum central de Roma, terá pertencido a uma família senatorial, possivelmente de um senador romano que liderou tropas em batalha.

A característica impressionante do salão é o seu intricado mosaico de parede, composto por fragmentos de conchas, pedras do pigmento azul egípcio, peças de vidro e flocos de mármore colorido.

Descrito como estilo “rústico”, o mosaico exemplifica a grandeza da arte romana antiga. Alfonsina Russo, diretora do Parque Arqueológico do Coliseu de Roma, saudou o achado como “verdadeiramente excepcional” e uma peça vital para entender a história de Roma.

A descoberta surgiu de uma escavação de cinco anos numa área historicamente significativa para os armazéns de grãos Horrea Agrippiana, construídos por Marcus Vipsanius Agrippa, amigo e genro de Augusto. Esta secção do Monte Palatino, lar de Augusto e vários imperadores subsequentes, tem sido um ponto focal da história e arquitetura romanas.

O salão de banquetes, conhecido como “specus aestivus” (uma sala que imita uma caverna), foi projetado para uso durante os meses de verão. A sua construção incluiu tubos de chumbo para fontes, proporcionando um efeito de arrefecimento.

O mosaico, com mais de 16 pés de comprimento, é adornado com videiras, folhas de lótus, cenas pastorais e costeiras, e possivelmente símbolos de vitórias militares em terra e mar, indicando o papel duplo do proprietário como senador e comandante militar, relata o Live Science.

Além do salão de banquetes, os arqueólogos descobriram uma sala de receção adjacente decorada com estuque branco, paisagens, figuras e elementos arquitetónicos. A “domus” (casa em latim) estendia-se por vários andares, provavelmente centrada em torno de um átrio ou jardim. A estrutura parece ter sido construída em fases, com a mais antiga a datar do segundo século a.C., durante um tempo de intensa luta política na República Romana.

Esta descoberta dá pistas sobre a grandiosidade arquitetónica e as dinâmicas sociais da Roma antiga, particularmente durante o período tardio da República. A descoberta desta casa antiga, com seu rico significado histórico e cultural, marca uma conquista significativa na contínua exploração do passado ilustre de Roma.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.