Rússia prepara ciberataques nos EUA

Carlos M. Vazquez II / DoD

O presidente dos EUA, Joe Biden

Presidente considera que os EUA estão num momento crítico para acelerar a melhoria da sua cibersegurança.

Joe Biden deixou um aviso ao seu país, sobretudo a quem está ligado ao mundo dos computadores: “Este é um momento crítico para acelerar o nosso trabalho de melhorar a nossa cibersegurança e de reforçar a nossa resiliência nacional”.

O início do comunicado recorda que foi o próprio presidente dos Estados Unidos da América que já avisou que a Rússia poderia ser responsável por “conduta maliciosa” no mundo da ciberactividade, contra os EUA.

Agora a resposta russa às sanções económicas parece estar mais próxima: “Hoje, o meu governo reitera esses avisos. Temos a indicação de que o Governo russo está a explorar opções para possíveis ataques cibernéticos”.

“Faz parte do manual da Rússia”, continuou Biden, que assegurou que a Casa Branca está constantemente a fortalecer as defesas nacionais nesse sector, com medidas abrangentes de segurança cibernética no Governo Federal e nos sectores de infraestrutura crítica

“A minha administração continuará a usar todas as ferramentas para impedir, interromper e, se necessário, responder a ataques cibernéticos contra infraestruturas críticas dos EUA”, avisou o presidente, que assim já admite que os EUA também poderão ser responsáveis por ciberataques em organizações ou instituições russas.

Mas o Governo Federal não pode se defender sozinho dessa ameaça”, apelou Biden, que assim espera colaboração do sector privado, que também deve “acelerar os esforços para trancar as suas portas digitais”.

E devem fazê-lo “imediatamente”, avisou.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.