/

Rússia quer assumir controlo da web no país “em caso de emergência”

A Rússia está a fazer planos para garantir o controlo estatal sobre a Internet durante uma emergência nacional, segundo a imprensa russa.

De acordo com o que já foi revelado, uma guerra ou uma revolta semelhante à Primavera Árabe seriam alguns dos eventos que poderiam ser classificados como emergência no âmbito desse plano, que está em discussão no Conselho de Segurança da Rússia.

As autoridades alegam que, atualmente, o país depende muito de sistemas estrangeiros para manter as suas páginas da Internet.

O plano está a ser preparado num momento em que o país enfrenta uma série de sanções da União Europeia e dos EUA devido ao suposto envolvimento russo no conflito na Ucrânia.

Líderes ocidentais acusam a Rússia de desestabilizar a Ucrânia ao enviar militares e armas pesadas para as forças separatistas no leste do país – algo que as autoridades de Moscovo negam.

Controlo dos domínios

Um porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, justificou o debate afirmando que recentes ações dos Estados Unidos e da Europa “têm sido marcadas por um certo grau de imprevisibilidade, e precisamos estar prontos para qualquer coisa”.

Por sua vez, o ministro das Comunicações russo Nikolai Nikiforov confirmou que o país está a fazer planos que levam em conta as sanções.

“Nessas condições estamos a trabalhar em cenários nos quais os nossos parceiros subitamente decidam cortar-nos a Internet”.

Especialistas entrevistados pelo site de notícias russo Vedomosti afirmaram que o órgão federal Rossvyaz, que tem a seu cargo as comunicações, poderia assumir o controlo dos domínios da Internet, nomeadamente aqueles terminando em .ru ou .rf.

Todos os provedores no território do país também seriam subordinados ao órgão.

Ainda não está claro se o controlo mais forte sobre a infraestrutura da Internet na Rússia afetaria relações com a ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), organização baseada nos Estados Unidos, que governa os domínios de Internet internacionalmente.

Nikiforov afirmou que o seu ministério realizou exercícios com o Ministério da Defesa e o FSB (agência de inteligência russa) para se preparar para um eventual cenário no qual a Rússia seja privada de serviços de Internet.

Keir Giles, um especialista em segurança cibernética baseado em Londres, afirmou que o FSB recebeu novos poderes de vigilância da Internet desde que o analista americano Edward Snowden expôs a extensão das ações de monitorização secreto do tráfego da Internet feitas pelo governo americano.

De acordo com outro site de notícias russo, o Gazeta.ru, as autoridades russas estão também a considerar mudar as características das conexões de Internet no país para monitorizar a rede mais facilmente.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.