Rússia usou mísseis hipersónicos na Ucrânia. “Vamos falar”, insiste Zelenskyy

5

TASS

Depósito de armas destruído pelos mísseis. Mais de 100 crianças já morreram e Zelenskyy reforça: chegou a altura de haver um encontro com Putin.

A Rússia utilizou, pela primeira vez, mísseis ar-terra hipersónicos na guerra na Ucrânia. Na sexta-feira as forças russas destruíram dessa forma um depósito de armas subterrâneo, nesta sexta-feira.

A novidade foi dada neste sábado pelo Ministério da Defesa da Rússia, que descreveu o míssil Kinjal como altamente manobrável e que “desafia todos os sistemas de defesa antiaérea”.

A maioria dos sistemas anti-mísseis, segundo o Governo de Moscovo, não consegue captar este míssil, porque o Kinjal é realmente rápido (hipersónico) e consegue voar a baixas altitudes. E também conseguirá carregar ogivas nucleares.

Mais civis mortos

Enquanto se anuncia mais um cessar-fogo para se criar um corredor humanitário para evacuar civis, agora em Lugansk, foi precisamente em Lugansk que mais quatro pessoas morreram e 10 ficaram feridas, após bombardeamentos em Severodonetsk e Rubizhne.

O chefe da administração militar regional de Lugansk indicou que esses ataques decorreram na sexta-feira e atingiram 19 edifícios residenciais e 19 casas particulares, além de centros de saúde.

Já na manhã deste sábado, em Zaporizhzhya, pelo menos nove pessoas morreram e 17 ficaram feridas, na sequência de um ataque russo nos subúrbios dessa cidade.

A capital Kiev mantém constantes sirenes de alerta mas o exército ucraniano revelou que conseguiu travar a marcha do exército russo em direcção a Kiev.

Presidente da Ucrânia pede encontro

A guerra na Ucrânia começou há mais de três semanas e, segundo as autoridades locais, já morreram 112 crianças desde o dia da invasão russa.

Volodymyr Zelenskyy, presidente da Ucrânia, divulgou uma mensagem na noite passada, na qual reforçou a sua disponibilidade para uma reunião directa com o presidente da Rússia, Vladimir Putin: “Chegou a altura de haver um encontro, de haver um diálogo.”

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

5 Comments

  1. Ucranianos entregues a si próprios. No Ocidente não há 1 governo com CORAGEM para enfrentar Putim, só ameaças e avisos. Putin sabe.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.