Nova ameaça de crise alimentar: Rússia suspende acordo para exportação de cereais da Ucrânia

4

President of Russia / Twitter

O Presidente russo, Vladimir Putin.

O Presidente russo, Vladimir Putin.

A Rússia justifica a decisão acusando a Ucrânia de ter usado drones para atacar o território anexado da Crimeia. Kiev acusa Moscovo de chantagem.

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou este sábado que suspendeu a sua partipação no acordo para a exportação de cereais ucranianos que foi mediado pelas Nações Unidas. A decisão foi tomada após ataques a navios russos na Crimeia, que Moscovo alega terem sido levados a cabo por dronas ucranianos.

“Tendo em conta o ato terrorista do regime de Kiev com a participação de especialistas britânicos contra os navios da Frota do Mar Negro e as embarcações civis envolvidas na garantia da segurança do ‘corredor de cereais’, o lado russo suspende a participação na implementação dos acordos para a exportação de produtos agrícolas dos portos ucranianos”, lê-se no comunicado no ministério.

Num comunicado separado, o ministério dos negócios estrangeiros da Rússia disse que não consegue “garantir a segurança dos barcos de carga de civis que participam na Iniciativa do Mar Negro” e suspendeu a sua participação por um período indeterminado.

O chefe de gabinete de Volodymyr Zelenskyy, Andriy Yermak, acusou a Rússia de “chantagem” e de “inventar ataques terroristas”, cita a Reuters.

O Ministro da Agricultura russo, Dmitry Patrushev, já disse este sábado que a Moscovo está pronta a fornecer 500 mil toneladas de gãos aos países pobres nos próximos quatro meses de graça, com a ajuda da Turquia, para colmatar a crise que o fim do acordo possa causar.

Desde a assinatura do acordo a 22 de Julho, vários milhões de toneladas de trigo, milho, soja, entre outros produtos agrícolas e fertilizantes, já foram exportados. O acordo inicial tinha uma duração estimada de 120 dias.

O responsável máximo pela ajuda humanitária das Nações Unidas, Martin Griffiths, disse na quarta-feira que estava “relativamente otimista” em relação a uma extensão do acordo para além de meados de Novembro.

Stephane Dujarric, porta-voz do secretário-geral António Guterres, apelou ainda esta sexta-feira a que os dois países renovassem o pacto para a exportação. “Sublinhamos a urgência de fazer isto para que contribua para a segurança alimentar em todo o mundo e para amortecer o sofrimento que esta crise de custo de vida global está a causar a milhares de milhões de pessoas”, apelou.

ZAP //

4 Comments

  1. Graças ao regime da Inglaterra, o acordo para o fornecimento de cereais à Europa foi desfeito. Portugueses e Europeus verão a fome a espalhar-se pela Europa por culpa e intenção dos Ingleses.

  2. Mais uma vez muitos comentadores esquecem-se simplesmente de quem desencadeou o conflito , e tem um nome ; Putin ! A Ucrânia foi e é um País Soberano importante para a produção e exportação de bens de primeira necessidade a nível Mundial , é isso que o Psicopata de Putin cobiça e se o deixamos fazer não se vai contentar com a Ucrânia ! …. A china por contrário é mais insidiosa na arte de infiltrar Economicamente e Financeiramente outros Países ! …. de aí o termo “péril jaune” !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.