Russos podem estar perto de clonar o extinto leão das cavernas

Cientistas russos encontraram duas crias do leão das cavernas, uma descoberta que pode trazer grandes avanços no que se sabe sobre esta espécie já há muito extinta da Terra.

Foi durante o verão que duas crias do leão das cavernas foram encontradas debaixo da superfície do Círculo Polar. O achado foi divulgado esta semana pela Academia de Ciências de Yakútia e traz excelentes notícias, conta a Sputnik.

Esta espécie está extinta há tanto tempo, mais de 300 mil anos, que desapareceu ainda antes dos mamutes. Até hoje, sabia-se tão pouco sobre o leão das cavernas que os cientistas nem conheciam se tinha juba e de que cor era o seu pelo.

Agora, esta descoberta, feita pelo academia situada no nordeste da Rússia, vai permitir um grande avanço no estudo destes animais e quem sabe chegar a um processo de clonagem.

“Em primeiro lugar, vamos formar uma equipa para estudar o ADN destas crias. A questão da clonagem só vai surgir depois da análise dos resultados”, sublinha Albert Protopopov, o vice-diretor do departamento de estudos da fauna de mamutes da respetiva academia.

“Para já, ainda não foi encontrado material genético apropriado para esse processo. Não podemos portanto colocar essa hipótese antes de examinar a integridade do material genético destas criaturas”, explica.

Segundo o investigador, os primeiros resultados da análise só vão estar prontos daqui a um ano e vai ser possível perceber se estas crias foram “descongeladas ou não”.

“O exame inicial mostrou que as crias não tinham dentes de leite, o que significa que estes filhotes não têm mais do que um mês de idade. Ainda não conseguimos identificar o sexo de cada um”, disse.

Outros exemplares desta espécie já tinham sido descobertos há mais tempo mas nunca tinham sido encontrados com o corpo inteiro e tão bem preservados, algo que só foi possível graças à profundidade do solo em que se encontravam.

ZAP / Sputnik

PARTILHAR

RESPONDER

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …

Jasper Cillessen muito perto da baliza do Benfica

O guarda-redes do Barcelona Jasper Cillessen está muito perto de reforçar a baliza do Benfica, escreve o jornal Record esta quarta-feira. De acordo com o desportivo, o negócio ronda os 20 milhões de euros. O Benfica …

Brexit. Demissão no Governo deixa Theresa May por um fio

A ministra dos Assuntos Parlamentares britânica, Andrea Leadsom, anunciou esta quarta-feira a demissão do Governo em desacordo com o plano da primeira-ministra, Theresa May, para tentar aplicar o ‘Brexit'. "Não acreditamos que sejamos um Reino Unido …