Russo ofereceu 1 milhão de dólares a funcionário para “plantar” malware na Tesla

Um russo terá viajado até aos Estados Unidos e oferecido 1 milhão de dólares a um funcionário da Tesla para que este “plantasse” um malware na rede de computadores da empresa.

Um homem russo é acusado de oferecer 1 milhão de dólares a um funcionário da Gigafactory da Tesla, em Nevada, Estados Unidos, para que este infetasse a rede da empresa com um malware. A notícia foi confirmada, na semana passada, pelo próprio fundador da fabricante automóvel, Elon Musk.

O empreendedor respondeu a um tweet sobre o assunto, no qual disse que este foi “um ataque sério” à empresa.

“O objetivo da conspiração era recrutar um funcionário de uma empresa para transmitir clandestinamente malware fornecido pelos co-conspiradores para o sistema de computadores da empresa, vazar dados da rede da empresa e ameaçar divulgar os dados online, a menos que a empresa pagasse o resgate dos co-conspiradores”, escreveram os procuradores na denúncia citada pelo ArsTechnica.

A denúncia foi feita pelo trabalhador alvo da tentativa de suborno, que imediatamente comunicou a situação à Tesla e, posteriormente, colaborou com o FBI para capturar o criminoso.

O réu Egor Igorevich Kriuchkov, de 27 anos, supostamente viajou da Rússia para Nevada e depois encontrou-se com o funcionário em várias ocasiões. Quando a oferta inicial de Kriuchkov de 500 mil dólares revelou-se insuficiente para fechar o negócio, o réu dobrou a oferta, descreveram os procuradores.

Agentes do FBI vigiaram os encontros entre o funcionário da Tesla e o russo. Quando não era possível fazê-lo, nomeadamente em restaurantes e bares, o próprio funcionário gravava os encontros.

“Um dos benefícios do crime cibernético é que os criminosos não precisam de se expor a riscos desnecessários ao conduzir negócios pessoalmente. Voar para a jurisdição dos EUA para que malware fosse instalado manualmente na rede de uma empresa é absolutamente de loucos”, disse o investigador de segurança cibernética e ex-hacker Marcus Hutchins, no Twitter.

Musk acabou por não revelar muitos mais detalhes sobre o acaso para além do seu tweet e os representantes da Tesla não responderam aos pedidos de contacto do ArsTechnica.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

      • Se nao tem nada de interessantebpra dizer calar essa fossa sumideira…
        Toda a gente inteligente (ñ espertos) sabem que a russia (escrito em letrinhas pequena propositadamente) é uma das maiores impulsionadoras dos piratas e virus… e seguindo sem observar a minha escrita…..
        Quem nos diz que os russos vizinhos da china implantaram este covid para depois virem apresentar a cura?
        Dar que pensar… eles so precisam é de uma bomba nuclear pra acabar com a mania das grandezas como foi com os japoneses…
        Sou contra as guerras dos outros mas se me começam a queimar a peida vou disparatar e se for preciso volto a guerra.
        Esses agora estao na segunda guerra fria a ver se levam alguma coisa…
        Dizem as más e boas linguas…. Á TERCEIRA É DE VEZ…
        VAMOS SER TODOS RUSSOS…….
        BOA NOITE.

  1. Caros, qdo copiarem a notícia de outra fonte, escrevam em português.
    Nem com ” (aspas) a palavra plantar é usada neste contexto. Vem do verbo inglês “to plant” que está correto mas não na nossa língua.

  2. Os russos, especialmente os Hackers, são tão burros, tão burros, q quando fazem uma atak informático,deixam sempre o IP a dizerem q são da Rússia, e escrevem sempre em russo para melhor serem identificados… Já quando ė para eliminarem qualquer opositor do regime, usam o “Novishok”, para deixar bem claro quem foram os autores!… Neste caso, teve q ir propositadamente á América, onde qualquer russo passa despercebido!…contados dos russos!.. devem ser muito mais espertos do q aqueles q acreditam nesta balelas, se servem de chapelaria para ocultar as reais circunstâncias obscuras!… Só Trolls…

RESPONDER

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …

Fundo Azul só aplicou um quarto do orçamento desde 2016

O Fundo Azul tem tido um orçamento anual de 13 milhões de euros nos últimos cinco anos, mas não tem gasto três quartos desde 2016. Em cinco anos, o Fundo Azul entregou apenas 17 milhões de …

Polónia 1-2 Eslováquia | Paulo Sousa surpreendido no arranque

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou hoje da pior forma no Euro2020, ao perder por 2-1 com a Eslováquia, em encontro do Grupo E, disputado em São Petersburgo, na Rússia. O guarda-redes Wojciech …

Agostinho Branquinho nega tráfico de influências na construção de hospital em Valongo

O antigo deputado Agostinho Branquinho negou esta segunda-feira qualquer envolvimento ou tráfico de influências junto da Câmara de Valongo, no processo de licenciamento e construção do Hospital de São Martinho, naquele concelho do distrito do …

Estádio Sp. Braga

17 anos depois, Câmaras ainda devem 55 milhões dos estádios do Euro 2004 (só 2 já pagaram tudo)

Apenas duas Câmaras municipais já não têm dívidas no âmbito da construção de estádios para o Euro 2004. Ao cabo de 17 anos, as autarquias ainda têm cerca de 55 milhões de euros para pagar …

PSD quer aumentar penas para corrupção por políticos em funções e evitar megaprocessos

O PSD quer agravar as penas de prisão para crimes de corrupção, sobretudo quando cometidas por políticos, mas admite a dispensa ou atenuação da pena em caso de colaboração, e apresenta propostas para evitar os …

Petição por manuais gratuitos para todos os alunos entregue esta segunda-feira no Parlamento

Uma petição pública pelo alargamento da gratuitidade dos manuais escolares a todos os alunos do ensino obrigatório, passando a incluir o setor privado, é entregue esta segunda-feira no parlamento para ser discutida em plenário. Dezenas de …

PAN e o Livre juntam-se ao PS em coligação inédita à Câmara de Cascais

Numa aposta inédita, o PAN e o Livre juntaram-se à candidatura de Alexandre Faria, presidente do Estoril Praia e candidato do PS à Câmara de Cascais, para tentar recuperar uma autarquia liderada pelo PSD/CDS há …

Reino Unido adia desconfinamento por um mês

Esta segunda-feira, em conferência de imprensa, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou que o desconfinamento no Reino Unido vai ser adiado de 21 de junho para 21 de julho. No Reino Unido, o desconfinamento vai ser …

Costa responde a Marcelo: "Ninguém pode garantir" que não voltamos atrás

Esta segunda-feira, António Costa disse que "ninguém" pode assegurar que não vai ser preciso voltar atrás no desconfinamento. Nem mesmo o Presidente da República. Questionado pelos jornalistas sobre a convicção de Marcelo Rebelo de Sousa sobre …