Sabonetes anti-bacterianos podem interferir no funcionamento da mitocôndria das células

Um tipo comum de antisséptico encontrado em todos os produtos higiénicos anti-bactérias, como sabonetes, enxaguantes bucais, desodorizantes e pastas de dentes foi apontado como responsável por causar problemas nas mitocôndrias das células. Essa substância é o sal quaternário de amónio.

Perante as preocupações com os efeitos colaterais da substância, a agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, FDA, já baniu alguns produtos e exigiu mais informações sobre a mesma presença noutros produtos.

Investigadores da Universidade da Califórnia testaram em laboratório, em tecido humano, dois tipos comuns de sal quaternário de amónio, ou QUATS: o cloreto de cetilpiridínio e o cloreto de benzalcónio, .

Os investigadores testaram 1600 produtos aprovados pelo FDA como antissépticos, aditivos e medicamentos em dois tipos de células humanas em condições “in vitro”.

Neste caso, todos os que continham esses QUATS interferiram no funcionamento da mitocôndria, impedindo uma transferência importante de eletrões e inibindo a capacidade da organela de produzir ATP, ou Adenosina Trifostafo, as famosas moléculas que transportam energia.

Como é que os resultados são observados em humanos vivos ou noutros animais ainda tem que ser determinado, mas o estudo não parece muito animador.

“Os resultados do estudo levantam preocupações, porque a exposição a outras substâncias que inibem a mitocôndria como a Rotenona, usado como inseticida, está associada ao aumento da doença de Parkinson“, diz o investigador Gino Cortopassi.

Em algumas concentrações, essas substâncias também interferiram com a resposta celular a uma hormona reprodutora importante. “Os desinfetantes que estamos a pôr no nosso corpo e a usar no ambiente inibem a produção de energia pela mitocôndria e a resposta celular ao estrogénio“, afirma Cortopassi.

Em 2016, o FDA baniu sabonetes e detergentes que continham triclosan e triclocarban, com a justificação de que causam mais danos do que benefícios. Por isso, os QUATS têm sido considerados substitutos mais seguros para esses agentes.

“Esse estudo contribui para outros que mostram que os QUATS podem não ser tão seguros como se acreditava anteriormente”, diz Terry Hrubec, da The Edward Via College of Osteopathic Medicine , nos Estados Unidos.

PARTILHAR

RESPONDER

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …