Há um “saco de plástico vazio” a orbitar a Terra de forma estranha

NASA

Muitos detritos espaciais orbitam a Terra, incluindo satélites não funcionais

Há um objeto estranho a orbitar a Terra e os astrónomos chamaram-lhe A10bMLz – ou então um “saco de plástico vazio”.  É suficientemente grande para ser visto, mas muito leve.

O satélite incomum está a viajar em redor do planeta numa elipse quase absurda, mergulhando a uma distância de 600 quilómetros da superfície e depois balançando a uma distância de 538.261 quilómetros – ou 1,4 vezes a distância média da Terra à Lua.

De acordo com os Observatórios Northolt Branch, em Londres, o objeto é um pedaço de material leve que sobrou de um lançamento de foguete. O que vai fazer a seguir é apenas um palpite.

Segundo os observatórios, o Observatório Haleakala (ATLAS-HKO), no Hawai, foi o primeiro a detetar o objeto. O observatório tem como responsabilidade detetar Near Earth Objects – objetos próximos da Terra – para avisar sobre pedaços que podem vir a impactar o planeta. Este objeto em particular não é perigoso, mas é estranho.

Os cientistas apelidaram-no de A10bMLz. De acordo com os Observatórios do Northolt Branch, é o que é conhecido como um “saco de lixo vazio”. Isso significa que é grande o suficiente para ser visto, mas muito leve. Cientistas do observatório de Londres calcularam que o A10bMLz tem vários metros de largura, mas pesa menos de um quilograma.

Earth Satellite A10bMLz.

A10bMLz: An "empty trash bag object"A10bMLz is an Earth satellite, first observed at ATLAS-HKO, Haleakala on January 25th. It is orbiting the Earth in an unusual, retrograde orbit (i=121°), at an average distance of 262,000 km (0.68 lunar distances). The orbit is highly elliptical, with a perigee just 600 km above the Earth's surface, and an apogee 1.4 times as far out as the Moon. At the time of our observations, A10bMLz was 293,000 km from Earth.The available data shows that this object has an extremely high area-to-mass ratio of 35 m²/kg, indicating that it is extremely light-weight (with a mass of less than 1 kg), but several metres across. This suggests that it is what is known as an "empty trash bag object": A piece of light material (probably metallic foil), left over from a rocket launch. It is not clear yet when A10bMLz has been launched.The small mass makes A10bMLz susceptible to solar radiation pressure, changing its orbit chaotically on time scales of days to weeks. As a result, it is currently impossible to reliably predict its future trajectory. It is possible that A10bMLz will reenter Earth's atmosphere within a few months."Empty trash bags" have been found previously, but this is the first one in such a distant orbit.Northolt Branch ObservatoriesQhyccd

Publicado por Northolt Branch Observatories em Sábado, 26 de janeiro de 2019

É provável que o objeto seja um resto de uma folha metálica atirada para o Espaço depois de um lançamento de um foguete. Não se sabe, contudo, quando entrou em órbita ou a que foguete pode pertencer.

Este não é o primeiro “saco de lixo vazio” encontrado em órbita, mas é possivelmente o mais estranho. Nenhum outro objeto deste tipo foi visto a orbitar tão longe. A sua atual órbita estranha, provavelmente, não será permanente.

O objeto tem uma massa tão pequena que os fotões que emanam do Sol podem facilmente empurrá-lo. Por essa razão, a sua órbita provavelmente mudará com frequência, de formas imprevisíveis. O objeto pode até reentrar na atmosfera da Terra e queimar nos próximos meses.

A órbita da Terra está cheia de lixo espacial. Cerca de 500 mil peças individuais de detritos circulam pelo planeta, de acordo com a NASA, e cerca de 50 mil das maiores delas são monitorizadas pela agência espacial e pelo Departamento de Defesa dos EUA. Entre 200 e 400 fragmentos de espaço reentram na atmosfera a cada ano, de acordo com o Serviço Nacional de Satélites, Dados e Informação da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. A maior parte do lixo queima antes de atingir a superfície do planeta.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pois é, até no espaço deixamos lixo… Possivelmente somos os maiores produtores de lixo do universo! Isto me faz lembrar um seriado que eu assistia quando criança no final da década de 70, me lembro apenas que era uma nave espacial coletora de lixo…!!!!

  2. Nada mais que uma sonda extraterrestre que enviaram para observar como os terrestres vão destruir o planeta. E não podem interferir, só ver a autodestruição e levar um espécime para análise e isolamento. Estudos a seguir determinarão se os humanos devem ser extintos para evitar contaminação em todo o universo

    • Nossa vcs conseguem viajar completamente.
      Está vendo muitos filmes sobre o gênero.
      A única coisa que concordo é que o ser humano vai destruir esse planeta. E vc, o que faz para mudar essa situação? Em vez de ficar viajando nessas baboseiras. Aff

  3. Ingratidão viu?
    Poderiam pelo menos enviar um saco com mantimentos dentro… Pode muito bem haver uma criatura necessitada..!
    Eu já sabia que trata celofane,, agora prástico, nunca tinha ouvido nem lido… Mas a pessoa também não pode saber tudo né?
    Que vergonha… E ainda anuncia que fica caro lançar foguetão, nave espacial e tudo mais…
    Plástico por acaso não derrete não lá com as altas temperaturas?
    Olhe me informe aonde encontrar tá, que já não tou tolerando mais esses saquinhos mixuruca que rasga logo quando vou fazer compras…!
    Vejo por isto que não pensam no MELHOR pras pessoas….
    É triste sabe.
    Cambada de badalhocos, jogar plástico no espaço… Isso se faz? Vossas mães não lhe deram educação foi?
    Agora era de obrigar eles irem pegar o lixo que jogaram …

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …