Sabre medieval encontrado em mosteiro grego pode ter sido de um pirata turco

E. Maniotis & T. Dogas

Sabre medieval encontrado pelos investigadores.

Investigadores acreditam que um sabre medieval encontrado há mais de 20 anos num mosteiro grego pode ter pertencido a um pirata turco.

Imagine o seguinte cenário: há centenas de anos, invasores — provavelmente vindos da Turquia – travaram uma batalha contra os bizantinos locais junto a um mosteiro na solarenga costa grega. Um dos guerreiros, que empunhava um sabre, morre, deixando cair a arma no chão.

A história não terá sido bem assim, mas é uma hipótese, agora que uma equipa de investigadores descobriu mais sobre um sabre medieval, provavelmente datado do século XIV, encontrado entre as ruínas de um mosteiro perto de Salonica, na Grécia.

“É difícil determinar se a espada pertencia aos defensores bizantinos ou aos provavelmente turcos”, disse Errikos Maniotis, arqueólogo que estudou a espada, em declarações à Live Science. “Ambos usaram armas semelhantes neste período”.

E. Maniotis & T. Dogas

Sabre medieval encontrado pelos investigadores.

Os sabres foram usados na Turquia durante séculos e aparecem com frequência na arte turca, mas os bizantinos também eras adeptos deste tipo de espada.

O sabre foi inicialmente encontrado entre 2000 e 2001, mas só agora os arqueólogos sabem mais sobre este sabre de 45 centímetros.

A arma está num péssimo estado de conservação, mas os investigadores conseguiram apurar que a lâmina parece ter sido entortada durante o ataque.

Os autores do estudo realçam a raridade da descoberta, sublinhando que esta “pode ser uma das poucas espadas do final do período bizantino encontradas na Grécia”.

Junto à espada, os arqueólogos encontraram também evidências de fogo, bem como um esconderijo de outras armas, incluindo machados e pontas de flechas.

Os destroços carbonizados e as armas parecem sugerir que “a torre foi destruída por um forte incêndio após um ataque”. Por causa do estilo de cerâmica encontrado no mosteiro, os arqueólogos também suspeitam que o ataque aconteceu durante o século XIV, escreve o All That’s Interesting.

E. Maniotis & T. Dogas

Ruínas do mosteiro em Salonica, na Grécia.

O momento certo do ataque é uma incógnita, mas há mais do que uma possibilidade. Em 1344, por exemplo, piratas turcos invadiram a costa e sequestraram administradores do mosteiro do Monte Athos.

Um ano depois, tropas do rei sérvio Stefan Dušan começaram a atacar a região.

E entre 1383 e 1387, invasores atacaram frequentemente a costa à procura de comida. Como os arqueólogos encontraram sementes de grãos nas ruínas do mosteiro, pode ser indicador que os invasores — provavelmente turcos — atacaram nesta altura.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.