/

Russo ofereceu 1 milhão de dólares a funcionário para “plantar” malware na Tesla

9

Um russo terá viajado até aos Estados Unidos e oferecido 1 milhão de dólares a um funcionário da Tesla para que este “plantasse” um malware na rede de computadores da empresa.

Um homem russo é acusado de oferecer 1 milhão de dólares a um funcionário da Gigafactory da Tesla, em Nevada, Estados Unidos, para que este infetasse a rede da empresa com um malware. A notícia foi confirmada, na semana passada, pelo próprio fundador da fabricante automóvel, Elon Musk.

O empreendedor respondeu a um tweet sobre o assunto, no qual disse que este foi “um ataque sério” à empresa.

“O objetivo da conspiração era recrutar um funcionário de uma empresa para transmitir clandestinamente malware fornecido pelos co-conspiradores para o sistema de computadores da empresa, vazar dados da rede da empresa e ameaçar divulgar os dados online, a menos que a empresa pagasse o resgate dos co-conspiradores”, escreveram os procuradores na denúncia citada pelo ArsTechnica.

A denúncia foi feita pelo trabalhador alvo da tentativa de suborno, que imediatamente comunicou a situação à Tesla e, posteriormente, colaborou com o FBI para capturar o criminoso.

O réu Egor Igorevich Kriuchkov, de 27 anos, supostamente viajou da Rússia para Nevada e depois encontrou-se com o funcionário em várias ocasiões. Quando a oferta inicial de Kriuchkov de 500 mil dólares revelou-se insuficiente para fechar o negócio, o réu dobrou a oferta, descreveram os procuradores.

Agentes do FBI vigiaram os encontros entre o funcionário da Tesla e o russo. Quando não era possível fazê-lo, nomeadamente em restaurantes e bares, o próprio funcionário gravava os encontros.

“Um dos benefícios do crime cibernético é que os criminosos não precisam de se expor a riscos desnecessários ao conduzir negócios pessoalmente. Voar para a jurisdição dos EUA para que malware fosse instalado manualmente na rede de uma empresa é absolutamente de loucos”, disse o investigador de segurança cibernética e ex-hacker Marcus Hutchins, no Twitter.

Musk acabou por não revelar muitos mais detalhes sobre o acaso para além do seu tweet e os representantes da Tesla não responderam aos pedidos de contacto do ArsTechnica.

ZAP //

9 Comments

      • Se nao tem nada de interessantebpra dizer calar essa fossa sumideira…
        Toda a gente inteligente (ñ espertos) sabem que a russia (escrito em letrinhas pequena propositadamente) é uma das maiores impulsionadoras dos piratas e virus… e seguindo sem observar a minha escrita…..
        Quem nos diz que os russos vizinhos da china implantaram este covid para depois virem apresentar a cura?
        Dar que pensar… eles so precisam é de uma bomba nuclear pra acabar com a mania das grandezas como foi com os japoneses…
        Sou contra as guerras dos outros mas se me começam a queimar a peida vou disparatar e se for preciso volto a guerra.
        Esses agora estao na segunda guerra fria a ver se levam alguma coisa…
        Dizem as más e boas linguas…. Á TERCEIRA É DE VEZ…
        VAMOS SER TODOS RUSSOS…….
        BOA NOITE.

  1. Caros, qdo copiarem a notícia de outra fonte, escrevam em português.
    Nem com ” (aspas) a palavra plantar é usada neste contexto. Vem do verbo inglês “to plant” que está correto mas não na nossa língua.

  2. Os russos, especialmente os Hackers, são tão burros, tão burros, q quando fazem uma atak informático,deixam sempre o IP a dizerem q são da Rússia, e escrevem sempre em russo para melhor serem identificados… Já quando ė para eliminarem qualquer opositor do regime, usam o “Novishok”, para deixar bem claro quem foram os autores!… Neste caso, teve q ir propositadamente á América, onde qualquer russo passa despercebido!…contados dos russos!.. devem ser muito mais espertos do q aqueles q acreditam nesta balelas, se servem de chapelaria para ocultar as reais circunstâncias obscuras!… Só Trolls…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.