Russos podem estar perto de clonar o extinto leão das cavernas

Cientistas russos encontraram duas crias do leão das cavernas, uma descoberta que pode trazer grandes avanços no que se sabe sobre esta espécie já há muito extinta da Terra.

Foi durante o verão que duas crias do leão das cavernas foram encontradas debaixo da superfície do Círculo Polar. O achado foi divulgado esta semana pela Academia de Ciências de Yakútia e traz excelentes notícias, conta a Sputnik.

Esta espécie está extinta há tanto tempo, mais de 300 mil anos, que desapareceu ainda antes dos mamutes. Até hoje, sabia-se tão pouco sobre o leão das cavernas que os cientistas nem conheciam se tinha juba e de que cor era o seu pelo.

Agora, esta descoberta, feita pelo academia situada no nordeste da Rússia, vai permitir um grande avanço no estudo destes animais e quem sabe chegar a um processo de clonagem.

“Em primeiro lugar, vamos formar uma equipa para estudar o ADN destas crias. A questão da clonagem só vai surgir depois da análise dos resultados”, sublinha Albert Protopopov, o vice-diretor do departamento de estudos da fauna de mamutes da respetiva academia.

“Para já, ainda não foi encontrado material genético apropriado para esse processo. Não podemos portanto colocar essa hipótese antes de examinar a integridade do material genético destas criaturas”, explica.

Segundo o investigador, os primeiros resultados da análise só vão estar prontos daqui a um ano e vai ser possível perceber se estas crias foram “descongeladas ou não”.

“O exame inicial mostrou que as crias não tinham dentes de leite, o que significa que estes filhotes não têm mais do que um mês de idade. Ainda não conseguimos identificar o sexo de cada um”, disse.

Outros exemplares desta espécie já tinham sido descobertos há mais tempo mas nunca tinham sido encontrados com o corpo inteiro e tão bem preservados, algo que só foi possível graças à profundidade do solo em que se encontravam.

ZAP / Sputnik

PARTILHAR

RESPONDER

Boris compara Reino Unido a super-herói. "Quanto mais enfurecem o Hulk, mais forte ele fica"

O primeiro-ministro britânico comparou o Reino Unido ao super-herói da Marvel, que nunca se deixa prender, deixando subentendido o aviso de que pode ignorar a decisão do Parlamento que quer impedir uma saída sem …

Dente de rinoceronte deu aos cientistas a mais antiga informação genética já registada

Cientistas conseguiram extrair de um dente com 1,7 milhões de anos (de um rinoceronte já extinto) aquela que é a informação genética mais antiga alguma vez registada. Entre o período de há 2,5 milhões e 700 mil …

SNS "é âncora para os portugueses e sabe resistir às pressões"

A ministra da Saúde elogiou o Sistema Nacional de Saúde no dia em este cumpre 40 anos. A data só não está a ser assinalada com mais vigor devido à proximidade das eleições, explicou …

Um terço dos diplomados no curso de Aeroespacial vai trabalhar para o estrangeiro

A nota mínima de entrada no curso de Engenharia Aeroespacial do Técnico bateu um novo recorde. As oportunidades e os salários levam os diplomados para o estrangeiro. O único curso de Engenharia Aeroespacial no ensino superior …

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …