De saída da Comissão Europeia, Tusk apela aos britânicos para não desistirem de travar o Brexit

PlatformaRP / Flickr

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk

Donald Tusk, de saída da presidência do Conselho Europeu, pediu aos eleitores britânicos para não desistirem de travar o ‘Brexit’. Com a campanha em curso no Reino Unido para as eleições de 12 de dezembro, alertou que abandonar a União Europeia (UE) transformará o país num “ator de segunda categoria”.

Além disso, a saída da UE provavelmente marcará “o verdadeiro fim do império britânico”, acrescentou Donald Tusk, referido pelo Expresso, que cita a BBC.

Discursando no Colégio da Europa, em Bruges, na Bélgica, lembrou que “o ‘Brexit’ pode acontecer no início do próximo ano”. “Fiz tudo o que estava ao meu alcance para evitar o cenário de não-acordo e prolongar o tempo para reflexão e uma possível mudança da posição britânica”, assegurou.

“As eleições no Reino Unido acontecem daqui a um mês. As coisas ainda podem mudar? As únicas palavras que me vêm à mente são simplesmente: ‘Não desistam’. Neste jogo, já demos tempo extra, já estamos no prolongamento. Será que ainda vamos aos penáltis?”, interrogou-se ainda.

Donald Tusk indicou que os defensores da saída da UE aspiram tornar o Reino Unido “global outra vez”. “Mas a realidade é exatamente o oposto. Apenas como parte de uma Europa unida é que o Reino Unido pode desempenhar um papel global”, sublinhou.

E rematou: “Um dos meus amigos ingleses provavelmente está certo quando diz, com melancolia, que o ‘Brexit’ é o verdadeiro fim do império britânico”.

Após cinco anos como presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk cessa funções a 01 de dezembro, sendo substituído pelo antigo primeiro-ministro belga Charles Michel.

Johnson quer acabar com “a marmota do ‘Brexit'”

Na quarta-feira, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, advertiu que os planos do Partido Trabalhista só prolongariam a incerteza para as famílias e para as empresas.

“Se conseguirmos obter uma maioria, podemos pôr o Parlamento a trabalhar para vocês, podemos sair da rotina. Podemos acabar com a marmota (‘groundhog’) do ‘Brexit’. Nestas eleições, o país pode seguir em frente com políticas que trarão anos de crescimento e prosperidade, ou pode desaparecer num beco sem saída intelectual do Corbynismo de extrema-esquerda”, declarou Boris Johnson.

O líder da oposição trabalhista, Jeremy Corbyn, defende que o acordo de saída, assinado entre o primeiro-ministro e Bruxelas, tem falhas e que é capaz de negociar um melhor. Prometeu ainda realizar um outro referendo, no próximo verão, no qual os eleitores poderão escolher entre o seu acordo de saída e a permanência do Reino Unido na UE.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …