Sabonetes anti-bacterianos podem interferir no funcionamento da mitocôndria das células

Um tipo comum de antisséptico encontrado em todos os produtos higiénicos anti-bactérias, como sabonetes, enxaguantes bucais, desodorizantes e pastas de dentes foi apontado como responsável por causar problemas nas mitocôndrias das células. Essa substância é o sal quaternário de amónio.

Perante as preocupações com os efeitos colaterais da substância, a agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, FDA, já baniu alguns produtos e exigiu mais informações sobre a mesma presença noutros produtos.

Investigadores da Universidade da Califórnia testaram em laboratório, em tecido humano, dois tipos comuns de sal quaternário de amónio, ou QUATS: o cloreto de cetilpiridínio e o cloreto de benzalcónio, .

Os investigadores testaram 1600 produtos aprovados pelo FDA como antissépticos, aditivos e medicamentos em dois tipos de células humanas em condições “in vitro”.

Neste caso, todos os que continham esses QUATS interferiram no funcionamento da mitocôndria, impedindo uma transferência importante de eletrões e inibindo a capacidade da organela de produzir ATP, ou Adenosina Trifostafo, as famosas moléculas que transportam energia.

Como é que os resultados são observados em humanos vivos ou noutros animais ainda tem que ser determinado, mas o estudo não parece muito animador.

“Os resultados do estudo levantam preocupações, porque a exposição a outras substâncias que inibem a mitocôndria como a Rotenona, usado como inseticida, está associada ao aumento da doença de Parkinson“, diz o investigador Gino Cortopassi.

Em algumas concentrações, essas substâncias também interferiram com a resposta celular a uma hormona reprodutora importante. “Os desinfetantes que estamos a pôr no nosso corpo e a usar no ambiente inibem a produção de energia pela mitocôndria e a resposta celular ao estrogénio“, afirma Cortopassi.

Em 2016, o FDA baniu sabonetes e detergentes que continham triclosan e triclocarban, com a justificação de que causam mais danos do que benefícios. Por isso, os QUATS têm sido considerados substitutos mais seguros para esses agentes.

“Esse estudo contribui para outros que mostram que os QUATS podem não ser tão seguros como se acreditava anteriormente”, diz Terry Hrubec, da The Edward Via College of Osteopathic Medicine , nos Estados Unidos.

PARTILHAR

RESPONDER

Prémio Tyler 2020: Defensores de políticas verdes ganham "Nobel do Meio Ambiente"

O Prémio Tyler 2020, também conhecido como o "Nobel do Meio Ambiente", foi atribuído à bióloga Gretchen Daily e ao economista ambiental Pavan Sukhdev, foi hoje anunciado. A bióloga especialista em conservação e o economista são …

Subsídios estão a ser pagos e aumento de 15% no ordenado "não é realista", diz a Ryanair

A Ryanair está a pagar os subsídios de férias e Natal, afirmou hoje um responsável da companhia, salientando que o sindicato dos tripulantes de cabine tenta “forçar” aumentos salariais de 15%, o que “não é …

Tia de Kim Jong-un faz a primeira aparição pública em mais de seis anos

Kim Kyong-hui, tia paterna do líder norte-coreano Kim Jong-un, reapareceu em público este sábado pela primeira vez em mais de seis anos, escreve a BBC. A emissora britânica, que avança a notícia citando a Agência Central …

Coronavírus. Madeira está a preparar-se para eventual surto

Região da Madeira “já está a delinear” quartos com pressão negativa e áreas isoladas, além de “fármacos, oxigénio, fatos protetores, máscaras e capacidade laboratorial”. O presidente do Instituto de Saúde (Iasaúde) da Madeira anunciou esta segunda-feira …

Luanda Leaks. Isabel dos Santos vai processar o consórcio de jornalistas

Depois de Rui Pinto ter assumido a autoria da divulgação dos documentos do caso Luanda Leaks, Isabel dos Santos avança que vai processar o consórcio de jornalistas. A empresária angolana Isabel dos Santos vai processar o …

Portugal vende cinco F-16 à Roménia por 130 milhões de euros

O ministério da Defesa Nacional oficializou hoje, na Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, a venda de cinco aviões militares F-16 à Roménia, num negócio de 130 milhões de euros. "Com este processo …

Pedro Proença e a violência no futebol: "É chegada a altura de o Governo assumir responsabilidades"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, disse esta segunda-feira, depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI), que o governo deve assumir responsabilidades sobre os recentes casos de violência …

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

O Governo quer criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, ferramenta que já permite aceder a vários serviços online do Estado. O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento …

Sem voz no clube, Raul José pondera abandonar o Sporting

Sem voz na pasta das contratações e construção do plantel, Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting, pode estar de saída do clube. Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting CP, estará …

António Costa vai responder por escrito a 100 perguntas sobre Tancos

Apesar de sempre ter defendido que o testemunho devia ser presencial, o Juiz Carlos Alexandre aceitou que António Costa possa depor por escrito sobre o caso do furto e recuperação das armas de tantos. O …