Sá Pinto saiu, Vasco melhorou

Vanderlei Luxemburgo voltou ao Rio de Janeiro e, em apenas 10 dias, já merece elogios por parte da imprensa brasileira.

Ricardo Sá Pinto chegou ao Vasco da Gama a meio de outubro. A equipa era, na altura, 11.ª classificada no Brasileirão, embora igualada com muitas equipas abaixo. Ao longo de 16 jogos o treinador português conseguiu apenas três vitórias. Foi afastado no final de 2020, deixando o Vasco no 17.º lugar, já na zona de descida de divisão.

Pouco depois regressou Vanderlei Luxemburgo (que já tinha ocupado o mesmo cargo em 2019) e, logo na sua apresentação, na semana passada, foi claro: “Não quero saber do que Sá Pinto fez, quero saber do trabalho que vou fazer”. E, para já, o seu trabalho merece elogios.

O Vasco só entrou em campo duas vezes desde que Luxemburgo assumiu a liderança; empatou sem golos no terreno do Atlético Goianiense e, em casa, derrotou o Botafogo por esclarecedores 3-0. A turma vascaína já saiu da zona de despromoção.

Mais do que os resultados, as exibições da equipa sob o comando do novo técnico merecem elogios na imprensa brasileira. O portal Lance lembra que só se consegue analisar duas partidas mas o Vasco já mudou a sua postura. Está “mais confiante e competitivo”.

Vanderlei Luxemburgo tem também o mérito de potenciar jovens futebolistas da formação do clube e de recuperar jogadores que tinham sido criticados muitas vezes pelos adeptos, ao longo do ano passado: Talles Magno e Yago Pikachu.

A Globo salienta vários aspectos do novo Vasco: “Da defesa ao ataque, da organização tática à entrega, do coletivo ao individual, a equipa evoluiu em todos os requisitos. Foi um Vasco completamente diferente do que se viu nos últimos meses do ano passado”.

No mesmo artigo, lê-se que, além de mais motivada, a equipa do Vasco da Gama está mais bem estruturada, menos dependente do goleador Germán Cano e faz boas triangulações: “Algo que não acontecia sob o comando de Ricardo Sá Pinto”.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …