Russos só podem aceder à Internet pública com identificação

O governo russo decretou esta sexta-feira que os cidadãos russos devem fornecer previamente um documento de identidade para terem acesso à rede pública de Internet, e a decisão levantou de imediato celeuma entre os internautas.

O decreto reforça a lei, já em vigor, que prevê que “o acesso aos serviços de comunicação e troca de dados através de uma ligação pública à rede não será permitido pelo fornecedor (…) sem uma prévia identificação do utilizador”.

O fornecedor público de acesso à rede deverá recolher o nome completo e todas as informações do documento de identidade do utilizador, armazenando-as por seis meses.

A medida espalhou a indignação entre os utilizadores, para quem a medida é um ataque à rede pública russa.

É tão nefasto quanto parece, talvez pior“, escreveu o opositor número um do Kremlin, Alexeï Navalny, acerca da medida, no seu blogue.

“É um verdadeiro Big Brother o que está a nascer diante nossos olhos, um sistema que está ao corrente de quem escreve o quê, quando e onde”, acrescentou.

Navalny, de 37 anos, é um ativista anti-corrupção que em 2013 foi condenado a cinco anos de cadeia por alegado desvio de fundos, num julgamento marcado pela controvérsia.

As autoridades russas têm procurado justificar, muitas vezes de forma contraditória, a medida.

Uma das justificações encontradas foi que o decreto se limitaria aos postos de correio do país.

O ministro da Comunicação, Nikolaï Nikiforov, por seu lado, declarou que a decisão se prende com a luta contra o terrorismo e que os fornecedores de rede privados não serão afetados.

“Se a ligação à rede é estabelecida por um operador de telecomunicações, este deve exigir ao utilizador que forneça os seus dados de identidade através de uma mensagem de texto ou de um formulário especial antes que o operador permita o acesso à internet”, reitera Nikiforov em comunicado.

O operador poderá, inclusive, obter esses dados através “das autoridades competentes”, acrescenta o ministro, sem explicar como se decorrerá esse processo.

“A identificação do utilizador no momento da ligação a uma rede pública é uma prática corrente no mundo inteiro”, justifica Nikolai Nikiforov na sua conta na rede social Twitter.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. os paranoicos do controlo,com a desculpa de nos proteger e assegurar a segurança,vao se aproveitar dos trágicos eventos ,para limitar a liberdade e aumentar a censura.

RESPONDER

Autópsias de infetados com covid-19 mostram coágulos sanguíneos em vários órgãos

Investigadores do Centro Médico Langone de Nova Iorque, nos Estados Unidos, analisaram as autópsias de várias pessoas infetadas com covid-19 que mostram a presença de vários sanguíneos em vários órgãos, Na nova investigação, cujos resultados foram …

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …