Há centenas de anos que as Sakuras de Quioto não floresciam tão cedo. A culpa é do aquecimento global

Oren Rozen / Wikimedia

Sakuras de Quioto, Japão

As Sakuras, nome japonês dado às cerejeiras em flor, atraem milhares de pessoas todos os anos, mas esta primavera as árvores estão a florir mais cedo do que o habitual.

As famosas cerejeiras costumam pintar várias zonas do país de cor de rosa em abril mas, este ano, a temporada chegou mais cedo.

Em Quioto, a antiga capital do Japão, estas árvores atingiram o pico da floração no dia 26 de março, uma antecipação de dez dias em relação à média (que seria no dia 2 de abril).

Yasuyuki Aono, investigador na Universidade de Osaka, revelou à BBC que tem estudado documentação sobre as Sakuras desde o ano 812. Tudo indica que o anterior recorde foi no ano 1409, com registos de que as árvores estavam plenamente floridas no dia 27 de março.

A Agência de Meteorologia do Japão associa a chegada precoce das famosas flores ao aquecimento global, nomeadamente à subida das temperaturas em fevereiro e março.

De acordo com os dados da agência, a temperatura média em março em Kyoto subiu para 10,6º em 2020, sendo que em 1953 era de 8,6º. Até agora, a temperatura média de março no Japão foi de 12,4º – uma subida considerável em relação ao ano passado.

“As nossas observações da vida destas plantas mostram que os fenómenos da primavera (como as flores de cerejeira e ameixoeira) tendem a ocorrer mais cedo, enquanto os fenómenos do outono atrasam”, explicou à AFP o meteorologista Shunji Ambe.

O especialista frisa que as cerejeiras são sensíveis às mudanças de temperatura e o momento de sua floração pode fornecer dados valiosos para estudos sobre as mudanças climáticas.

Das 58 cerejeiras em observação pela agência meteorológica do Japão, 24 começaram a florir na data mais cedo de sempre e 14 atingiram a floração plena em data recorde.

Os registos do florescer das cerejeiras no Japão datam de 812. As flores, “sakura” em japonês, duram apenas alguns dias, mas atraem milhares de curiosos aos parques.

Este ano, o governo pediu que se limitassem as festividades tradicionais como o hanami, o hábito de fazer piqueniques, com música e bebida, para conter a pandemia de covid-19.

Ainda assim, centenas de pessoas com máscaras acorreram às imediações do Palácio Imperial de Tóquio, para tirar fotografias entre as árvores.

As sakuras influenciaram profundamente a cultura japonesa durante séculos e foram regularmente usadas na poesia e literatura, sendo que a sua fragilidade é vista como um símbolo de vida, morte e renascimento.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Nada racional. A exigência da perfeição humana da ocorrência da floração é como exigir que uma tartaruga vá almoçar todos os dias no mesmo sítio e às mesmas horas…. o que é ridículo. Já agora porque não falar da duração de um dia terreno? Porque não tem a mesma duração de a 2000 anos atrás? E porque o buraco negro mais próximo da Terra está a influenciar a duração de um dia terreno? E o Sol que está mais “fraco”, nem estamos na mesma “rota” e “mais uns anos” a estrela polaris deixará de ser a estrela mais brilhante no hemisfério norte? Também deve ser essa magnífica teoria do aquecimento global ? Ou então da mente pequena humana que desconhece muito e por ter uma licença de algum governo pensa que é um título de inteligência….

  2. Mais um estudo que vem comprovar a mentira do aquecimento global! Se em 1409 as cerejeiras estavam floridas em 27 de março como podem dizer que em 2021 a floração das cerejeiras a 26 de março se deve ao aquecimento global? E naqueles anos em que a floração é já em abril?? Também é por causa do aquecimento global??
    Em 1409 já existiam automóveis, aviões ou centrais termoelétricas?? Então porque é que as cerejeiras floriram ainda em março, quando a média é a 2 de abril ?? Será que já existia “aquecimento global”?
    Então porque é que continuam a sugar dinheiro à custa de impostos “verdes”??
    Ainda acreditam na teoria do aquecimento global??

RESPONDER

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …