A partir de uma única célula, começa a vida. Essa célula multiplica-se, depois, até dar resultado ao corpo humano, que, a cada segundo, gera novas células, enquanto mata outras. Mas qual é balanço final? Quantas células tem o nosso corpo?
Segundo um estudo do Max Planck Institute da Alemanha, o corpo masculino contém, em média, cerca de 36 triliões de células, enquanto que o corpo feminino tem, aproximadamente, 28 triliões.
As crianças, por sua vez, têm por volta de 17 triliões de células.
A pesquisa, que abrangeu a análise de mais de 1500 trabalhos científicos, identificou mais de 400 tipos distintos de células distribuídas em 60 diferentes tecidos.
Estes números foram obtidos através de informações da Comissão Internacional de Proteção Radiológica, que forneceu dados sobre a massa de cada tecido para diferentes tipos de corpos, nomeadamente, homens adultos, mulheres e crianças.
O estudo, publicado em setembro na PNAS, procurou fornecer uma quantificação precisa da diversidade celular – um aspeto crucial para a compreensão da biologia humana.
Além da contagem de células, a equipa de investigação fez outra observação intrigante: a massa total de células pequenas, como células sanguíneas, é quase idêntica à das células de maior tamanho, como as musculares.
Esta descoberta lançou um novo desafio para os cientistas, que agora procuram entender a razão por detrás desta vasta gama de tamanhos de células no corpo humano.
John Runions, da Oxford Brookes University, destacou, em declarações à New Scientist, a relevância desta investigação. “É simplesmente fascinante, do ponto de vista da ciência pura, ter uma quantificação da diversidade celular no corpo humano”.
“Quando dou aulas sobre biologia celular e desenvolvimento, digo algo como ‘todos começamos como uma única célula fertilizada que passa por sucessivas rondas de divisão celular acompanhadas por diferenciação para produzir um organismo adulto com triliões de células’“, acrescentou o investigador.