Russos podem estar perto de clonar o extinto leão das cavernas

Cientistas russos encontraram duas crias do leão das cavernas, uma descoberta que pode trazer grandes avanços no que se sabe sobre esta espécie já há muito extinta da Terra.

Foi durante o verão que duas crias do leão das cavernas foram encontradas debaixo da superfície do Círculo Polar. O achado foi divulgado esta semana pela Academia de Ciências de Yakútia e traz excelentes notícias, conta a Sputnik.

Esta espécie está extinta há tanto tempo, mais de 300 mil anos, que desapareceu ainda antes dos mamutes. Até hoje, sabia-se tão pouco sobre o leão das cavernas que os cientistas nem conheciam se tinha juba e de que cor era o seu pelo.

Agora, esta descoberta, feita pelo academia situada no nordeste da Rússia, vai permitir um grande avanço no estudo destes animais e quem sabe chegar a um processo de clonagem.

“Em primeiro lugar, vamos formar uma equipa para estudar o ADN destas crias. A questão da clonagem só vai surgir depois da análise dos resultados”, sublinha Albert Protopopov, o vice-diretor do departamento de estudos da fauna de mamutes da respetiva academia.

“Para já, ainda não foi encontrado material genético apropriado para esse processo. Não podemos portanto colocar essa hipótese antes de examinar a integridade do material genético destas criaturas”, explica.

Segundo o investigador, os primeiros resultados da análise só vão estar prontos daqui a um ano e vai ser possível perceber se estas crias foram “descongeladas ou não”.

“O exame inicial mostrou que as crias não tinham dentes de leite, o que significa que estes filhotes não têm mais do que um mês de idade. Ainda não conseguimos identificar o sexo de cada um”, disse.

Outros exemplares desta espécie já tinham sido descobertos há mais tempo mas nunca tinham sido encontrados com o corpo inteiro e tão bem preservados, algo que só foi possível graças à profundidade do solo em que se encontravam.

ZAP / Sputnik

PARTILHAR

RESPONDER

Santos Silva diz que notícia sobre “despesas supérfluas” da presidência da UE é “ridícula“

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros considera “ridícula” a notícia avançada na quinta-feira pelo jornal Politico que dava conta de “despesas supérfluas e contratos de patrocínio” durante a presidência portuguesa do Conselho da União …

UE tem de libertar-se da "má vontade" e negociar entre iguais, diz Reino Unido

A União Europeia (UE) deve libertar-se da sua má vontade e construir uma boa relação com o Reino Unido como soberanias iguais, disse no domingo o conselheiro do Governo britânico David Frost, prometendo defender os …

Acordo com Groundforce falha por acionista maioritário ter ações penhoradas

O acordo entre a TAP e a Pasogal, acionista da Groundforce, falhou, porque as ações do acionista já estão penhoradas e, assim, não podem ser dadas como garantia, disse à Lusa fonte oficial do Ministério …

Apenas 24 países têm mulheres no poder. Igualdade de género alcançado somente "em 130 anos"

Menos de 500 milhões de pessoas dos cerca de 7,8 mil milhões que constituem a população mundial têm atualmente uma mulher Presidente ou chefe de governo, avançou a ONU Mulher. "Ao ritmo atual, a igualdade de …

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …

“Opaco” e “mal estruturado”. Pilotos criticam plano de adesão voluntária da TAP

Esta segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) definiu o programa de medidas voluntárias da TAP como “mal estruturado”, “absolutamente opaco” e com “deficiências de informação”. A direção de recursos humanos da companhia “revela-se …

"Bolsonaro pode estar a preparar guerra civil", temem politólogos

Politólogos ouvidos pelo DN temem que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, possa estar a preparar uma guerra civil. "Deseja armar a população, confia em poderes paralelos e estimula a indisciplina dos escalões mais baixos …