Há um “saco de plástico vazio” a orbitar a Terra de forma estranha

NASA

Muitos detritos espaciais orbitam a Terra, incluindo satélites não funcionais

Há um objeto estranho a orbitar a Terra e os astrónomos chamaram-lhe A10bMLz – ou então um “saco de plástico vazio”.  É suficientemente grande para ser visto, mas muito leve.

O satélite incomum está a viajar em redor do planeta numa elipse quase absurda, mergulhando a uma distância de 600 quilómetros da superfície e depois balançando a uma distância de 538.261 quilómetros – ou 1,4 vezes a distância média da Terra à Lua.

De acordo com os Observatórios Northolt Branch, em Londres, o objeto é um pedaço de material leve que sobrou de um lançamento de foguete. O que vai fazer a seguir é apenas um palpite.

Segundo os observatórios, o Observatório Haleakala (ATLAS-HKO), no Hawai, foi o primeiro a detetar o objeto. O observatório tem como responsabilidade detetar Near Earth Objects – objetos próximos da Terra – para avisar sobre pedaços que podem vir a impactar o planeta. Este objeto em particular não é perigoso, mas é estranho.

Os cientistas apelidaram-no de A10bMLz. De acordo com os Observatórios do Northolt Branch, é o que é conhecido como um “saco de lixo vazio”. Isso significa que é grande o suficiente para ser visto, mas muito leve. Cientistas do observatório de Londres calcularam que o A10bMLz tem vários metros de largura, mas pesa menos de um quilograma.

Earth Satellite A10bMLz.

A10bMLz: An "empty trash bag object"A10bMLz is an Earth satellite, first observed at ATLAS-HKO, Haleakala on January 25th. It is orbiting the Earth in an unusual, retrograde orbit (i=121°), at an average distance of 262,000 km (0.68 lunar distances). The orbit is highly elliptical, with a perigee just 600 km above the Earth's surface, and an apogee 1.4 times as far out as the Moon. At the time of our observations, A10bMLz was 293,000 km from Earth.The available data shows that this object has an extremely high area-to-mass ratio of 35 m²/kg, indicating that it is extremely light-weight (with a mass of less than 1 kg), but several metres across. This suggests that it is what is known as an "empty trash bag object": A piece of light material (probably metallic foil), left over from a rocket launch. It is not clear yet when A10bMLz has been launched.The small mass makes A10bMLz susceptible to solar radiation pressure, changing its orbit chaotically on time scales of days to weeks. As a result, it is currently impossible to reliably predict its future trajectory. It is possible that A10bMLz will reenter Earth's atmosphere within a few months."Empty trash bags" have been found previously, but this is the first one in such a distant orbit.Northolt Branch ObservatoriesQhyccd

Publicado por Northolt Branch Observatories em Sábado, 26 de janeiro de 2019

É provável que o objeto seja um resto de uma folha metálica atirada para o Espaço depois de um lançamento de um foguete. Não se sabe, contudo, quando entrou em órbita ou a que foguete pode pertencer.

Este não é o primeiro “saco de lixo vazio” encontrado em órbita, mas é possivelmente o mais estranho. Nenhum outro objeto deste tipo foi visto a orbitar tão longe. A sua atual órbita estranha, provavelmente, não será permanente.

O objeto tem uma massa tão pequena que os fotões que emanam do Sol podem facilmente empurrá-lo. Por essa razão, a sua órbita provavelmente mudará com frequência, de formas imprevisíveis. O objeto pode até reentrar na atmosfera da Terra e queimar nos próximos meses.

A órbita da Terra está cheia de lixo espacial. Cerca de 500 mil peças individuais de detritos circulam pelo planeta, de acordo com a NASA, e cerca de 50 mil das maiores delas são monitorizadas pela agência espacial e pelo Departamento de Defesa dos EUA. Entre 200 e 400 fragmentos de espaço reentram na atmosfera a cada ano, de acordo com o Serviço Nacional de Satélites, Dados e Informação da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. A maior parte do lixo queima antes de atingir a superfície do planeta.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pois é, até no espaço deixamos lixo… Possivelmente somos os maiores produtores de lixo do universo! Isto me faz lembrar um seriado que eu assistia quando criança no final da década de 70, me lembro apenas que era uma nave espacial coletora de lixo…!!!!

  2. Nada mais que uma sonda extraterrestre que enviaram para observar como os terrestres vão destruir o planeta. E não podem interferir, só ver a autodestruição e levar um espécime para análise e isolamento. Estudos a seguir determinarão se os humanos devem ser extintos para evitar contaminação em todo o universo

    • Nossa vcs conseguem viajar completamente.
      Está vendo muitos filmes sobre o gênero.
      A única coisa que concordo é que o ser humano vai destruir esse planeta. E vc, o que faz para mudar essa situação? Em vez de ficar viajando nessas baboseiras. Aff

RESPONDER

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …

Pouco se sabe sobre a morte de Khashoggi. Mas há um homem que diz ter muito para contar

Neste momento, as informações aparecem a conta-gotas. Foi a estratégia usada pelas autoridades turcas, desde o primeiro momento, para gerir a forma como revelaram informações sobre o assassinato de Jamal Khashoggi. Khashoggi morreu dentro do consulado …

Enfermeiros marcam greve nacional para 8 de março

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) vai decretar greve nacional para dia 8 de março, para permitir a participação dos profissionais numa marcha em homenagem à enfermagem que está programada para Lisboa. O anúncio foi …

Octogenário espanhol usava bancos portugueses para lavar dinheiro

Duas agências bancárias situadas no Porto e em Valença do Minho foram usadas por um narcotraficante espanhol para lavar o dinheiro que ganhava com a venda de estupefacientes e ainda no contrabando de tabaco. Uma investigação …